As melhores dicas sobre recapagem de pneus

Sem Parar Empresas: As melhores dicas sobre recapagem de pneus

A vida útil dos pneus depende de fatores diversos, especialmente dos hábitos do dono do veículo e dos seus cuidados em relação a ele. Calibrar, balancear, alinhar e evitar práticas negativas ao volante são formas de diminuir os desgastes, promovendo uma gestão de pneus efetiva.

A recapagem é uma técnica muito usada pelos motoristas para aproveitar por mais tempo os pneus de seu veículo. Mas será que é uma atitude eficaz e segura de verdade? É sobre esse assunto que vamos falar neste artigo. Saiba mais sobre recapagem de pneus!

O que é recapagem de pneus?

Trata-se de um procedimento realizado no mundo todo que substitui a borracha da banda de rodagem, gerando muita economia para o dono do veículo, seja uma empresa, seja uma pessoa física.

Ela apareceu devido à possibilidade de reaproveitar com segurança a carcaça dos pneus, que são fabricados com estrutura para receber diferentes recapagens. Caso a carcaça esteja em bom estado, o produto pode receber mais de um recapeamento.

Como fazer?

Para fazer a recapagem de pneus, há algumas etapas que vamos resumir:

  • limpeza: o pneu é limpo para que não haja contaminação;
  • inspeção inicial: os técnicos analisam as carcaças para se certificar de que estão realmente em bom estado e são passíveis de reforma;
  • raspagem: os profissionais retiram o desenho de fábrica e raspam o pneu, fazendo o ajuste da carcaça com precisão a fim de de assegurar uma rodagem uniforme e proporcional;
  • análise da carcaça: usando equipamentos avançados, os profissionais analisam se existe algum problema na estrutura;
  • conserto: se o pneu estiver danificado, ele será primeiramente reparado para evitar riscos ao motorista;
  • aplicação de bandas: uma faixa adesiva, o coxim, é colocada na banda que foi raspada e, juntas, são aplicadas no pneu.

Há dois tipos de recapagem de pneus:

  • a quente: é usado o camelback, uma banda de rodagem crua que, ao ser colocada no pneu, dá origem a um desenho depois de submetida a um molde com temperatura de 150º C;
  • a frio: é usado um pneu pré-moldado com um desenho e aplica-se uma cola no lado oposto àquele em que será aplicada a banda de rodagem nova (a banda e a carcaça se fundem a uma temperatura aproximada de 110º C).

Os profissionais especializados é que vão orientar sobre a aplicação do desenho mais adequado da banda de rodagem, o que também depende do eixo, se é livre ou de tração.

Quanto custa?

A recapagem pode gerar entre 70% a 80% de economia quando comparamos com a compra de um pneu novo. Ela reduz os custos de manutenção, o que é outra vantagem relacionada à economia. Em geral, o processo custa cerca de um terço do preço de um pneu novo e oferece um desempenho semelhante.

Quantas recapagens um pneu suporta?

Finalmente, a quantidade de recapagens suportadas por um pneu varia conforme as condições de uso e de manutenção da pressão dos pneus. Depende ainda do tipo de aplicação que será adotado. A pressão está relacionada à calibragem — por isso, vale a pena conferir algumas dicas para calibragem dos pneus.

Levando em conta as condições das rodovias brasileiras e as boas práticas de manutenção do dono do veículo (balanceamento, alinhamento etc.), a quantidade máxima é, aproximadamente, de duas recapagens. Em alguns casos, o mesmo pneu suporta até três com segurança.

A prática da recapagem de pneus é valiosa para os veículos, mas não pode comprometer a segurança do motorista e de terceiros. É importante que a oficina mecânica tenha certificação do Inmetro para realizar esse procedimento.

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