Mercados competitivos, como o comércio, exigem aprimoração constante. E um dos pontos que mais passa por otimizações, sem dúvidas, é o serviço de entrega. Afinal, agilidade é uma das chaves para satisfazer clientes e se destacar da concorrência, principalmente em tempos de compras online.
Já parou para pensar o que faz um serviço de entrega mais eficiente do que outros? Explicamos os segredos para isso a seguir.
As entregas são cada vez mais importantes para o comércio, principalmente depois do impulso dado pela pandemia de COVID-19. Mesmo quem não era adepto a fazer compras sem sair de casa precisou adotar esse tipo de solução. Prova disso é que o número de usuários de apps de delivery cresceu de 30,4% para 54,8% entre 2019 e 2021 (dados CNDL e SPC Brasil). Nesse mesmo período, as vendas pela internet cresceram 27%, atingindo R$161 bi, segundo a Neotrust.
E é uma tendência que veio para ficar. Tanto é que mesmo com o retorno às atividades presenciais, o comércio eletrônico segue crescendo, atingindo o recorde de R$185,7 bilhões em 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E esse número se reflete também em uma demanda cada vez maior dos serviços de entrega, afinal, os produtos precisam chegar aos clientes, não é mesmo?
Nesse cenário em que todos querem receber suas compras em casa, desde comida e remédios até os últimos lançamentos em eletrônicos, quem quer alcançar mais clientes e ter melhores resultados precisa investir em transporte de qualidade. É o caso de diversos negócios, como mercados, padarias, farmácias e produtos do segmento pet, que têm na logística um aliado importante para expandir suas atividades e oferecer mais comodidade ao público.
Um dos passos mais importantes na jornada é possuir uma frota adequada às necessidades do estabelecimento. Isso diz respeito ao número e tipo de veículos, mas também a uma boa administração e cuidados importantes que ajudam a prestar um serviço de qualidade e manter uma operação saudável.
A seguir, elencamos ideias que podem ajudar nesse desafio:
A tecnologia representa uma virada de chave em termos de eficiência para o serviço de entrega. E não é apenas uma questão de acompanhar as tendências, mas sim de garantir uma experiência impactante para clientes e obter resultados cada vez melhores.
Pensando nisso, separamos as 4 principais ferramentas que fazem toda a diferença:
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Assim como a sua operação precisa ser afiada para vender bem, os veículos de entrega também precisam estar em ótimas condições para garantir um funcionamento eficaz. Manutenção regular, conformidade com a legislação e treinamento adequado para os motoristas são apenas algumas das medidas que podem ajudar a manter sua frota em operação maximizada.
Não deixe de aprofundar mais nesse assunto, pois pode trazer os insights que você precisa para evoluir seu negócio. Explore as possibilidades oferecidas pela tecnologia e descubra estratégias para melhorar seus serviços de entrega.