Todo profissional tem um dia comemorativo: médico, professor, enfermeiro, veterinário, mecânico, metalúrgico, agricultor. O caminhoneiro também tem seu dia — ou melhor, tem três dias! Isso mesmo, há três datas que comemoram o Dia do Caminhoneiro!
Você sabia que a profissão de caminhoneiro é celebrada em três dias diferentes do ano? Qual é a data que você conhece e em que comemora a data de sua profissão?
Neste texto, vamos falar quais são essas datas, como surgiram e que é importante para você conhecer para comemorar a profissão caminhoneiro.
Para começar, vamos esclarecer quais são as três datas em que comemoramos o Dia do Caminhoneiro:
No dia 30 de junho, comemoramos o Dia do Caminhoneiro em São Paulo. Há 34 anos que essa data é celebrada em São Paulo.
Isso aconteceu durante o governo do jurista Franco Montoro, que sancionou, em dezembro, a Lei nº 5.487/1986, que definia a data das comemorações do Dia do Caminhoneiro no estado.
No dia 25 de julho, comemoramos o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e, portanto, protetor dos caminhoneiros, motoristas de ônibus e de qualquer outro veículo que funcione a motor.
O termo “motorista” só apareceu depois que surgirem os veículos a motor — antes, os que conduziam algum tipo de veículo (carroça, carruagem) eram chamados simplesmente de “condutores”. Mas é bem possível que, no caso de São Cristóvão, o termo “motorista” seja mais genérico.
A Igreja Católica, há séculos, determinou 25 de julho como data comemorativa de São Cristóvão. A história desse santo é a seguinte:
Reprobus era um pagão alto que ajudava as pessoas a atravessarem um rio perigoso. Certa vez, ele carregou uma criança em seus ombros e sentia que, cada vez, ela pesava mais.
Reprobus reclamou que parecia carregar o peso do mundo nos ombros. Após a travessia, o menino explicou que ele pesava muito porque era o Criador, era Jesus Cristo. Por isso, Reprobus passou a se chamar Cristóvão, ou seja, “Aquele que Carrega Cristo”.
O que conecta São Cristóvão aos motoristas é a viagem. A viagem perigosa através do rio com sua “carga pesada” (Cristo) tem muita conexão com a viagem dos caminhoneiros, com suas cargas, pelas rodovias perigosas.
16 de setembro é o Dia Nacional do Caminhoneiro. Essa é a data oficial há 11 anos, mas ainda não foi devidamente difundida pelo Brasil. A preferência dos caminhoneiros brasileiros é pelo dia de São Cristóvão.
É indiscutível a importância do caminhoneiro para a economia do país. Diante do atual cenário de pandemia, essa importância se tornou ainda mais relevante.
O trabalho desse profissional não pode parar e, ao mesmo tempo, a saúde do caminhoneiro deve ser garantida como a de todas as outras pessoas.
Se o caminhoneiro adoece e não pode circular pelas estradas, como fica a população nacional? Ainda estamos à mercê do novo coronavírus, mas precisamos usar estratégias para driblar a situação. Isso vale inclusive para nossos caminhoneiros.
Por isso, todo profissional que trabalha nessa área deve comemorar o Dia do Caminhoneiro, pois assim reconhecerá seu próprio valor. Felizmente, ele pode fazer isso três vezes por ano!
O que achou de nosso post? Aproveite para assinar a nossa newsletter e seguir a gente no LinkedIn e no Facebook para ficar por dentro de mais dicas e novidades!