Fazer uma boa gestão de pessoas é indispensável para trabalhar um dos principais diferenciais do negócio: o ativo humano. Em vez de se ater a práticas antigas, uma das tendências é o RH humanizado.
Essa nova forma de estabelecer um relacionamento entre empresa e funcionário tem mudado a perspectiva do trabalho. Como é uma estratégia repleta de vantagens, deve ser aplicada corretamente.
Para não ter erros ou dúvidas, veja 6 questões que você precisa conhecer sobre o RH humanizado!
O RH, por definição, faz a ponte entre a empresa e os colaboradores. É o setor responsável por alinhar objetivos pessoais e de negócios, para que todos sejam beneficiados nessa relação.
O RH humanizado, por sua vez, vai além. Ele busca enxergar o profissional de forma completa, como alguém que tem limitações, problemas, esperanças e vontades. O foco passa a estar nas pessoas, com o interesse de criar um relacionamento aproximado e de valor.
O principal objetivo é valorizar o capital humano e permitir que as pessoas desenvolvam e explorem o próprio potencial. Em troca, a empresa obtém benefícios ligados ao desempenho e até à retenção de talentos.
Para concretizar essa proposta, o RH humanizado se baseia em alguns pilares que determinam o seu modo de agir. Como eles devem estar presentes em sua estratégia, conheça quais são os pontos que merecem atenção!
A troca de experiências e de informações associada a um contato próximo é indispensável para a iniciativa. Por isso, é crucial que a comunicação seja favorecida em todos os seus aspectos.
Outro elemento de sustentação envolve a atenção ao bem-estar das equipes e dos colaboradores, individualmente. A intenção é fazer com que todos se sintam bem e à vontade no ambiente de trabalho.
No RH humanizado, o foco deixa de ser a empresa e passa a estar no colaborador. A intenção é colocar as pessoas no centro de tudo, para que se sintam mais valorizadas e tenham as necessidades atendidas.
A humanização também é baseada no uso da tecnologia. Com a ajuda das ferramentas certas, é mais fácil acompanhar as atividades, tomar decisões e garantir os melhores resultados.
O crescimento da adesão a essa modalidade de Recursos Humanos se justifica, principalmente, por seus diferenciais. Em relação ao modelo tradicional, é uma alternativa que tem alguns pontos que se destacam intensamente. Veja quais são!
Nessa forma de trabalhar, há bastante aproximação com os colaboradores. O setor deixa de agir de forma distante e impessoal e assume um papel de contato e apoio para os profissionais.
Outro diferencial é que passa a existir um intenso alinhamento entre os valores das pessoas e das empresas. Isso gera o chamado fit cultural e permite que todos atuem rumo ao mesmo objetivo.
A preocupação do RH humanizado não está apenas no colaborador, mas também em cada família. Com o apoio certo, o trabalhador passa a ter uma ajuda importante em termos de vida pessoal.
Outro destaque envolve a preocupação com o desenvolvimento de um plano de carreira. É isso, especialmente, que auxilia as pessoas a alcançarem seus objetivos.
Apesar de ser um dos pilares, o cuidado com a saúde, a segurança e o bem-estar dos colaboradores também é um dos diferenciais dessa proposta. Então, o foco deixa de estar apenas nos resultados.
O funcionamento efetivo do RH depende de planejamento, execução e monitoramento. Antes de colocá-lo em prática, portanto, é interessante conhecer suas bases de atuação. Entenda quais são esses pontos!
Cabe ao profissional de RH fazer uma análise sobre a situação atual, incluindo o modelo de atuação e o nível de satisfação das pessoas. Assim, é possível identificar gargalos e oportunidades.
Em seguida, devem ser colocadas em prática algumas mudanças que tornem o ambiente agradável e o relacionamento mais próximo. É o caso do desenvolvimento de novas soluções e de transformações pontuais.
Principalmente, a cultura organizacional tem que estar alinhada com o RH organizacional. Por isso, é preciso alterá-la e garantir uma comunicação efetiva entre todos os colaboradores envolvidos.
O RH humanizado não é encerrado quando começa a ser colocado em prática. Na verdade, a gestão de pessoas deve ser avaliada continuamente, para que sejam realizadas novas otimizações.
A verdade é que, se for aplicado corretamente, esse modelo gera diversas vantagens — tanto para o negócio quanto para os profissionais. A seguir, entenda quais são os aspectos mais positivos nesse cenário!
Uma das grandes conquistas do RH humanizado é deixar o ambiente colaborativo agradável e saudável. O clima organizacional melhora e todas as atividades fluem de maneira otimizada.
Como o ambiente se torna mais agradável, ocorre um aumento considerável no engajamento. As pessoas se sentem bem no local de trabalho e, com isso, envolvem-se com as atividades.
O crescimento do engajamento, normalmente, é acompanhado pela melhoria da motivação. Juntos, esses dois fatores elevam a produtividade e, assim, permitem alcançar maiores resultados.
Outro ponto positivo é que o foco nas pessoas torna o ambiente diverso, justo e representativo. É uma forma de valorizar as diferenças e de aproveitá-las de maneira adequada.
No geral, o RH humanizado se comunica bem com as pessoas e reconhece os pontos mais importantes. Isso ajuda na construção de soluções corretas, enquanto o clima organizacional positivo melhora os relacionamentos, em geral.
Colocar essa estratégia em prática depende da realidade de cada negócio, das necessidades dos profissionais e dos objetivos. No entanto, algumas fases são indispensáveis para garantir que a gestão seja mais efetiva. A seguir, veja quais são as etapas para acertar na implementação!
As recompensas estimulam os colaboradores e melhoram a percepção geral. Por isso, é importante ter uma política de incentivos, como “prêmios” e reconhecimentos para certos níveis de resultado.
Além disso, é essencial acertar na gestão de benefícios. Oferecer vale-alimentação/refeição é um exemplo que permite ir além com os colaboradores. Também é interessante pensar em um pacote de benefícios, adequado à realidade dos profissionais e da empresa.
A comunicação é uma chave para o relacionamento próximo, e é por isso que os canais devem ser adequados. Utilizar ferramentas que simplifiquem e dinamizem o contato é essencial para alcançar o melhor desempenho.
A preocupação com os colaboradores deve se estender ao âmbito pessoal. Por isso, é importante valorizar o equilíbrio da vida pessoal com a carreira. Oferecer folgas como incentivos, flexibilidade de horários e ter uma atuação empática são pontos essenciais.
A humanização deve ser propagada em todos os contatos, o que exige capacitação das lideranças. Com o treinamento adequado, é possível garantir que o contato com os colaboradores ocorra dentro do previsto.
Além de tudo, é essencial realizar pesquisas de clima organizacional e monitorar os resultados. Diante de conflitos e outros problemas, a atuação deve ser precisa, para que o ambiente permaneça agradável.
Ter um RH humanizado significa priorizar as pessoas e entendê-las além do espaço profissional. Com foco nos pilares dessa estratégia, é possível consolidar um bom desempenho e fazer com que a empresa se destaque.
Como estamos falando em novidades, aproveite e veja 6 tendências de RH para 2020!