Desvio de carga: como solucionar este problema em frotas corporativas?

Por ser um país altamente ancorado em transporte pelo modal rodoviário, o Brasil acaba sofrendo muito com o desvio de carga. Esse é um problema que atinge inúmeras empresas e exige um esforço extra dos gestores de logística para evitar essas ocorrências.

Recentemente, o Congresso Nacional aprovou a Lei 4860/16, que estabelece regras e aprimora normas para o transporte rodoviário, buscando mais segurança e agilidade para todos. É um grande avanço, mas ainda insuficiente para prevenir os roubos e os desvios que acontecem todos os dias.

Com isso, fica para a tecnologia o papel de ajudar os gestores a buscarem mais segurança em suas entregas pelo país. E, por sorte, muitas soluções surgiram nos últimos anos, você sabia? A seguir, listamos algumas formas de evitar o desvio de cargas e precaver-se de prejuízos. Acompanhe!

Câmeras Inteligentes

Equipar os veículos com câmeras já é um hábito em muitos países no mundo. Além de ajudar a prevenir os desvios de carga, elas ainda possibilitam que você acompanhe em tempo real o trabalho dos seus motoristas, identificando pontos de melhoria e aprimorando ainda mais o serviço prestado pela sua empresa.

Além disso, as câmeras também ajudam a investigar acidentes, já que as imagens são transmitidas em tempo real e podem ficar gravadas por tempo indeterminado. No que se refere aos desvios, elas são fundamentais, pois permitem que você acompanhe a entrega e possa tomar providências assim que identificar qualquer problema.

Rastreadores

Os rastreadores não são novos no mercado, como você deve imaginar. Porém, eles vêm ganhando mais destaque justamente por estarem avançados no poder de localização que permitem. Isso se deve não somente ao aparelho em si, mas também ao sinal de GPS, incrivelmente preciso. Vale ressaltar que se trata de um equipamento obrigatório para quem trabalha com transportes.

Localizadores

Outra tecnologia que nem é tão nova, mas que vem experimentando grandes evoluções ao longo dos anos, é a que viabiliza a instalação de localizadores veiculares. Muitas seguradoras, inclusive, exigem que o equipamento seja utilizado para aceitar a realização do seguro da frota.

O ideal é que os localizadores sejam instalados não apenas nos veículos, mas também nas cargas. Os equipamentos atuais são programados para emitirem sinais diretamente para a polícia, caso haja qualquer desvio na rota programada.

Planejamento de rotas

Antecipar-se aos problemas também é uma atitude que ajuda muito na prevenção dos desvios de carga. Afinal, as rotas mais perigosas e sujeitas ao problema são conhecidas de todos e é possível evitá-las. Para isso, é necessário estabelecer um planejamento prévio de viagem, com o auxílio dos mapas on-line, entregando-o ao motorista com antecedência, para que ele possa se preparar.

Se você se interessou pela tecnologia para evitar desvio de cargas e não quer mais sofrer com este problema, venha conhecer as soluções da Sem Parar. A empresa tem inúmeras soluções voltadas para a gestão de frotas de veículos, tornando o seu trabalho mais estratégico e menos operacional. Com isso você tem mais segurança e controle sobre os seus veículos corporativos! Entre em contato conosco!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios