Quando se trata do gerenciamento de uma frota de veículos, é fundamental manter a operação regularizada. Isso inclui a emissão de documentos exigidos no transporte de cargas - o que, muitas vezes, pode ser visto como um processo repetitivo e demorado.
A nota fiscal é um dos registros necessários para garantir conformidade na operação, pois atesta a origem e o destino da carga, além de fornecer informações sobre os produtos transportados. Sua emissão é fundamental para evitar problemas legais. Mas a boa notícia é que é possível lançá-la de forma prática no Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS), evitando transtornos!
O Sistema de Gerenciamento de Transporte, ou TMS, é uma plataforma valiosa para empresas de transporte. Ele oferece uma série de recursos que simplificam o gerenciamento de frotas e de viagens.
Dentre as principais possibilidades oferecidas pelo TMS, destacam-se a centralização de dados sobre todos os veículos da frota, trazendo informações como últimas manutenções, estado dos pneus etc. Além disso, o sistema permite o controle de viagens, bem como análise de rotas para selecionar a mais vantajosa.
Ter um TMS eficaz ajuda a otimizar a gestão de sua frota, economizar tempo e dinheiro, além de aprimorar a eficiência operacional. Com o sistema, é possível ter uma visão ampla de todas as operações de forma prática na tela do computador, o que facilita a tomada de decisões.
Feito isso, o sistema TMS será capaz de gerar automaticamente a NF-e, de acordo com as informações previamente registradas. Outra possibilidade do software é arquivar as NF-e de serviços contratados, em caso de acionamento de motoristas autônomos na gestão de frete terceirizado.
Lançar suas notas fiscais no TMS oferece uma série de vantagens. O sistema permite automatizar o preenchimento de dados, o que economiza tempo e minimiza possíveis erros manuais. Além disso, manter seus documentos fiscais organizados e seguros na plataforma facilita o acesso a eles quando necessário, seja para fins de fiscalização ou controle interno.
Fazer o lançamento das notas fiscais no sistema TMS também ajuda a garantir que sua empresa esteja em conformidade com as regulamentações, uma vez que o documento é um dos mais importantes no transporte de cargas. Vale ressaltar que esse processo é totalmente legalizado e tem como principal objetivo simplificar a rotina dos gestores, sem abrir mão de que as exigências burocráticas sejam cumpridas.
💡Fique por dentro: guia para Embarcadoras e Autônomos para contratação TAC Caminhoneiro.
Modernizar os processos de gestão de transporte é uma estratégia fundamental para se manter competitivo no mercado. Além de usar um TMS para otimizar o gerenciamento de sua frota, você também pode explorar outras soluções que auxiliam em suas tarefas, como sistemas de rastreamento de veículos, aplicativos de gestão eletrônica de frete e plataformas de comunicação com motoristas autônomos.
Por isso, mantenha-se atualizado com as soluções tecnológicas disponíveis para aprimorar seus processos de gestão de transporte, conhecendo e explorando ferramentas que podem transformar a forma como você administra sua operação!