No Brasil, a cada sete minutos, uma pessoa é vítima de um acidente de trânsito. Isso, por dia, resulta em cerca de 80 pessoas mortas. Somos o quarto país com os piores números nesse quesito, atrás apenas da Nigéria, Índia e China, mas esses dois últimos são muito mais populosos que nós.
Com o objetivo de reduzir tais números e buscar um trânsito mais humano e seguro, diversos países do mundo estão aderindo à campanha Maio Amarelo.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) fez um levantamento, no ano de 2009, que mostrou que 1,3 milhão de pessoas foram vítimas fatais de acidentes de trânsito ao redor do mundo. O mesmo estudo, considerando o aumento de acidentes, projetou 2,4 milhões para o ano de 2030.
Baseada nisso, foi criada a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, com o objetivo de evitar pelo menos 5 milhões de mortes em dez anos. Como parte de tais ações, temos o Maio Amarelo, responsável por levantar discussões a fim de fazer a sociedade pensar sobre o tema. Com o assunto em debate e em destaque nas mídias, a chance de haver uma reflexão e de medidas serem tomadas aumenta e, assim, milhares de vidas são salvas.
O Brasil tem mais de 10 milhões de veículos de frota envolvidos em cerca de metade dos acidentes fatais nas nossas vias. Considerando esses dados, conseguimos perceber o impacto que um gestor de frotas pode ter, e quantas vidas ele pode salvar com sua atuação, ao implementar uma mobilidade inteligente.
Por isso, listamos aqui algumas ações que você pode tomar para ajudar nessa campanha.
Isso é válido tanto para a saúde física quanto a mental. Incentive hábitos saudáveis para que seus motoristas tenham melhor sono e alimentação. Paradas regulares para descanso são muito importantes. Além disso, promova exames periódicos buscando prevenir ou fazer tratamentos precoces de quaisquer problemas.
Essa medida é fundamental para manter a segurança, tanto do condutor quanto dos motoristas ao redor dele. Uma frota otimizada, além de salvar vidas, reduz custos de manutenção e evita acidentes por falhas mecânicas.
Toda pessoa, em qualquer função que esteja, tende a se acomodar e realizar seu trabalho de maneira mecânica. Ao aplicar treinamentos, você mantém o senso de segurança ativo na mente do motorista. Atualmente, uma ótima opção para aplicar tal medida são os treinamentos online.
Praticar a direção defensiva é uma das atitudes que mais contribui para um trânsito seguro. Você pode promover treinamentos relembrando esses conceitos ou simplesmente trabalhá-los como comunicação, enviando peças sobre o tema para o WhatsApp dos seus motoristas.
Reconhecer boas práticas também é uma excelente forma de incentivar pelo exemplo. Promova o compartilhamento e dê premiações para quem seguir modos eficazes e seguros na condução do veículo.
Lembre que, no trânsito, amarelo significa atenção. Por isso, faça parte da campanha Maio Amarelo, aplicando as dicas citadas e compartilhando conteúdos sobre direção segura. Pequenas atitudes podem salvar muitas vidas.
Que tal assinar a nossa newsletter e seguir a gente no Linkedin e no Facebook para descobrir mais dicas e novidades? Não fique de fora!