Gestão de Veículos

Guia da gestão de carro para MEI: economia para quem trabalha viajando

  

Viajar para fazer negócio vale a pena, só precisa de estratégia!

Trabalhar com o que gosta é um sonho de basicamente todas as pessoas - afinal, estamos falando da maior porcentagem de tempo utilizado em nossa vida. Quando se empreende, é possível atuar na área com a qual se identifica, aprimorando técnicas para tornar a vida profissional cada vez mais prazerosa.

Quem tem o espírito inquieto, costuma se identificar com estilos de trabalho movimentados e que possibilitem a mudança de cenários constante. Para adotar esse estilo de vida, é possível apostar em diversas áreas - desde que os ganhos sejam maiores que os gastos. Por isso, preparamos um guia repleto de dicas para você que é Microempreendedor Individual (MEI) e que vive com o pé na estrada. Vamos lá?

Sem Parar Empresas - Gestão de carro para MEI

Segmentos para trabalhar com o carro

Se você gosta de dirigir, conhecer novos lugares e interagir com pessoas diferentes, saiba que é possível apostar em diversos segmentos para unir esse estilo de vida ao trabalho. O mais importante é que a área seja coerente à sua identidade, assim, a produtividade e satisfação  tendem a ser maiores.

Dentre os exemplos mais comuns de profissionais MEIs que trabalham com o pé na estrada, podemos destacar:

Vendedores

Com o boom das vendas pela internet, é necessário pensar na logística dos produtos. Além disso, apostar na visita comercial também pode trazer lucros para o MEI, apresentando o mostruário ao vivo para potenciais clientes em suas casas, feiras e eventos. Por fim -  e não menos importante - também é necessário repor estoque, buscando a mercadoria com os fornecedores.

Vendedores

Motoristas particulares

Seja como motorista de aplicativo ou prestador de serviço para alguma empresa e/ou pessoa física, é possível utilizar seu carro para auxiliar no deslocamento de pessoas. Assim, quem não dirige por algum motivo, pode contar com seu próprio motorista para chegar aos locais de destino. 

Motoristas particulares

Entregadores / carretos

Existem alguns aplicativos de delivery que contratam entregadores, basta manter um cadastro ativo na plataforma. Carro e horário de trabalho ficam sob responsabilidade do profissional, dando flexibilidade para montar sua rotina. Além dos apps, é possível fazer entregas em parceria com empresas ou até pessoas físicas que desejam transportar algum tipo de mercadoria.

Entregadores / carretos

Atendimento a domicílio

Muito comum na área da saúde - como fisioterapeutas e veterinários - e na área da estética - como maquiadores e manicures. Ao abrir a possibilidade de atendimento a domicílio, os profissionais podem ampliar sua clientela, além de fidelizar devido à atenção personalizada que acontece quando a prestação de serviços é na residência do contratante.

Atendimento a domicílio

Técnicos

De problemas com hardwares em empresas até a manutenção de um ar-condicionado residencial, é necessário contratar um especialista para ajudar. Quando pensamos em reparos técnicos, há muita área para os empreendedores explorarem. 
Técnicos
  

Comprando o carro para MEI

Um ponto indispensável para quem é MEI e trabalha em deslocamento é a regulação do veículo. Compra e registro podem - e devem - ser feitas pelo CNPJ, permitindo separar a vida pessoal da profissional, além de aproveitar algumas condições especiais para pessoa jurídica. Vamos entender como esse processo funciona?

Como comprar um carro com CNPJ?

É possível comprar um carro zero quilômetro como MEI. Para isso, basta ir à concessionária, verificar quais são os veículos disponíveis para compra como pessoa jurídica e iniciar os trâmites. Já para a transferência de um automóvel para o CNPJ, o processo envolve alguns tópicos:

1

Preparação da documentação: Certificado de Registro de Veículo (CRV), contrato social da empresa atualizado e documentos pessoais dos representantes legais;

Preparação da documentação: Certificado de Registro de Veículo (CRV), contrato social da empresa atualizado e documentos pessoais dos representantes legais;
2

Reconhecimento de firma em cartório de todos os documentos;

Reconhecimento de firma em cartório de todos os documentos;
3

Comprovação de atualização cadastral no CNPJ na Receita Federal;

Comprovação de atualização cadastral no CNPJ na Receita Federal;
4

Pagamento da taxa de transferência;

Pagamento da taxa de transferência;
5
Inclusão do veículo no patrimônio da empresa;
Inclusão do veículo no patrimônio da empresa;
6
Registro no Detran.
Registro no Detran.

Vantagens de comprar um carro para MEI

Uma das premissas fundamentais do empreendedorismo é a separação entre vida pessoal e vida profissional. Pensando nisso, o carro de trabalho deve ser direcionado à atividade, o que ajuda a manter um controle de gastos mais organizado, bem como aproveitar algumas vantagens da inscrição de veículos no CNPJ. Alguns desses benefícios são:

  • Incentivos fiscais: como pessoa jurídica, é possível comprar um veículo com até 30% de desconto. Além disso, há inúmeros programas de financiamento que facilitam a aquisição por CNPJ.
  • Proteção do patrimônio individual: manter os veículos registrados sob o nome da empresa é uma estratégia para resguardar o patrimônio pessoal em situações desafiadoras que o empreendedor pode enfrentar.
  • Gestão simplificada: quando o veículo é utilizado exclusivamente para fins profissionais, a visão do custo da operação fica mais clara.
  • Soluções empresariais: quando o veículo consta como propriedade da empresa, é possível utilizar soluções específicas, como cartões de combustível e tag pedágio para MEI. Essas ferramentas simplificam o gerenciamento e trazem benefícios exclusivos para as atividades profissionais.

E as obrigações na gestão de carro para MEI?

Assim como a aquisição de um veículo como pessoa física, o MEI também deve se atentar a algumas condições. Dentre as principais, estão:

  • Permanência com o veículo: ao comprar um carro para MEI, o empreendedor deve permanecer com ele por no mínimo um ano.
  • Declaração de IRPJ: o veículo passa a ser patrimônio da empresa, logo, deve ser declarado na prestação de contas para a Receita Federal. 
  • Infrações: independente de quem esteja dirigindo o veículo, em caso de multas, é a empresa que recebe a infração. É necessário, então, identificar o condutor - caso contrário, outra multa será recebida.
  • Seguro: embora não seja obrigatório, é um item indispensável para quem utiliza o veículo diariamente. Os processos são semelhantes ao de Pessoa Física, a única diferença é que os custos entram para o caixa da empresa.
    

Gestão de carro para MEI em viagens

Ao regularizar a compra e o registro do carro para MEI, é chegado o momento de traçar estratégias para a manutenção do veículo. Essa fase é de extrema importância para o empreendedor, afinal, é muito provável que o desgaste do automóvel de uso profissional seja muito maior do que o de uso pessoal, o que pode gerar altos custos, caso não haja o devido cuidado.

O primeiro passo para buscar a economia está relacionado à escolha do veículo. Não basta adquirir apenas o automóvel mais econômico, é necessário avaliar se ele atende às demandas de trabalho. 
Para exemplificar: comumente, os compactos de motor 1.0 gastam menos combustível; no entanto, vendedores que carregam grandes volumes de mercadoria podem ter prejuízo com esse tipo de veículo, uma vez que perdem espaço e acabam colocando mais peso do que o indicado para o carro, o que aumenta o consumo e o desgaste.

Como economizar combustível nas viagens

Quando falamos em gastos recorrentes com veículos, o primeiro aspecto lembrado são os abastecimentos. E não é para menos! Fazer a gestão de combustível para o carro de trabalho é essencial na redução de custos e controle da operação. E as melhores práticas para diminuir as paradas em postos são:

1

RPM

Sabe o ponteiro do conta giros? É importante se atentar a ele e buscar dirigir com a rotação otimizada - ou seja, aquela que exige menos do motor. O número ótimo costuma ser 2 mil RPM - mas vale a pesquisa para cada modelo de veículo.

RPM
2

Ar-condicionado

No caso de rotas em rodovias, o ideal é utilizá-lo, pois optar pelos vidros abertos acaba causando atrito com o ar, exigindo mais do motor do carro. Já no trânsito, a realidade é a contrária, sendo o ar-condicionado o vilão do consumo de combustível.

Ar-condicionado
3

Velocidade constante

Se possível, evite acelerar e/ou frear muitas vezes. Quando o veículo é estabilizado em uma velocidade média, o motor é poupado.

Velocidade constante
4

Abastecimento

De nada adianta praticar a direção econômica e utilizar combustível adulterado. Abasteça apenas em postos confiáveis.
Abastecimento

Demais despesas na gestão do veículo

Além dos cuidados com combustível, há outros aspectos importantes que devem ser levados em consideração para evitar gastos desnecessários. São eles:

  • Manutenções periódicas: ao adotar uma rotina das manutenções básicas - como troca de óleo e de peças - fica mais fácil controlar os gastos e evitar problemas mecânicos ocasionados por componentes muito desgastados.
  • Débitos do veículo: IPVA, Licenciamento (CRLV digital), seguro… organize-se para pagar as contas nas datas corretas, evitando multas por atrasos.
  • Gestão de pneus: desde a calibragem até o rodízio, o cuidado com os pneus é fundamental, uma vez que seu custo não é tão baixo. Além disso, mantê-los em dia ajuda a otimizar o consumo de combustível.
  • Pedágios: busque rotas alternativas que evitem pedágios -  a não ser que o trajeto seja muito mais longo, o que gastaria mais combustível. De qualquer forma, pedágios são basicamente inevitáveis, então você pode optar pelas tag veiculares, pois algumas concessionárias de rodovias oferecem descontos de até 70% para motoristas que utilizam o dispositivo. 
    

Ferramentas que ajudam na gestão de carro para MEI

Para completar as soluções de economia e praticidade na gestão do veículo, é fundamental investir em tecnologia. As ferramentas auxiliam no planejamento de viagens, controle de manutenções e até mesmo redução de custos. 

Aplicativos funcionais para as viagens do MEI

Aplicativos para se ter na palma da mão e facilitar o dia a dia de quem trabalha viajando são fundamentais. Olha só algumas possibilidades que você pode encontrar:

  • Gestão de combustível, com geração de relatórios de consumo;
  • Roteirizadores inteligentes;
  • Agenda funcional de manutenções, com lembretes em datas próximas;
  • Rastreador de postos de combustível de confiança aos arredores;
  • Planilha de gastos do veículo.

A Tag da Sem Parar para empresas 

Para economizar em pedágios e ainda desfrutar de serviços especiais, a Tag Sem Parar para CNPJ é um dispositivo fundamental na rotina do MEI! Além da conhecida passagem direta pela cabine de cobrança, a solução empresarial possui parcerias exclusivas:

  • Autoglass, para reparos do para-brisa;
  • Doutor123, para agendamento online de consultas e exames;
  • Skeelo, para ouvir seus audiobooks favoritos enquanto viaja.

Além disso, a Tag da Sem Parar para empresas também libera a passagem em estacionamentos. E se o seu veículo for de categoria leve, você pode utilizar o dispositivo para abastecer - basta parar em um posto credenciado, encher o tanque e ir embora, sem a necessidade de esperar pela maquininha. 

A passagem direta em pedágios é uma necessidade clara de quem trabalha com o pé na estrada. Mas unir a solução para evitar as filas nas cabines a outras funcionalidades - tudo isso com uma simples tag -, aí é só com a Sem Parar Empresas!

  

Boa viagem, bons negócios!

Tocar um negócio que envolve deslocamento exige muito planejamento. A habilidade de se adaptar a imprevistos e otimizar percursos pode resultar não apenas em economia de tempo, mas também em benefícios financeiros significativos. Ao explorar alternativas estratégicas, os empreendedores têm a oportunidade de encontrar atalhos para o sucesso.

Nesse sentido, a Sem Parar Empresas é a solução para os MEIs que querem facilitar a vida. Com pagamento automático de pedágios, estacionamentos e até abastecimento, muito tempo pode ser economizado - e tempo é dinheiro no empreendedorismo! Por isso, não deixe de explorar as soluções para CNPJ e aproveite as vantagens exclusivas.
Artigos relacionados

Blog gestão de veículos

Confira outros artigos relacionados ao mesmo tema

Como o CTF Sem Parar Empresas acaba com as fraudes de combustível?
Caminhão recebendo atendimento em posto de combustível onde utiliza o CTF Sem Parar Empresas

Como o CTF Sem Parar Empresas acaba com as fraudes de combustível?

24.5.2024 3 min read
Como escolher um cartão combustível para empresas com frotas?
Mulher em posto de gasolina aproximando seu cartão combustível para empresas da Sem Parar Empresas à maquininha que está na mão do frentista

Como escolher um cartão combustível para empresas com frotas?

20.5.2024 3 min read
Como saber se devo oferecer o vale-pedágio obrigatório?
Praça de cobrança em rodovia com alguns carros e caminhões, onde deve ser usado o vale-pedágio obrigatório Sem Parar Empresas em casos de motoristas autônomos

Como saber se devo oferecer o vale-pedágio obrigatório?

15.5.2024 4 min read