No Brasil, podemos afirmar que a vida na estrada é bastante desafiadora, mas também abre boas oportunidades de lucratividade para profissionais que estejam dispostos a se esforçar e manter as melhores condições de segurança para o seu ofício. Por isso, preparamos um post falando sobre EPIs para motorista de caminhão e mostrando quais são os necessários.
O caminhoneiro inteligente não pode deixar de estar atento a tal aspecto, de forma que assegure não apenas a sua saúde, mas também a integridade de outros condutores, do veículo e da própria carga, evitando multas e dores de cabeça desnecessárias no futuro. Continue a leitura e veja como fazer isso!
Os EPIs não apenas protegem o motorista, como também são itens obrigatórios de acordo com a legislação brasileira vigente, que dispõe claramente sobre o tema. Sendo assim, vale ressaltar que você não deve exercer a profissão sem os equipamentos, tendo em vista que isso pode desencadear penalidades e multas bastante consideráveis.
Em geral, temos duas normas sobre o tema: uma da ABNT e outra do Ministério do Trabalho. A primeira é bastante específica, determinando o conjunto mínimo de EPIs que devem ser usados no transporte de cargas perigosas. Já a segunda aborda mais as formas pelas quais as fiscalizações são feitas e apresenta itens obrigatórios, de acordo com a função exercida.
Você achou que era só abastecer, tomar os cuidados com o caminhão e cair na estrada? Como vimos, a história não é bem assim: é preciso considerar que a profissão tem os seus riscos e o dia a dia do caminhoneiro costuma ser recheado com uma série de situações inusitadas e potencialmente perigosas, que poderiam afetar sua saúde física e mental.
Para minimizar as chances de problemas, os EPIs são de grande valia, ajudando na prevenção de acidentes graves e garantindo melhores padrões de segurança, tanto para o condutor quanto para todos aqueles que cruzarem seu trajeto. Por isso, negligências e desatenções nesse sentido são inaceitáveis, para que nossas viagens fiquem mais tranquilas e produtivas.
Agora, vamos falar sobre os EPIs que são necessários de acordo com a lei. Logicamente, isso varia de acordo com a carga carregada, especialmente se for considerada perigosa. As luvas, por exemplo, são imprescindíveis se houver a chance de contato com produtos químicos, evitando que o profissional sofra lesões ou queimaduras graves nas mãos.
O colete refletivo também é fundamental para nossas estradas e pode salvar vidas, sobretudo para quem trafega com frequência em períodos noturnos. Já a máscara é indispensável para quem mantém contato direto com óleo diesel e o capacete não pode ser dispensado quando o caminhoneiro participar de operações de carga ou descargas.
Agora você já sabe quais os EPIs para motorista de caminhão. Não se esqueça também que, especialmente ao conduzir cargas perigosas ou tóxicas, a higienização do caminhão também deve ser feita com o máximo de cuidado e proteções!
Gostou de aprender sobre quais os EPIs para motorista de caminhão não podem ser dispensados? Então, confira também o nosso outro post e descubra o que é agregar caminhão!