A terceirização de gestão de benefícios é coisa séria e pode resultar em muitas vantagens ao empreendimento, como o aumento do foco na sua atividade central. Entretanto, ainda existem várias dúvidas sobre o assunto, inclusive sobre como avaliar o serviço.
Na prática, é interessante considerar algumas coisas. Por exemplo, o nível de experiência no segmento de gestão de benefícios, a infraestrutura disponível, as tecnologias utilizadas e a satisfação dos atuais clientes. Sem isso, a qualidade da sua escolha fica comprometida.
Quer saber mais sobre terceirização de gestão de benefícios? Entender o que avaliar para pesquisar e selecionar um bom fornecedor? Então, continue a leitura deste post que fizemos para você!
Muitas vezes chamada de outsourcing, a terceirização consiste na transferência de um trabalho interno para outra organização. O mais comum é terceirizar uma atividade-meio, ou melhor, o que não envolve o negócio central da empresa tomadora do serviço.
Especificamente na gestão de benefícios, a empresa tomadora contrata uma terceirizada para realizar as principais atividades gerenciais, o que inclui o planejamento, a execução e o controle (monitoramento) dos benefícios. Entre as principais vantagens, estão:
No caso dos custos, é possível reduzi-los por dois motivos principais. O primeiro é que a empresa não precisa investir diretamente em tecnologia, força de trabalho e estrutura para gerir benefícios, o que deixa o negócio mais “enxuto”. O segundo está relacionado aos erros que são reduzidos, de modo que falhas de pagamento não ocorram ou não afetem diretamente a empresa.
Vale salientar que a terceirização não é necessariamente algo para grandes companhias. Negócios de todos os segmentos e tamanhos podem terceirizar a gestão dos benefícios, de modo que contem com suporte especializado e ótima tecnologia para o trabalho diário.
Se você conta com uma ótima parceria, a terceirização pode ser muito bem-sucedida, promovendo todas as vantagens já citadas. Por outro lado, o contrário disso colocaria o negócio em desvantagem, gerando problemas e custos excedentes.
Portanto, antes de terceirizar, é importante pesquisar. Avalie itens como experiência do prestador de serviço, infraestrutura de trabalho e cases de sucesso, bem como a satisfação dos atuais clientes. Assim, terá mais chances de fazer a escolha certa. Acompanhe!
Um primeiro passo é a pesquisa de mercado. Aqui, o objetivo é conhecer os fornecedores atuais, suas propostas, pontos fortes e fraquezas. Desse modo, terá uma visão geral do que é oferecido e saberá quais propostas são as ideais.
As melhores pesquisas permitem a análise relativa — de modo que consiga relacionar as opções e tomar uma boa decisão, tendo em vista as características da sua empresa e o perfil dos funcionários. Idealmente, levante informações com 3 fornecedores diferentes.
Há muitos tipos de terceirização no mercado. Alguns negócios terceirizam tudo, como segurança, limpeza e contabilidade, o que implica em um perfil de trabalho mais generalista. Já outras organizações atuam como especialistas, focando sua inteligência na gestão de benefícios.
O mais interessante é contar com empresas especialistas, pois aplicam seus recursos — como tempo e energia — na melhor gestão dos benefícios. Seu foco está exclusivamente no planejamento, execução e controle, nunca em atividades paralelas.
A tecnologia é uma importante aliada na gestão de benefícios, seja para o trabalho interno (feito pela própria empresa) ou terceirizado. Portanto, analise a qualidade da tecnologia do fornecedor, perguntando sobre seu software, rotina digital e trabalho remoto.
Empresas tecnológicas contam com algumas vantagens. Podemos dizer que elas são mais ágeis nas entregas e conseguem repassar custos mais baixos. Além disso, erram menos, tendo em vista seus controles robustos. Assim, a boa tecnologia é um sinal bastante positivo.
Outro ponto importante está na estrutura da empresa parceira. Pense nela como o conjunto de recursos, tangíveis ou não, que subsidiam a operação. Aqui, além da tecnologia, já comentada, é útil considerar as pessoas, os processos e os pontos físicos.
A verdade é que a empresa parceira deve contar com todos os recursos necessários ao ótimo atendimento do seu negócio e dos seus profissionais, providenciando respostas rápidas e precisas às suas demandas. Sem isso, o trabalho pode ser moroso e impreciso.
O tempo de atuação é um fator muito importante. Tempo é sinônimo de experiência, de modo que a empresa já tenha lidado com muitos problemas e desafios (e superado todos eles). Empresas recém-criadas, por outro lado, talvez não tenham o nível de maturidade e conhecimento necessários à condução das rotinas de gestão de benefícios.
Portanto, pergunte sobre a data de fundação e o tempo de operação especificamente no segmento de gestão de benefícios. Avalie, também, os tipos de empresas que já foram atendidas, os principais desafios enfrentados e como, na prática, foram superados.
Pense nisso como o conjunto de mecanismos de controle dos benefícios, de maneira que métricas, indicadores e relatórios sejam obtidos e fornecidos para sua empresa. Assim, poderá ter mais clareza dos atuais resultados, dos pontos de melhoria e progressos feitos ao longo do tempo.
Na ausência de bons relatórios, sua tomada de decisão será prejudicada. Não saberá, por exemplo, se é interessante manter determinado benefício ou configurar uma nova cesta de vantagens aos colaboradores. Por isso, considere os relatórios fornecidos pela terceirizada.
Note que existem muitos pontos que devem ser considerados. Isso porque a terceirização de benefícios é algo realmente sério, podendo agregar múltiplas vantagens, desde que sua escolha seja acertada. Aqui, a VB pode ajudar bastante.
Somos uma empresa especializada em soluções de benefícios corporativos, o que inclui a terceirização de serviços e o fornecimento de tecnologias, como cartões de benefícios, bem como a construção de parcerias estratégicas. Também estamos há vários anos no mercado, atendemos centenas de outras organizações e contamos com muitos cases de sucesso.
Antes de encerrarmos, é importante lembrar que a terceirização pode resultar em benefícios como foco na atividade central do negócio e redução de custos. Todavia, é preciso escolher o parceiro certo, considerando itens como especialização e infraestrutura. Aqui, a VB ganha destaque pela experiência, precisão e tecnologia de ponta.
Gostou do artigo? Então, aproveite para entrar em contato conosco, conhecer mais sobre nossas soluções e entender como podem ser adotadas em sua empresa.