5 dicas para garantir segurança no trânsito

original-7a931e6e09c9d1ce3797a4088a8132a0-780x450

Você sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países com mais vítimas por acidentes de trânsito do mundo? Tendo em vista os dados alarmantes, torna-se necessário conscientizar os condutores a adotarem práticas de segurança no trânsito. Para isso, reunimos, neste artigo, as informações mais pertinentes a respeito do tema.

A seguir, você entenderá quais são as principais causas dos acidentes nas estradas brasileiras e conhecerá dicas importantes para deixar o cotidiano dos seus motoristas mais seguro. Acompanhe!

Quais são as principais causas dos acidentes de trânsito no Brasil?

Para além da alarmante posição que ocupamos no ranking da OMS, também é importante ressaltar o estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviações. Ele apontou as principais causas de mortes nas estradas do Brasil registradas no período entre 2007 e 2016.

Dentre os casos, 30,3% das mortes foram causadas por desrespeito às leis, e 23,4% provocadas pela desatenção ao volante. Juntos, esses números já representam mais de 50% dos resultados fatais da imprudência no trânsito. Além dessas, outras causas podem ser analisadas no portal do Ministério de Infraestrutura do Governo Federal.

Quais medidas podem ser tomadas para reduzi-las?

Após assimilar essas estatísticas, fica mais evidente o impacto positivo que pode ser gerado pela mudança de postura no trânsito. Observar e obedecer às leis de trânsito são medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença no dia a dia de um condutor. Por isso, não hesite em incentivar seus funcionários a seguir essas diretrizes.

Reunimos, a seguir, 5 dicas importantes para propagar a segurança no trânsito e auxiliar a sua empresa a repassar essas informações aos seus funcionários. Confira!

1. Conduza de maneira paciente

Não é indicado conduzir em estado de estresse, ansiedade ou raiva, por exemplo, sobretudo se isso estiver relacionado aos prazos da sua operação. Afinal, os preceitos da condução defensiva devem ser colocados em prática para garantir um deslocamento seguro e, consequentemente, uma entrega pontual. Alguns deles são:

  • sinalizar toda intenção de direcionamento, comunicando os demais motoristas das suas ações com antecedência;
  • respeitar os limites da via, bem como o espaço dos demais condutores;
  • ser gentil nas mudanças de decisão e tolerante com os inconsequentes;
  • ultrapassar única e exclusivamente em trechos permitidos.

2. Inspecione o veículo antes de viajar

Caminhão com manutenções atrasadas são uma bomba-relógio! Por isso, você precisa se assegurar de que a máquina tenha plenas condições de rodar, a fim de garantir tanto a sua segurança quanto a daqueles que compartilharão as rodovias com você.

3. Estacione apenas em locais apropriados

O cotidiano de um profissional que vive na estrada pode ser repleto de situações inesperadas. Mas é fundamental que você evite parar o caminhão em meio às vias, porque esse tipo de prática é prejudicial de duas maneiras: aumenta o risco de uma colisão inesperada e a probabilidade de ocorrer uma ação criminosa contra o motorista e sua carga.

4. Priorize as rotas conhecidas ou previamente planejadas

Atenha-se às rotas que você conhece as condições das estradas, do fluxo de automóveis e das paradas, por exemplo. No caso das empresas que contam com sistemas de monitoramento e otimização de rotas, o funcionário que violar esse critério ainda deverá prestar esclarecimentos ao seu chefe.

5. Não ignore suas limitações físicas

Mesmo que os prazos para realizar as entregas sejam curtos, não se deve colocar vidas, empresas e operações em risco, para conseguir superar o tempo. O condutor precisa se assegurar de que tem condições para seguir viagem, parando para descansar sempre que necessário.

Afinal, ainda segundo o Ministério da Infraestrutura, o adormecimento ao volante, bem como a desatenção causada pela privação de sono são as principais responsáveis por 23,4% de todas as mortes causadas no trânsito brasileiro.

Em resumo, é muito importante nos espelharmos sempre nas estatísticas, como uma forma de avaliar o cenário do trânsito no Brasil e buscar as melhores soluções e medidas que devem ser tomadas pelos condutores.

Gostou deste artigo com dicas de segurança no trânsito? Então aproveite para se cadastrar em nossa ferramenta e se manter atualizado sobre o tema, assinando a nossa newsletter!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios