Logística inbound e outbound: entenda as diferenças

Sem Parar empresas: Logística inbound e outbound: entenda as diferenças

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. Porém, o que fazer para enfrentar essa realidade? Oferecer o melhor trabalho, é claro! Contudo, para chegar lá, é fundamental contar com muita disciplina e organização. Nesse cenário, entender conceitos como logística inbound (de dentro) e logística outbound (de fora) ajuda o gestor a se preparar para o enfrentamento da concorrência.

Mas o que isso significa na prática? Como elas contribuem para o dia a dia do negócio? É justamente sobre isso que falaremos neste post. Quer saber mais? Então venha com a gente!

O que é a logística?

Antes de se enveredar pela logística inbound, é bom saber — ou se recordar — sobre a logística em si. A logística de uma empresa são todos os padrões e modos adotados para executar as tarefas e garantir que o objetivo seja alcançado.

Pode ser que a meta seja entregar um produto ou prestar um serviço de excelência. Não importa! Assim, tudo que envolver a rotina de trabalho de um modo estratégico é logística.

Mas não é só isso: existem vários tipos de logística, que vão além da logística inbound e outbound. Dessa forma, podemos citar como exemplos a logística verde e reversa, a logística operacional e a logística integrada. Ou seja, para ser um bom gestor de frota nos próximos anos, reveja essas e outras teorias. Assim, ficará mais fácil acompanhar as tendências do meio corporativo.

O que é a logística inbound?

A logística inbound abrange as tarefas que ocorrem dentro das instalações da empresa, incluindo depósitos, estacionamentos, filiais, centros de apoio etc. Em geral, ela serve para organizar e rodar com excelência as atividades que vão dar suporte à produção ou ao serviço executado.

Assim, se estamos falando de uma transportadora de alimentos, a logística inbound é aquela que ocorre no interior da mesma. Nesse caso, fariam parte dela a manutenção dos veículos, o recebimento dos pedidos de viagem, a regularização dos documentos dos automóveis e por aí vai.

Diante disso, uma companhia que deseja aumentar a produtividade terá de mexer na logística inbound, deixando-a redondinha. Com esse investimento, será possível abrir caminho concreto para um avanço sem obstáculos.

O que é a logística outbound?

Como o próprio nome sugere, a logística outbound significa as atividades que acontecem do lado de fora do negócio. Desse modo, vamos imaginar a mesma transportadora. Nesse caso, podemos citar como parte dessa vertente a entrega das mercadorias no prazo e nas devidas condições de temperatura e armazenagem.

Muitas vezes, não é possível fazer um trajeto direto até o endereço de um cliente. Por essa razão, é preciso criar um cronograma de aproveitamento inteligente de rotas, fazendo a devida gestão do tempo. Essas operações precisam de supervisão, padrão e disciplina. Do contrário, o esforço realizado lá na logística inbound será em vão.

Quais as diferenças entre logística inbound e outbound?

Nas últimas décadas, o mundo corporativo passou a atuar com mais volume de trabalho, de clientes, de produtos etc. Como consequência, as operações envolvidas se multiplicaram, o que exige logística inbound e outbound integradas.

Não raro, é preciso incluir também outras modalidades, como a logística sustentável, que foca na redução do desperdício e no aproveitamento máximo de recursos. Nesse cenário, o ideal é contar com sistemas estruturados dentro e fora do negócio.

Por tudo isso, é bom conhecer as diferenças entre as duas metodologias, bem como os pontos nos quais elas se complementam. Veja o resumo a seguir.

Rotas

Na logística inbound, os trajetos controlados são os que têm como destino a própria empresa. Por sua vez, a logística outbound deve controlar os deslocamentos que saem da companhia em direção aos clientes, centros de distribuição e pontos de apoio.

Preocupações

Na logística outbound, as maiores preocupações são o tempo das viagens, o valor gasto com combustível e pedágio durante os trajetos e encontrar as estradas mais seguras. Por sua vez, na logística inbound, os índices ligados à gestão do estoque são os que mais causam dor de cabeça.

Nesse caso, vamos continuar com o mesmo exemplo. Quais seriam aos maiores alvos de inbound? Podemos destacar o combustível, a reposição de peças e pneus, o material para higienizar os caminhões, as manutenções preventivas, entre outras medidas internas.

Como você notou, a logística inbound anda de mãos dadas com a logística outbound. Assim, saiba que ambas fazem parte do trabalho corporativo e influenciam na satisfação do cliente.

E você? Está fazendo as duas operações direitinho? Gostaria de receber mais conteúdo sobre o universo empresarial? Então assine a nossa newsletter! Também temos muita coisa interessante no Facebook e no LinkedIn!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios