Apesar de parecer algo relativamente simples, o processo de carga e descarga tem que ser muito bem planejado para evitar uma série de erros que geram prejuízos à empresa e perda de produtividade. Algumas falhas são bem comuns, mas com dicas simples, é possível evitar que isso aconteça.
Quer conhecer os 5 erros mais comuns durante o processo de carga e descarga? Então continue a leitura deste post e não perca a oportunidade de melhorar o rendimento da sua empresa!
Um dos erros mais comuns e que custa bem caro para empresas de transporte é o tempo de espera muito longo, seja ele para a carga do material, seja ele para a descarga. Uma das causas para esse problema é a falta de planejamento, o que pode ser corrigido fazendo a roteirização do transporte.
Com esse procedimento é possível determinar com mais precisão o tempo da viagem e programar o processo de carga e descarga. Quantas vezes havia dois ou mais caminhões esperando para carregar ou descarregar ao mesmo tempo? Roteirizando o transporte, a possibilidade de isso acontecer diminui bastante.
De nada adianta tudo estar bem programado se a equipe que realiza o processo não estiver antenada e ciente de tudo o que tem que ser feito. Investir em treinamento é fundamental para agilizar a carga e descarga, evitar desperdícios e acidentes. Praticar o Diálogo Diário de Segurança (DDS) também é muito importante.
Essa prática nada mais é do que ter pequenas reuniões antes de um turno de trabalho e transmitir aos funcionários aquilo que será feito durante o dia. Dessa forma, não há surpresas e todos estão preparados.
Esse é outro erro bem comum e que, além de causar estresse, pode gerar uma série de penalizações para a empresa. Principalmente quando a frota é composta por caminhões, ter um local adequado para a espera é fundamental, afinal, esses veículos não podem ser estacionados em qualquer lugar, podendo ser multados e apreendidos.
Isso não é restrito aos caminhões. Embora veículos menores não tenham tanto problema em relação ao local para estacionar, o risco de roubo de carga aumenta quando os veículos ficam do lado de fora da empresa. Por isso, sejam carros, motos ou caminhões, tenha um local adequado para mantê-los durante a espera para a carga e descarga.
Veículos inadequados também são um problema. Ainda que você invista no rastreamento de carga para evitar roubos e desvios, de nada adianta se parte do material se perder ou for danificada durante o processo de carga e descarga. Itens mais pesados, por exemplo, podem exigir caminhões com rampas hidráulicas.
Outro problema que um veículo inadequado pode gerar é a perda de tempo durante a carga e descarga. Pense na seguinte situação: quase todo o material já foi carregado, mas percebeu-se que o peso máximo que o caminhão suporta já foi excedido. O que fazer? Gastar um tempo e transferir tudo para outro. Evite esse tipo de situação planejando tudo com antecedência e observando as características de cada automóvel.
Junto aos longos períodos de espera durante a carga e descarga, esse é outro dos erros mais cometidos: danificar o caminhão. É verdade que esses veículos são robustos e resistentes, mas uma hora eles terão que ser consertados — e isso pode sair caro se eles não forem bem cuidados. Portas, lanternas e dobradiças costumam sofrer bastante desgaste desnecessariamente. Oriente seus colaboradores a cuidarem bem da frota para evitar mais gastos.
O segredo para um processo de carga e descarga ágil e sem erros é se programar e não pular etapas. Agora que você já conhece as principais falhas durante esse processo, converse com os colaboradores da empresa, passe essas informações adiante e veja os resultados melhorarem!
Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais! Essa é uma forma de evitar que os mesmos erros sejam sempre cometidos!