Os processos logísticos estão na base das operações empresariais. Não só o transporte, como também, outras atividades compõem esse conjunto que viabiliza o funcionamento da maioria dos negócios.
Afinal, sem receber insumos ou entregar produtos, não há atividade econômica, não é mesmo? Mais que isso, os fluxos de trabalho internos fazem parte dessa cadeia que movimenta, ainda, informações e dinheiro.
Diante de sua abrangência e impacto, é preciso otimizar os processos logísticos, certo? Veja, a seguir, seus 5 principais exemplos e como fazer melhorias neles!
Processos logísticos são atividades de gestão e operação que visam a movimentar os elementos necessários para o funcionamento de toda a cadeia econômica. Desde obter as matérias-primas até entregar para o cliente, todas as ações que compõem os fluxos monetários, informacionais e físicos para formar o mercado de consumo fazem parte disso.
Tais processos viabilizam o funcionamento de todos os tipos de negócios, seja pelo recebimento de insumos ou mercadorias, seja pela entrega da produção aos clientes. Assim, não é possível eliminar essas atividades.
Entretanto, para que a empresa se mantenha competitiva frente a concorrência, é preciso aprimorá-las, a fim de garantir seu melhor e mais fácil andamento, bem como a redução dos custos envolvidos. Esse aperfeiçoamento é muito vantajoso, já que permite:
Os processos logísticos incluem atividades externas e internas das empresas. Veja, a seguir, quais são os 5 principais!
Receber insumos e mercadorias é uma atividade cotidiana em indústrias, centros de distribuição ou comércios. Isso inclui desde a conferência da qualidade e da quantidade até a emissão dos registros fiscais pertinentes, passando pela guarda dos itens.
Tanto para a guarda dos produtos quanto para sua reorganização, uso ou entrega, as cargas precisam ser movidas dentro do estoque ou centro de distribuição. Nessa tarefa, é fundamental garantir o manuseio adequado para que não haja:
Outro aspecto relevante sobre a guarda dos itens é a forma como são armazenados. A adequação das instalações aos produtos ou insumos e a facilidade de localização são ações que demandam organização e planejamento.
O transporte começa pelo planejamento do itinerário, que impacta os demais cuidados necessários. Entre eles, a organização das cargas no veículo com o objetivo de aproveitar melhor o espaço e facilitar o processo de entrega.
Para agilizar ainda mais os processos logísticos de transporte e entrega, a separação dos itens é uma atividade central. Assegurar-se de que as quantidades ou variedades estão corretas, bem como embalagens e documentos fiscais, evita problemas quando a carga chegar ao destino final.
Os processos logísticos abrangem um grande conjunto de atividades que devem ser realizadas com agilidade, eficiência e precisão. Caso contrário, efeitos negativos serão sentidos na empresa e na cadeia de suprimentos envolvida.
As melhores maneiras de evitar isso e otimizar tais ações são:
Além desses cuidados, outro modo de otimizar os processos logísticos é investir em ferramentas, como:
Sem processos logísticos bem estruturados, com as melhores práticas e ferramentas, as empresas perdem competitividade. Assim, investir em otimizar essas atividades é uma necessidade de todos os negócios.