A importância da comunicação não violenta nas empresas e como aplicar

Sem Parar Empresas: A importância da comunicação não violenta nas empresas e como aplicar

Liderança e comunicação têm relação direta: para administrar uma equipe, é preciso saber como transmitir as mensagens de forma eficaz, garantindo que elas surtam o efeito desejado sobre os interlocutores. Nesse sentido, evitar a agressividade no tom da comunicação é essencial para que ela cumpra seu propósito.

Pensando nisso, neste conteúdo, vamos apresentar o conceito de comunicação não violenta, quais são os seus benefícios e como introduzi-lo na prática ao ambiente corporativo, seja qual for o posto que você ocupe.

O que é uma comunicação não violenta?

O conceito de comunicação não violenta (também chamada de CNV), foi criado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg em meados dos anos 60. Suas principais ideias foram publicadas no livro “Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoas e profissionais”.

Apesar do nome bastante direto, a definição de comunicação não violenta adotada pelo autor — e que é a vigente até hoje — vai um pouco além da compreensão literal do conceito. Inclusive, se engana quem acha que ela tem a ver com uma espécie de passividade na hora de lidar com os outros.

Assim, a comunicação não violenta deve ser compreendida como a habilidade de refletir sobre as nossas necessidades e dos outros, e, a partir disso, identificar o que está por trás de cada mensagem. O objetivo disso é lidar com as diversas situações com mais empatia, evitando conflitos desnecessários.

Quais são os benefícios?

Tal definição faz da comunicação não violenta mais do que apenas uma forma de dialogar com os demais, transformando-a em uma forma de avaliar o que estamos pensando, sentindo e, com isso, possamos nos conectar efetivamente com quem está ao nosso redor. Porém, esses não são os únicos benefícios dessa prática. Ela também ajuda a:

  • resolução pacífica de conflitos;
  • aumento da empatia;
  • melhoria do ambiente de trabalho;
  • redução de agressões verbais ou mesmo físicas;
  • fortalecimento da cultura do trabalho em equipe;
  • gestão otimizada das equipes;
  • humanização das relações interpessoais;

Como introduzir a comunicação não violenta?

A implementação da comunicação não violenta dentro do ambiente corporativo passa pela incorporação às relações pessoais dos seus 4 pilares, que são os seguintes:

  • observação: não adote posturas baseadas em conceitos preconcebidos. Tire conclusões a partir do que estão sendo observado;
  • sentimento: a partir do que está sendo observado, exponha o que você está sentindo;
  • necessidades: em seguida, demonstre qual necessidade está gerando tal sentimento e reflita sobre o objetivo daquela comunicação;
  • pedido: avalie quais são as ações concretas que devem ser solicitadas para resolver a questão em aberto. Assim, fica claro qual a intenção daquela comunicação e como ela pode ser atendida.

Na realidade do dia a dia da empresa, os princípios da comunicação não violenta podem ser introduzidos por comunicados internos, workshops, palestras ou mesmo treinamentos online. O setor de RH tem um papel importante nessa estratégia, encontrando soluções condizentes com o que acontece no seu negócio.

Entender as relações entre liderança e comunicação e compreender quais as melhores estratégias para fortalecer os laços entre todos os envolvidos no trabalho dentro de uma empresa com o auxílio das técnicas de comunicação não violenta tem o potencial de revolucionar o ambiente corporativo, tornando-o mais saudável, acolhedor e produtivo.

Quer saber o que um líder deve ter para cumprir bem o seu papel? Então, veja 7 características indispensáveis para quem quer ocupar esse posto.

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