9 principais condições adversas na estrada e como lidar com elas

Sem Parar Empresas: caminhoneiro dirigindo e, rodovia livre, longe de condições adversas na estrada

Quando pegam os motoristas de surpresa, as condições adversas nas estradas são as principais causas que elevam os custos com manutenção da frota. Inclusive, elas são responsáveis por causar acidentes de trânsito.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), diariamente, cerca de 3.400 vidas são perdidas na direção. Para se ter ideia, esse número corresponde a 7 quedas de avião.

Para evitar danos à vida e ao seu negócio, é fundamental disseminar na sua empresa boas práticas a serem aplicadas por seus motoristas ao conduzirem veículos. Principalmente se eles enfrentarem condições adversas na estrada.

Continue a leitura deste artigo e descubra como aplicar a direção defensiva nessas situações! Vamos lá?

 

1. Excesso ou falta de claridade

Ao dirigir nas estradas, o motorista vai encontrar com frequência situações em que a sua visibilidade ficará comprometida, seja pelo excesso, seja pela falta de claridade. Geralmente, em pistas duplicadas, o farol alto de carros no sentido contrário não costuma atrapalhar muito a visão. No entanto, em pistas comuns pode causar cegueira momentânea.

Quando isso acontece, o mais indicado é focar o seu olhar para a sinalização pintada na pista — assim, evita-se perder o controle da direção e levar o veículo para o sentido contrário ou para o acostamento —, reduzir a velocidade suavemente e sinalizar ao outro motorista piscando o farol.

 

2. Existência de neblina ou fumaça

Comum nas épocas mais frias, sendo mais frequentes nos meses de maio a julho, a neblina é um fenômeno natural resultado da diferença de temperatura entre o ambiente e o solo. Caso o condutor se depare com ela na estrada, o ideal é usar o farol baixo para conseguir enxergar a estrada e facilitar que os outros condutores possam ver o seu veículo. Se o seu carro tiver faróis de neblina, utilize-os neste momento.

A presença de fumaça também é uma das condições adversas comuns nas estradas, ainda no mesmo período de incidência de neblina. Isso acontece porque o tempo frio costuma vir acompanhado de baixa umidade do ar, o que aumenta os casos de incêndios florestais. No entanto, ela pode ser indicativo de queimadas criminosas à beira da estrada ou de acidentes. O mais indicado é reduzir a velocidade e manter a direção em farol baixo.

 

3. Presença de ventos fortes

Ventanias e tornados são muito comuns em algumas regiões do Brasil. E estes fenômenos podem ser sinais de chuvas fortes chegando. Ao se deparar com condições adversas como estas, o motorista precisa avaliar a direção que o vento está. Caso ele esteja atingindo o automóvel de forma transversal, abra os vidros do veículo para reduzir a pressão do ar contra ele.

Em outras direções, diminua a velocidade e reduza a marcha. Desta forma, vai deixar o veículo mais pesado e vai aumentar a sua aderência à pista. Não deixe de ficar de olho para quaisquer sinais de chuvas fortes chegando, o que – dependendo do caso – pode ser indicativo para redobrar a cautela na direção.

 

4. Acidentes, objetos e animais na via

Conduzir veículos nas estradas requer do motorista muita atenção. Apesar da fluidez que as rodovias permitem à direção, é recorrente que os condutores se deparem com acidentes, objetos, como carcaças de pneus, e animais na via atravessando ou até mortos por atropelamento.

Para que o motorista não tenha a sua atenção na direção prejudicada e consiga identificar esses tipos de condições adversas com facilidade, é fundamental que a saúde esteja em dia. Ele precisa ter tido uma boa noite de sono, fazer paradas para descansar ao longo do dia e se alimentar adequadamente.

 

5. Incidência de chuva

As chuvas são uma das principais causas de acidentes nas estradas. Não é possível definir qual tipo de chuva é a mais perigosa, as tempestades, chuvas de granizo ou as mais finas. É necessário redobrar os cuidados na direção em uma situação assim. O asfalto molhado é um ambiente ótimo para ocasionar um fenômeno conhecido como aquaplanagem.

Geralmente, isso acontece mais quando há chuva fina e os motoristas acabam não enxergando o real perigo. Não precisa estar em alta velocidade para que o carro aquaplane. Um veículo que não esteja com o alinhamento e balanceamento em dia e, principalmente, trafegue com pneus inapropriados têm mais chances de aquaplanar.

 

6. Excesso de calor

Sabemos que cada vez mais, os verões estão mais quentes. O forte calor e direção não costumam ser bons aliados. É recomendável que se evite as estradas nos horários de maior incidência de raios solares, de 11h às 17h. Além disso, é recomendável tomar cuidado ao entrar em um veículo que ficou estacionado no sol escaldante por um longo período de tempo. Deixe as portas e os vidros abertos durante alguns minutos antes de dirigir.

Caso não seja possível evitar dirigir nestas condições, tome algumas precauções para garantir seu bem-estar e de quem quer que esteja com você. Se hidrate com frequência, ligue o ar-condicionado do veículo caso possível e não deixe de ficar de olho no clima. Muito calor no verão costuma ser sinal de chuvas ao final da tarde.

 

7. Baixa qualidade da via

Não há coisa pior do que dirigir em uma estrada cheia de buracos, mal pavimentada ou mal sinalizada, não é mesmo? Uma das piores condições adversas para se dirigir é quando a via apresenta baixa qualidade, sendo um prato cheio para causar acidentes.

Neste caso, deve-se diminuir a velocidade e tomar um cuidado extra com as possíveis crateras da via. Passar por um buraco em alta velocidade é correr o risco de sofrer um acidente, ou no mínimo prejudicar seu veículo. Preste atenção também à sinalização da via. Se esta for de baixa qualidade ou estiver apagada, redobre a atenção para evitar acidentes.

 

8. Limites de velocidade

Se atentar aos limites de velocidade de cada via é de suma importância para evitar acidentes. Ao dirigir a 100 km/h em uma via onde o limite é 80 km/h, você não estará apenas se colocando em risco, como também as outras pessoas que estão dirigindo. Você acaba causando uma condição adversa para si mesmo e para os outros.

Além do risco de acidentes e de morte, a ultrapassagem dos limites de velocidade é uma das infrações mais cometidas pelos motoristas nas estradas, o que causa multas, prejuízo financeiro e transtornos.

 

9. Condições físicas do condutor

Uma das condições adversas mais ignoradas pelos condutores é também uma das mais importantes. Tenha sempre atenção a sua condição física antes de dirigir. Nosso corpo não é uma máquina, e precisa de alimentação, lazer e descanso para funcionar bem. Ao ignorar os sinais que nosso corpo nos dá, colocamos nossa vida e segurança pessoal em risco.

Fique de olho! Se alimente corretamente antes de dirigir. Durma a quantidade de horas suficientes e sempre descanse bem. Pegar o volante sem estar em condições físicas não é uma boa ideia. Não caia no velho conto de tomar medicamentos ou usar artifícios para ficar acordado ou atento.

Estas dicas de como reagir em condições adversas são indispensáveis para manter uma direção mais segura. Atente-se a elas e tenha uma viagem tranquila, segura e sem transtornos. Com todos esses cuidados em dia, sua equipe vai se tornar mais consciente ao volante e fazer uma viagem tranquila.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios