Não é novidade para ninguém que motoristas cansados acabam representando um dos grandes perigos da estrada, colocando em risco não apenas sua própria integridade física, como também a segurança de outros condutores e pedestres. Pensando nisso, resolvemos preparar um post mostrando como combater o sono no volante.
Felizmente, é possível minimizar consideravelmente as chances de acidentes e outros problemas por meio de algumas atitudes simples, que vão desde ações voltadas para ter um pouco mais de disposição no trajeto até a otimização de rotas. Continue a leitura e descubra como fazer isso.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre os motivos que levam a sentirmos sono no volante, uma vez que é uma situação absolutamente comum nas estradas de todo o mundo. Uma das causas para isso, sem sombra de dúvidas, é a rotina estressante dos dias de hoje, que não permite um descanso adequado à noite e pode cobrar o seu preço nos piores momentos.
Além disso, há uma questão fisiológica, que depende da hora em que resolvemos viajar. O corpo humano é sensível às alterações no relógio biológico, o que faz com que sensações de cansaço ou sonolência sejam mais recorrentes depois do almoço ou na madrugada, por exemplo. Por isso, é preciso ter atenção redobrada nesses períodos.
No Brasil, as condições da estrada não costumam ser das melhores. Por isso, um pequeno descuido ou desatenção pode trazer sérias implicações, especialmente em áreas sem acostamento, divisórias na pista e sinalização. Tenha em mente que uma rápida “cochilada” de três segundos a 100 km/h é sinônimo de rodar cerca de 100 metros sem o controle do veículo.
Como se isso não bastasse, o motorista cansado fica mais propenso a reagir de formas inadequadas a qualquer imprevisto, comportando-se de maneira brusca ou mais perigosa. Por isso, você deve ficar atento aos sinais, parando sempre que sentir peso nas pálpebras, cabeça pesada, perda de atenção, bocejos frequentes e assim por diante.
A dica mais importante para combater o sono no volante é dormir bem na noite anterior, pois isso recupera o organismo do cansaço da rotina e traz mais energia para enfrentar o trajeto. Além disso, algumas marcas de caminhões mais modernas já contam com dispositivos nesse sentido, com alertas e sensores de fadiga.
Outra estratégia muito utilizada por motoristas experientes é a de definir alguns pontos de parada, nos quais você pode tomar um café ou fazer um pequeno lanche de tempos em tempos. Caso você note que está com sinais claros de que precisa descansar, não hesite em tirar um cochilo e colocar o despertador para cerca de 15 ou 20 minutos.
Como você pôde ver, combater o sono no volante é possível e depende de uma série de atitudes estratégicas por parte do motorista!
Gostou de aprender como combater o sono no volante? Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e aproveite para assinar também nosso Blog