Veja como fazer amarração de carga da maneira correta!

Sem Parar Empresas: caminhão transportando canos que receberam a amarração de carga adequada

A amarração é o procedimento que vai permitir a fixação da carga junto à carroceria dos caminhões. O processo tem como objetivo manter a carga estável e segura durante toda a viagem do caminhoneiro.

Existem normas específicas que regem a amarração de carga e valem em todo o território nacional. É preciso verificar bem o tipo de carga e o porte do caminhão para definir o tipo de amarração mais adequada.

Neste artigo vamos dar mais detalhes sobre a amarração de carga em caminhões e as normas brasileiras sobre o assunto. Confira!

 

Saiba a importância da amarração de carga

A amarração de carga está ligada à segurança do motorista e dos outros veículos nas estradas. Por isso, deve ser feita com bastante atenção e zelo por parte de transportadoras e dos motoristas autônomos. Qualquer falha no procedimento representa riscos ao motorista e à própria mercadoria.

Se a carga se movimentar sobre a carroceria, o prejuízo pode ser grande. Avarias e rompimentos de embalagens e produtos, tombamentos de mercadorias e inclusive problemas mecânicos podem ser causados pela distribuição de peso mal feita na carroceria.

 

Conheça a legislação sobre a amarração de carga

Existem normas específicas que regulam a execução correta da amarração de carga, as quais as transportadoras e os condutores devem ter atenção. A Resolução nº 676/17 do CONTRAN alterou a Resolução nº 552, alterando tópicos importantes. As cordas para amarração só podem ser usadas para fixar a lona sobre a carga e não para fixar a carga em si.

A fixação das amarras em madeira ou metal que estejam fixadas às partes de madeira da carroceria está proibida, por exemplo. Não são obrigatórios trilhos, barras de contenção, malhas nem separadores de carga. Tais equipamentos, porém, podem ser usados como dispositivos adicionais de segurança para facilitar o monitoramento da carga.

Já a amarração de carga indivisível, a exemplo de máquinas e equipamentos grandes, deve ser feita com procedimentos especiais, como um mínimo de 4 pontos de amarração. Outros tipos de amarração especial empregam cabos de aço, cintas têxteis ou correntes. O transporte de cargas secas, como grãos de soja, deve ser realizado externamente caso a carga preencha toda a carroceria.

 

Entenda como fazer a amarração de carga de forma correta

Para realizar o procedimento da maneira certa e segura, em primeiro lugar, é preciso analisar o tipo de carga. As cargas vivas, por exemplo, geralmente precisam de chão antiderrapante, mas sem amarrar os animais.

Já o material na forma líquida exige um tanque completamente preenchido para evitar que se mova. A carga de vidro, por sua vez, pede dispositivos metálicos no veículo. A carga indivisível deve ser transportada deitada, com no mínimo 4 pontos de amarração.

O peso deve ser totalmente compatível com o porte do caminhão e com o dispositivo de amarração de carga. A amarração deve suportar até o dobro do peso do material transportado, enquanto a distribuição deve permitir o equilíbrio para manter a estabilidade. Quando ocupar toda a carroceria ou todo o baú, o dispositivo de amarração de carga deve ser preso do lado de fora. Caso isso não aconteça, a amarração deve ser realizada internamente.

Existem variáveis importantes que devem ser consideradas na hora de realizar a amarração de carga nos veículos pesados. Cada tipo e cada volume de mercadoria exigem uma forma específica de amarração, conforme as normas do CONTRAN. As transportadoras devem cumprir todas as recomendações para garantir a segurança do condutor e das mercadorias.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios