Com os últimos acontecimentos ao redor do planeta, que elevaram os preços do barril do petróleo e, consequentemente, dos combustíveis, todos os motoristas estão em busca de novas maneiras de economizar um pouco no final do mês. Por isso, aprender como escolher entre abastecer com álcool ou gasolina pode ser bem importante.
Este tipo de dúvida é muito comum entre as pessoas, mas pouca gente sabe que tal decisão influencia não apenas no bolso, mas no próprio desempenho do veículo. Você também fica se questionamento sobre o assunto e não consegue resolver? Então continue lendo o conteúdo e descubra a melhor opção para suas necessidades!
O principal diferencial apontado pela maioria das pessoas para decidir qual combustível colocar no próprio veículo atualmente é o preço. No entanto, por mais que isso possa parecer simples, uma vez que o litro do álcool sempre é menor que o da gasolina, o cálculo pode ser um pouco mais complexo e envolver algumas variáveis.
A grande questão é que o volume de combustível consumido é distinto entre as duas opções. A regra a ser considerada é que, para ser uma escolha vantajosa, o valor do etanol deve equivaler a 70% ou menos do que o da gasolina. Na prática, você pega o preço do litro de gasolina e multiplica por 0,7, comparando o resultado com o valor do álcool.
Outro fator que poucas pessoas conhecem é que o tipo de combustível escolhido influencia também no desempenho do motor. Por isso, além de pensar em economizar, você precisa considerar qual o seu perfil de motorista e para que você está utilizando o veículo em questão, especialmente se a ideia não for apenas ir ao trabalho e para a circulação urbana.
De fato, para a imensa maioria dos modelos, o etanol confere uma potência maior. Por outro lado, ele acaba sendo consumido cerca de 30% mais rápido, o que nos leva à regra de multiplicar por 0,7, como citamos acima. Lembre-se de que um pouco mais de força pode fazer a diferença em trajetos com muitas ultrapassagens ou que apresentem subidas acentuadas.
Nos dias de hoje, um dos temas mais em foco na sociedade é a sustentabilidade e os impactos que causamos ao meio ambiente. Muitas pessoas estão preocupadas com a forma pela qual se relacionam com a natureza e trazendo isso para as suas decisões do dia a dia. Sendo assim, considerar tal fator é super relevante na hora de escolher o combustível para rodar.
Não é apenas o preço e o desempenho do motor que variam de acordo com a sua decisão. A poluição gerada pelos veículos também varia e, via de regra, embora a queima de etanol seja cerca de 30% menos eficiente que a da gasolina, ele é menos poluente. Derivado de cana de açúcar, sua combustão libera muito menos CO², o temido gás carbônico do efeito estufa. Fique atento!
Agora você já sabe o que fazer para escolher o combustível na hora de abastecer com álcool ou gasolina. Não se esqueça de que fazer a revisão em dia também ajuda a manter o consumo em níveis adequados e ainda reduz a poluição.