Assegurar o patrimônio de uma empresa que tenha um setor de logística é fundamental nos dias de hoje, sobretudo se consideramos que existem muitos perigos por aí e que as condições das estradas brasileiras, na maioria das vezes, não costumam ser das melhores. Por isso, é muito importante saber como fazer a gestão de seguros para frotas.
O frotista inteligente precisa ser bastante efetivo nesse sentido, administrando as apólices e tendo coberturas que ofereçam o melhor custo-benefício, dentro das especificidades da sua operação. Está em dúvida de como fazer isso do jeito certo? Então, continue a leitura e descubra!
A gestão de seguros é uma parte muito importante de um bom gerenciamento de frota. Afinal, quem conta com muitos veículos circulando por nossas vias precisa aprender a se precaver dos mais diversos problemas e eventualidades que fazem parte da rotina dos motoristas. Felizmente, com um pouco de estratégia, é perfeitamente possível vencer esse desafio.
No dia a dia, existem sinistros desde os mais simples, como quebra de faróis ou vidros para automóveis, até os de maior complexidade, como roubos, furtos, colisões severas e danos contra terceiros. Quando você não tem uma boa gestão de seguros de frota, as perdas são multiplicadas e podem acabar comprometendo o fluxo de caixa.
Na prática, a gestão de seguros de frota funciona por meio da administração de cotações, negociação de boas condições de pagamento, verificação das datas de renovação e acionamento da seguradora em caso de problemas. Também podem ser tomadas outras ações relacionadas à apólice, como mudanças de coberturas e garantias.
Dessa maneira, é possível conseguir valores mais interessantes e indenizações compatíveis com a operação, o porte e as necessidades da empresa, com custeios por roubos, perda total, consertos e compensação a terceiros, por exemplo. Para quem conta com uma frota gerencial ou atua em um local com histórico de sinistros, o cuidado deve ser redobrado.
A importância do seguro para o frotista é imensa, tendo em vista que um veículo que roda sem uma boa cobertura representa muitos riscos para o seu proprietário.
Quando pensamos em uma frota, os problemas podem ser multiplicados, mas é preciso considerar que as apólices múltiplas costumam sair proporcionalmente muito mais baratas do que as individuais.
Para fazer um bom gerenciamento de seguros é recomendável ter um profissional responsável por essa parte. Além disso, as soluções em tecnologia podem ser poderosas aliadas. O sistema de gestão e monitoramento de frota, por exemplo, centraliza todos os dados relevantes, ajuda a entender custos e não perder os prazos, entre outras funcionalidades.
Como você pôde ver, fazer uma boa gestão de seguros para frotas é imprescindível e garante que a empresa possa realizar suas operações de maneira muito mais tranquila!