Não se pode ignorar o fato da constante alteração de preços dos combustíveis, não é mesmo? Esse cenário impreciso pode causar diversas dores de cabeça para profissionais da gestão. Foi por isso que decidimos preparar este texto, para você saber como aplicar o controle de abastecimento de combustível.
Aqui, separamos 4 dicas práticas para apoiar o seu controle de gastos com combustível e acessar vantagens na rotina de trabalho, como a redução de custos, a melhoria da eficiência e o menor risco financeiro na empresa. Siga a leitura para entender mais!
Um dos principais critérios para controlar o consumo de combustível é ter uma frota homogênea, ou seja, contar com veículos de modelos iguais ou parecidos. Isso apoia a ideia de que todos os carros podem rodar “x” quilômetros com a mesma quantidade de combustível.
Dessa maneira, caso algum veículo esteja gastando mais que os outros, é mais fácil identificar o problema. Note que a problemática não precisa ser mecânica. Por isso, é necessário estar de olho no comportamento dos motoristas. Muita aceleração, motor ligado sem estar rodando e freadas bruscas podem acarretar maior gasto de combustível.
Investir em um rastreador veicular, como GPS, pode ser uma boa ideia para controlar o abastecimento de combustível. Isso porque a tecnologia oferece uma série de dados necessários sobre a viagem, como:
Estudar essas informações pode ser a chave para controlar o abastecimento de combustível da sua frota, além da possibilidade de identificar posturas erradas no volante e corrigi-las.
Se a sua ideia é não gastar combustível à toa, é indispensável realizar as manutenções veiculares periódicas. A manutenção preventiva dos caminhões pode resolver os problemas antes mesmo de começarem a causar prejuízo para a empresa ou trazerem insegurança nas estradas.
Uma das correções mais acessíveis e que mais podem interferir no gasto de combustível é a calibração dos pneus. Outro ponto interessante é o cuidado com o peso da carga. Exagerar na carga para fazer menos viagens não é uma boa ideia. Além do desgaste no veículo, o consumo de combustível vai às alturas.
O transporte de cargas é um trabalho em equipe. A gestão e a logística não fazem nada sozinhas, já que precisam dos motoristas e de outros profissionais para concretizarem as ações. Portanto, é válido passar para o time as informações sobre consumo de combustível e direção econômica.
Promover treinamento e acesso à informação para os motoristas é importante, mas não para por aí. É interessante que você considere investir também em soluções que apoiem o controle de abastecimento de combustível e a redução de gastos nesse sentido.
Um bom exemplo de parceria para esse desafio são as soluções do Sem Parar Empresas, como o CFT Abastecimento, que automaticamente e sem interferência humana registra a quilometragem do veículo em questão. Assim a sua empresa evita desvios de rotas e gastos exacerbados de combustível.
Quer conhecer mais e saber como podemos contribuir na sua rotina profissional? Entre em contato conosco. Não deixe também de assinar nossa newsletter e de nos seguir no Facebook e no LinkedIn para acompanhar todas as novidades!