Terceirização de gestão de benefícios: o que avaliar antes?

Sem Parar:Terceirização de gestão de benefícios: o que avaliar antes?

A terceirização de gestão de benefícios é coisa séria e pode resultar em muitas vantagens ao empreendimento, como o aumento do foco na sua atividade central. Entretanto, ainda existem várias dúvidas sobre o assunto, inclusive sobre como avaliar o serviço.

Na prática, é interessante considerar algumas coisas. Por exemplo, o nível de experiência no segmento de gestão de benefícios, a infraestrutura disponível, as tecnologias utilizadas e a satisfação dos atuais clientes. Sem isso, a qualidade da sua escolha fica comprometida.

Quer saber mais sobre terceirização de gestão de benefícios? Entender o que avaliar para pesquisar e selecionar um bom fornecedor? Então, continue a leitura deste post que fizemos para você!

O que é terceirização e quais as vantagens?

Muitas vezes chamada de outsourcing, a terceirização consiste na transferência de um trabalho interno para outra organização. O mais comum é terceirizar uma atividade-meio, ou melhor, o que não envolve o negócio central da empresa tomadora do serviço.

Especificamente na gestão de benefícios, a empresa tomadora contrata uma terceirizada para realizar as principais atividades gerenciais, o que inclui o planejamento, a execução e o controle (monitoramento) dos benefícios. Entre as principais vantagens, estão:

  • suporte de uma empresa especializada no assunto;
  • foco no negócio central, repassando uma atividade-meio;
  • subsequente aumento da produtividade diária;
  • aumento da precisão e assiduidade no repasse dos benefícios;
  • redução de custos não estratégicos ao empreendimento.

No caso dos custos, é possível reduzi-los por dois motivos principais. O primeiro é que a empresa não precisa investir diretamente em tecnologia, força de trabalho e estrutura para gerir benefícios, o que deixa o negócio mais “enxuto”. O segundo está relacionado aos erros que são reduzidos, de modo que falhas de pagamento não ocorram ou não afetem diretamente a empresa.

Vale salientar que a terceirização não é necessariamente algo para grandes companhias. Negócios de todos os segmentos e tamanhos podem terceirizar a gestão dos benefícios, de modo que contem com suporte especializado e ótima tecnologia para o trabalho diário.

O que avaliar na terceirização de gestão de benefícios?

Se você conta com uma ótima parceria, a terceirização pode ser muito bem-sucedida, promovendo todas as vantagens já citadas. Por outro lado, o contrário disso colocaria o negócio em desvantagem, gerando problemas e custos excedentes.

Portanto, antes de terceirizar, é importante pesquisar. Avalie itens como experiência do prestador de serviço, infraestrutura de trabalho e cases de sucesso, bem como a satisfação dos atuais clientes. Assim, terá mais chances de fazer a escolha certa. Acompanhe!

Faça uma boa pesquisa de mercado

Um primeiro passo é a pesquisa de mercado. Aqui, o objetivo é conhecer os fornecedores atuais, suas propostas, pontos fortes e fraquezas. Desse modo, terá uma visão geral do que é oferecido e saberá quais propostas são as ideais.

As melhores pesquisas permitem a análise relativa — de modo que consiga relacionar as opções e tomar uma boa decisão, tendo em vista as características da sua empresa e o perfil dos funcionários. Idealmente, levante informações com 3 fornecedores diferentes.

Priorize o conhecimento especializado

Há muitos tipos de terceirização no mercado. Alguns negócios terceirizam tudo, como segurança, limpeza e contabilidade, o que implica em um perfil de trabalho mais generalista. Já outras organizações atuam como especialistas, focando sua inteligência na gestão de benefícios.

O mais interessante é contar com empresas especialistas, pois aplicam seus recursos — como tempo e energia — na melhor gestão dos benefícios. Seu foco está exclusivamente no planejamento, execução e controle, nunca em atividades paralelas.

Avalie o acesso à tecnologia

A tecnologia é uma importante aliada na gestão de benefícios, seja para o trabalho interno (feito pela própria empresa) ou terceirizado. Portanto, analise a qualidade da tecnologia do fornecedor, perguntando sobre seu software, rotina digital e trabalho remoto.

Empresas tecnológicas contam com algumas vantagens. Podemos dizer que elas são mais ágeis nas entregas e conseguem repassar custos mais baixos. Além disso, erram menos, tendo em vista seus controles robustos. Assim, a boa tecnologia é um sinal bastante positivo.

Conheça a estrutura da empresa parceria

Outro ponto importante está na estrutura da empresa parceira. Pense nela como o conjunto de recursos, tangíveis ou não, que subsidiam a operação. Aqui, além da tecnologia, já comentada, é útil considerar as pessoas, os processos e os pontos físicos.

A verdade é que a empresa parceira deve contar com todos os recursos necessários ao ótimo atendimento do seu negócio e dos seus profissionais, providenciando respostas rápidas e precisas às suas demandas. Sem isso, o trabalho pode ser moroso e impreciso.

Verifique a experiência no ramo

O tempo de atuação é um fator muito importante. Tempo é sinônimo de experiência, de modo que a empresa já tenha lidado com muitos problemas e desafios (e superado todos eles). Empresas recém-criadas, por outro lado, talvez não tenham o nível de maturidade e conhecimento necessários à condução das rotinas de gestão de benefícios.

Portanto, pergunte sobre a data de fundação e o tempo de operação especificamente no segmento de gestão de benefícios. Avalie, também, os tipos de empresas que já foram atendidas, os principais desafios enfrentados e como, na prática, foram superados.

Considere a qualidade do monitoramento

Pense nisso como o conjunto de mecanismos de controle dos benefícios, de maneira que métricas, indicadores e relatórios sejam obtidos e fornecidos para sua empresa. Assim, poderá ter mais clareza dos atuais resultados, dos pontos de melhoria e progressos feitos ao longo do tempo.

Na ausência de bons relatórios, sua tomada de decisão será prejudicada. Não saberá, por exemplo, se é interessante manter determinado benefício ou configurar uma nova cesta de vantagens aos colaboradores. Por isso, considere os relatórios fornecidos pela terceirizada.

Como a VB pode ajudar?

Note que existem muitos pontos que devem ser considerados. Isso porque a terceirização de benefícios é algo realmente sério, podendo agregar múltiplas vantagens, desde que sua escolha seja acertada. Aqui, a VB pode ajudar bastante.

Somos uma empresa especializada em soluções de benefícios corporativos, o que inclui a terceirização de serviços e o fornecimento de tecnologias, como cartões de benefícios, bem como a construção de parcerias estratégicas. Também estamos há vários anos no mercado, atendemos centenas de outras organizações e contamos com muitos cases de sucesso.

Antes de encerrarmos, é importante lembrar que a terceirização pode resultar em benefícios como foco na atividade central do negócio e redução de custos. Todavia, é preciso escolher o parceiro certo, considerando itens como especialização e infraestrutura. Aqui, a VB ganha destaque pela experiência, precisão e tecnologia de ponta.

Gostou do artigo? Então, aproveite para entrar em contato conosco, conhecer mais sobre nossas soluções e entender como podem ser adotadas em sua empresa. 

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos