Para os caminhoneiros, a tarefa de calcular frete de maneira justa e competitiva é essencial para garantir a rentabilidade de suas operações. Um preço muito baixo pode resultar em prejuízos financeiros, enquanto um valor excessivamente alto pode afastar potenciais clientes. Então, como defini-lo de maneira correta?
Precificar o frete de forma justa não afeta apenas o contratante do serviço, mas também o próprio caminhoneiro e o funcionamento saudável de toda a cadeia de transporte de carga.
Preços excessivamente altos podem afastar contratações, enquanto valores muito baixos podem levar a uma sobrecarga de demanda, que o caminhoneiro pode não ser capaz de atender de forma eficaz, além de colocar em risco sua segurança, uma vez que faltarão recursos para a manutenção do veículo.
O cálculo adequado possibilita a manutenção regular dos veículos, garantindo a segurança nas estradas, e permite que os caminhoneiros mantenham suas operações de maneira eficaz e se sintam valorizados pelo trabalho que realizam. Por isso, é essencial calcular o frete dentro da tabela ANTT e de maneira justa é indispensável para a continuidade do serviço.
A Tabela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) é uma referência utilizada no Brasil para estabelecer os valores mínimos de frete para o transporte rodoviário de cargas. Ela foi criada com o intuito de garantir condições justas de remuneração para os caminhoneiros autônomos e evitar práticas de concorrência desleal no mercado.
O valor atualizado do piso do frete foi reduzido de 2,18% a 3,02% e varia de acordo com as características da carga e da rota.
Para calcular frete de acordo com a Tabela ANTT, é possível utilizar simuladores online. Essas ferramentas, geralmente, solicitam informações sobre a categoria do transporte, tipo de carga, número de eixos e distância. Com base nesses dados, o simulador fornece o valor em conformidade com a Tabela.
Por exemplo, imagine que você irá transportar uma carga granel por uma distância de 450 quilômetros, em 3 eixos do seu caminhão. Utilizando a tabela de frete oficial da ANTT, sabemos que o valor mínimo por km rodado e quantidade de eixos é de R$1,10. Multiplicando isso por 3 eixos e 450 quilômetros chegamos no valor mínimo de R$1.485,00 pelo frete.
*O pagamento de pedágio pode ser via cupom, cartão ou tag para caminhão.
💡Fique por dentro: guia completo para Embarcadoras e Autônomos para contratação de TAC Caminhoneiro.
Além da definição cuidadosa do preço, outro aspecto importante é a segurança no pagamento. Nesse sentido, as carteiras digitais para caminhoneiros oferecem uma forma tranquila e conveniente de receber o valor do frete, evitando a necessidade de lidar com dinheiro físico ou preocupações com cheques.
A solução também pode oferecer recursos adicionais, como a possibilidade de rastrear transações, emitir recibos eletrônicos, gerenciar seus ganhos de forma organizada e sacar o pagamento de frete de maneira prática. Conheça essa possibilidade e simplifique seus processos financeiros!