Como utilizar a gestão eletrônica de frete para administrar gastos?

Homem em frente a um notebook fazendo a gestão eletrônica de frete com a Sem Parar Empresas.

Quem trabalha no setor de logística e transporte sabe o quanto a contratação de motoristas autônomos é importante e pode fazer a diferença na agilidade de uma operação. Um ponto de atenção, porém, é a organização dos pagamentos, afinal de contas, existem diversas regras e leis a serem cumpridas.

Nesse sentido, uma gestão eletrônica de frete pode ser uma grande aliada do seu sucesso. Vamos entender mais sobre ela?

 

Entendendo o pagamento eletrônico de frete

É importante contextualizar que o pagamento eletrônico de transporte é uma das opções que substituem a antiga carta-frete, extinta com a regulamentação instituída pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em abril de 2011.  Desde então, o transportador autônomo deve ser pago obrigatoriamente por crédito em conta de depósitos de sua instituição bancária ou pelos meios de pagamento eletrônico habilitados pela ANTT. 

Pelo ponto de vista da gestão de frete terceirizado, utilizar um fornecedor homologado para Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) significa ter o Código Identificador de Operação de Transporte (CIOT) gerado automaticamente. Existem ainda outros benefícios, como segurança contra fraudes e uma maior transparência na relação entre contratante e prestador de serviço.

Já para o transportador autônomo, o PEF representa uma forma de comprovação de renda – um dos principais desafios desses trabalhadores. Utilizando esse método de pagamento, os dados do condutor e do frete ficam registrados online e o motorista consegue ter seus comprovantes de maneira segura. 

 

Vantagens da gestão eletrônica de frete para pagamento

Como você viu, os pagamentos do transportador autônomo devem ser obrigatoriamente realizados em uma conta de depósitos ou pelas Empresas de Pagamento Eletrônicos aprovadas pela ANTT. Normalmente, são usados cartões ou dispositivos eletrônicos, como a carteira digital para caminhoneiros. O saldo pode ser resgatado pelos profissionais em unidades de parceiros da administradora escolhida.

Vale destacar, porém, que o meio eletrônico é muito mais prático e vantajoso para as duas partes. A seguir, elencamos alguns dos motivos pelos quais o contratante desse tipo de transporte deve investir numa gestão mais tecnológica: 

  • Centralização de dados: reunir as informações de pagamento ajuda a minimizar erros humanos, perda de informações, além de proporcionar uma comunicação mais ágil e transparente com os prestadores de serviços;

  • Controle sobre as atividades: um sistema de gestão eletrônico traz inteligência para tomadas de decisões, além de um controle mais eficiente sobre as atividades executadas na empresa e pelos prestadores terceirizados; 

  • Minimizar dores de cabeça: ao fazer controles manuais e pagamentos por depósito bancário, o recolhimento de impostos e contribuições deverá ser feito pelo seu time. Por isso, investir numa boa ferramenta resulta em economia operacional.  


Vale lembrar, ainda, que transportadoras que não se responsabilizarem pelo pagamento do frete estão sujeitas a multas e encargos, conforme o artigo 5º da Lei nº 11.442, regulamentado pela já citada ANTT nº 3.658.

 

Como usar a gestão eletrônica de frete para controle?

Além de ser uma ferramenta poderosa para simplificar os pagamentos, o sistema também ajuda no controle de gastos. Conheça alguns dos recursos que tornam isso possível: 

  • Integração com Vale-Pedágio e ERP: evite multas e deixe sua operação regularizada com muito mais praticidade. Uma plataforma inteligente te ajuda com pagamentos de vale-pedágio flexíveis, além da conexão com o ERP que sua empresa já utiliza, permitindo um bom fluxo de informações onde todos os gastos são mapeados.

  • Programação de pagamento: você pode organizar e programar os pagamentos dos motoristas em qualquer lugar do Brasil, além de fazer transferências e disponibilizar os valores fora do horário dos bancos. Assim, você garante que os seus fretes seguirão seu fluxo sem nenhum tipo de interrupção ou atrasos de pagamentos.

  • Cálculo de impostos e descontos: com dinheiro e imposto não se brinca, não é? Para isso, nada como usar a gestão eletrônica a seu favor. Ela permite automatizar os cálculos e garantir que todos os impostos e descontos estarão corretos, evitando prejuízos.  

  • Geração de CIOT: desde 2010, a emissão desse documento se tornou obrigatória em todas as operações de transporte contratadas. Com a ferramenta certa, você consegue realizar as emissões do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT) de maneira automatizada, 100% digital e segura.

  • Relatórios gerenciais: com dados centralizados e relatórios estruturados, sua empresa reduz custos com retrabalho, além de promover uma boa comunicação entre setores. Dessa forma, você entende os números de forma completa.

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Aprimore o controle com a gestão eletrônica de frete

Sem dúvidas, uma plataforma robusta pode transformar a maneira como o gestor de frotas controla seus gastos e conduz seus pagamentos. Por isso, quem quer otimizar esforços, minimizar as possibilidades de erros e estar totalmente dentro das legislações precisa conhecer mais sobre essa ferramenta poderosa. 


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