Estabelecer um roteiro inteligente de visitas pode fazer a diferença nos resultados de profissionais autônomos que precisam se deslocar para fechar negócios. Essa é a realidade dos Microempreendedores Individuais (MEIs), como revendedores de cosméticos, consultores imobiliários, advogados, representantes comerciais, entre outros.
A visita comercial é uma etapa fundamental para manter um bom relacionamento e, é claro, concretizar vendas. Por isso, trouxemos dicas para encantar clientes no atendimento.
Encantando na visita comercial
Demonstrar profissionalismo, conhecer as necessidades dos consumidores e entender tudo sobre o produto ou serviço oferecido são aspectos fundamentais para qualquer empreendedor, independente do nicho ou setor de atuação.
Para conquistar a confiança e encantar os clientes, existem diversas boas práticas que podem ajudar e muito na visita comercial. Por isso, o MEI precisa estar atento a aspectos como:
- Fazer uma preparação antecipada antes da visita;
- Cuidar da aparência, postura e aspectos visuais;
- Demonstrar conhecimento, segurança e expertise no seu segmento;
- Escutar atentamente e dar espaço para que o cliente informe suas necessidades e expectativas;
- Ser empático ao entender suas preocupações e necessidades;
- Ter transparência e honestidade para não prometer além do que pode cumprir;
- Apresentar cases de sucesso ou exemplos práticos que ajudem os clientes a entenderem os reais benefícios dos seus produtos e serviços;
- Agradecer pela oportunidade e tempo dedicados, mostrando seu apreço e compromisso com a satisfação do seu consumidor.
Os gastos das visitas comerciais
Os deslocamentos são fundamentais para o negócio, mas é importante entender os gastos que eles representam. Aliás, devido a essa necessidade, torna-se fundamental investir no veículo utilizado para as visitas comerciais, entre outros aspectos.
Entre os principais pontos para observar de perto, estão:
- Combustível: esse é um dos principais fatores que impactam nos custos das visitas comerciais. Por isso, não deixe de registrar e controlar informações como consumo médio e a variação dos preços do combustível.
- Manutenção: é indispensável para garantir a segurança e eficiência do veículo. Isso inclui as revisões periódicas, troca de óleo, checagem dos pneus, freios etc.
- Estacionamento: em áreas urbanas, há a necessidade de pagar estacionamento, que também deve ter seu valor incluído nos gastos.
- Seguro: esse custo fixo deve ser considerado também na hora de fazer o cálculo das visitas.
- Financiamento: se o veículo utilizado for financiado, as parcelas desse investimento devem ser contabilizadas também.
- Pedágios: em distâncias maiores, é necessário considerar também o pagamento dos pedágios no planejamento das suas visitas.
Como roteirizar o trajeto da visita comercial estrategicamente?
Depois de elencar todos os gastos listados acima, chegou a hora de criar uma rota estratégica, que otimize ao máximo os seus recursos. Para isso, algumas dicas podem te ajudar a criar um trajeto mais econômico.
- Agrupe as visitas por proximidade
O CEP pode ser a maneira mais lógica e eficaz para organizar a agenda e minimizar a distância entre os compromissos, otimizando seu tempo de deslocamento e, é claro, os custos.
- Use a tecnologia a seu favor
Aplicativos e softwares de roteirização são verdadeiros aliados no momento de otimizar o trajeto, levando em conta a distância, o tráfego e as agendas.
- Veículo vinculado ao CNPJ
Assim como é importante separar as despesas pessoais daquelas do seu negócio, também é importante que o carro de trabalho esteja inscrito no CNPJ da empresa (MEI). Com isso, é possível aproveitar benefícios fiscais e deduções de impostos relacionados aos gastos com o automóvel.
Outro ponto é tentar fazer uma programação fora do horário de pico, evitando congestionamentos e gastos excessivos. Também é importante considerar as preferências dos seus clientes. Se você atende restaurantes, por exemplo, será difícil seus compradores te receberem no horário do almoço ou jantar.
A tag pedágio para MEI oferece inúmeras vantagens, como comodidade, descontos e centralização dos gastos. Tudo isso somado à praticidade em passar em pedágios e estacionamentos sem a necessidade de parar na cabine de cobrança. Assim, a visita comercial ganha uma solução que facilita na gestão de gastos e gera economia significativa de tempo para quem está constantemente com o pé na estrada.
Ao seguir essas dicas e estratégias, os Microempreendedores Individuais (MEIs) podem roteirizar suas visitas comerciais de forma mais eficiente, controlando os custos e maximizando a eficiência operacional desse momento tão importante para o fechamento de negócios.
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Encante em cada visita comercial!
Um bom planejamento é essencial não apenas para encantar seus clientes, mas também para economizar durante as visitas comerciais. Com isso, o MEI pode obter cada vez melhores resultados e expandir seus negócios. Ao conhecer mais sobre soluções que potencializam as boas práticas, você pode unir eficiência e satisfação do cliente.