Conheça aqui 4 carros com baixo consumo de combustível

Sem Parar Empresas: Conheça aqui 4 carros com baixo consumo de combustível

A abordagem comercial da Petrobras vinculada ao mercado internacional tem afetado diretamente o bolso dos motoristas, e essa condição estimula a procura por carros com baixo consumo de combustível. O preço da gasolina já está entre R$ 6 e R$ 7 em 2021, o que afeta ainda mais o orçamento do consumidor que depende de um automóvel para se locomover.

Portanto, o consumo é um dos fatores decisivos para quem procura um automóvel novo. Em geral, os modelos flex (especialmente os 1.0) se destacam por permitirem abastecimento com gasolina e álcool. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo. Nele, você vai conhecer os veículos populares mais econômicos da atualidade. Confira!

O que é consumo médio de combustível e como é definido?

Nada mais é do que um cálculo que divide a quilometragem percorrida pelo volume de combustível que foi utilizado. Os símbolos de medida para essa fórmula são distância em quilômetros (km) e litros (l).

Consumo Médio (CM) = D (distância em km) / Volume (l)

Exemplo

Um motorista partiu de automóvel de Cuiabá (MT) a Natal (RN) e gastou 160 litros de gasolina. Sabendo que a distância entre as duas capitais é de cerca de 2.500 km, vamos calcular o consumo médio desse carro nessa viagem. Assim, teremos:

CM = D / V

CM = 2.500 / 160

CM = 15,62 km/l

Portanto, concluímos que esse veículo faz 15,62 km por litro de gasolina. Além disso, vale saber como calcular o pedágio, pois é possível identificar os melhores caminhos para chegar ao destino.

Quais são os carros mais econômicos da atualidade?

Conheça os quatro modelos populares que “bebem” menos combustível.

1. Renault Kwid

O Kwid apresenta diversas particularidades para quem quer um carro econômico. Seu espaço interno é modesto, mas o motor 1.0 SCe com cinco velocidades permite rodar muito gastando pouco. Dados de consumo:

  • cidade: 14,8 km/l (gasolina) e 10.4 km/l (etanol)
  • estrada: 15,7 km/l (gasolina) e 10,9 km/l (etanol)

2. Chevrolet Onix Plus LT 1.0

O Onix Plus é bastante popular no mercado de sedãs compactos. Sua versão de entrada “bebe” pouco combustível graças ao motor 1.0 com 82 cv de potência e torque de 10,6 kgfm. É possível engatar seis velocidades com a transmissão manual. Dados de consumo:

  • cidade: 14,4 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol);
  • estrada: 17,6 km/l (gasolina) e 12,6 km/l (etanol).

3. Renault Sandero

Fora a versão esportiva, todas as outras (Life, Zen e GT Line) vêm com o motor 1.0 SCe 12v, que garante potência de 82 cv e torque de 10,5 kgfm. O câmbio é mecânico de cinco engates. Dados de consumo:

  • cidade: 14,3 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol);
  • estrada: 14,2 km/l (gasolina) e 9,7 km/l (etanol).

4. Fiat Mobi Easy

É considerado o veículo popular mais barato do mercado brasileiro. Porém, em nossa tabela de automóveis mais econômicos, ele aparece em último. O Mobi Easy foi lançado com o motor Fire 1.0 EVO 8v Flex com 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque. Dados de consumo:

  • cidade: 13,6 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol);
  • estrada: 15,3 km/l (gasolina) e 10,4 km/l (etanol).

Como escolher a melhor opção?

Para ajudar a compreender melhor o que considerar na hora da escolha, reunimos alguns pontos relevantes. Confira:

  • dirigibilidade;
  • potência do motor;
  • tipo de combustível utilizado;
  • consumo médio;
  • preço do veículo;
  • manutenção (valor e frequência);
  • impostos anuais (IPVA, Licenciamento e DPVAT);
  • seguro.

E então, se interessou pelos carros com baixo consumo de combustível mencionados? Pensar nesse diferencial é de grande importância para economizar com etanol e gasolina enquanto faz corridas diárias. Pense nisso na hora de escolher o veículo ideal para você.

Gostou deste conteúdo? Então, siga a gente nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e assine a nossa newsletter para acompanhar as novidades.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios