Dirigir com o pneu careca está entre um dos maiores erros dos motoristas inexperientes. Ao não prestar atenção na condição dos pneus, o condutor aumenta suas chances para acidentes de alto risco, o que é péssimo tanto para o automóvel quanto para os passageiros.
Um dos sinais mais claros das más condições dos pneus é seu aspecto visual, totalmente liso e sem friso. Além dessa característica, é comum sentir trepidações no volante e até mesmo dificuldade para encontrar aderência, mesmo em superfícies lisas. A dificuldade para frear também é outro sinal inegável de que os pneus precisam ser trocados.
Apesar desses sinais, muitas das vezes, os carros com pneu careca podem não apresentar um sintoma muito aparente durante a condução, especialmente em baixas velocidades. Por isso, é importante redobrar o cuidado para evitar acidentes.
Nesta postagem, falaremos sobre as 3 principais razões que demonstram bem o perigo de um pneu em más condições de uso. Se você tem interesse no assunto, sugerimos a leitura deste conteúdo até o final!
A perda de aderência na pista é um dos maiores problemas que um motorista pode enfrentar. Quando há a falta de tração com o asfalto, o condutor começa a “brigar” com o volante para manter o controle do carro, o que na maioria das vezes resulta em uma colisão.
Esse tipo de acidente severo dificilmente pode ser evitado com a “pura habilidade” de quem está dirigindo. Esse grande mito é perigoso e é preciso sempre ressaltar que o carro precisa ter seus componentes mecânicos em pleno funcionamento para conseguir desempenhar suas funções.
Note que os pneus são as únicas áreas do carro que estão em contato direto com o solo. Toda a transferência da força do motor e todas as outras estruturas do automóvel dependem de um pneu em boas condições para conseguir trazer segurança e conforto durante um passeio.
Se no seco há grandes perigos com a falta de aderência, na chuva os riscos praticamente dobram. A aquaplanagem — situação em que o veículo perde total aderência com a pista por conta de uma fina camada de água — pode acontecer com muito mais frequência e facilidade.
Os sulcos dos pneus tem uma função primordial: eles auxiliam as rodas a expelir a água da rua. Quando os pneus perdem a profundidade desses frisos, essa capacidade fica comprometida, o que praticamente inutiliza carro — em segurança — em pistas encharcadas.
Como muitos devem saber, a aquaplanagem pode ocasionar a perda de controle total do veículo, tanto de frenagem quanto de mudança de direção. Por isso, não deixe que esse caso aconteça com você e mantenha a manutenção do carro em dia. Ajude a manter o trânsito seguro.
Saiba que os pneus carecas também são mais suscetíveis a furos, rasgos e outros danos que podem ocorrer com o uso normal do veículo. Com a perda das camadas mais externas da borracha, as paredes e a superfície de contato se tornam mais frágeis, o que pode ser muito perigoso para o condutor, especialmente em altas velocidades.
O ideal é que o motorista sempre avalie as condições do seu carro para poder rodar com tranquilidade e segurança. Andar com pneu careca é extremamente perigoso, por essa razão, evite essa circunstância a todo custo e previna-se com relação à troca dos pneus de forma regular. Na pior das hipóteses, aposte em pneus recapados para, pelo menos, minimizar os riscos que mencionamos até aqui.
Gostou da postagem? Comente abaixo sua opinião e experiência com o assunto — estamos ansiosos para saber o que você pensa a respeito!