Em um cenário cada vez mais competitivo, é importante para qualquer empresa conhecer o comportamento do consumidor, principalmente empresas de commodities, em que os produtos são vistos pelos clientes como de necessidade básica e sem diferenciação. Por isso, traçar estratégias inteligentes é fundamental para prosperar.
Postos de gasolina se encaixam nesse contexto, servindo aos clientes apenas em momentos de conveniência. Entretanto, a aplicação da metodologia do sucesso do cliente pode ajudar a valorizar a sua empresa, fidelizando clientes recorrentes e ainda conquistando novos. Saiba o que você pode fazer para aproveitar essa ideia!
É uma metodologia empresarial que tem como objetivo desenvolver ações para manter seus clientes por mais tempo e, consequentemente, gerando mais receitas recorrentes.
Aplicar o sucesso do cliente consiste em fazer com que seus clientes alcancem os resultados desejados a partir dos pontos de interação com a sua empresa. Isso significa que você deve incrementar seu negócio com alguns benefícios que façam o cliente perceber sua empresa como ponto-chave para as realizações dele.
Buscar maneiras estratégicas para garantir o sucesso da clientela é fundamental para oferecer diferenciais exclusivos no seu posto, a fim de superar a concorrência e garantir indicações. Ao providenciar boas práticas e serviços com foco no público consumidor, você tem a chance de abraçar oportunidades únicas e constantes para manter seu estabelecimento sempre em destaque na sua região.
O posto de gasolina é um estabelecimento que lida com muitos desafios, como a alta variação dos preços e a grande rotatividade de clientes. Ainda assim, existem várias oportunidades de aplicar o sucesso do cliente.
O primeiro passo é internalizar que você precisa entregar mais do que o cliente espera. Não basta ser um vendedor de combustível, é preciso ser um serviço de facilitação para motoristas. Vamos falar sobre alguns pontos que você pode trabalhar.
Sua equipe precisa ser solícita e demonstrar preocupação com o bem-estar do motorista e com o estado do veículo. Ter um calibrador anexo à bomba de combustível e já oferecer reposição de água, conferência de nível do óleo e calibragem de pneus durante o abastecimento são diferenciais.
Seu cliente ficará feliz ao perceber que não precisa descer do carro, se deslocar, se sujar ou gastar tempo com essas tarefas.
Oferecer vantagens de fidelidade é uma boa alternativa para manter a estima e a recorrência dos seus clientes. Busque oferecer vantagens na compra de combustível ou em serviços adicionais, como trocas de óleo, lavagem e aspiração. Outra alternativa é associar benefícios da fidelidade com a loja de conveniência.
Frotas representam um grande potencial de clientes recorrentes e que podem representar uma receita certa para o seu posto. Dessa forma, ter uma parceira voltada a esse público pode fazer toda a diferença.
A Sem Parar Empresas, por exemplo, oferece soluções de Cartão Combustível e de controle de Abastecimento inteligente e automático, eliminando desvios de rotas e extravios de combustível. Percebeu como você pode contribuir para o sucesso do seu cliente?
Ter uma marca destacada na região é um desafio e tanto para proprietários de postos de gasolina, mas extremamente importante para aumentar a cartela de clientes. Portanto, executar abordagens de marketing e realizar uma comunicação eficiente com os consumidores são práticas vitais no segmento.
No posto, utilize letreiros de LED para divulgar promoções. Utilize as redes sociais e canais de contato digitais (e-mail, WhatsApp e redes sociais) para impulsionar as interações comerciais, a fim de fazer o seu cliente lembrar do seu posto primeiro.
Além disso, ações convencionais também são úteis. Se o seu estabelecimento estiver na estrada, por exemplo, atraia visitantes ao longo da via colocando placas sobre serviços e ofertas e a distância até o posto. Assim, as pessoas ficarão atentas para encontrarem o que precisam, deixando de frequentar a concorrência que não, necessariamente, oferece o que elas procuram.
Contar com uma boa precificação é uma maneira de ganhar destaque, mas é preciso considerar os preços praticados pelos concorrentes. Para isso, é recomendado acompanhar os valores da região com frequência, a fim de se posicionar frente às movimentações dos seus rivais de mercado, ajustando o preço dos combustíveis e serviços de acordo com a necessidade. Essa técnica potencializa os resultados, pois garante que você pratique uma precificação estratégica.
Tente sempre oferecer o litro da gasolina cerca de 10 centavos a menos do que seus concorrentes para chamar a atenção dos motoristas e lucrar um pouco mais.
Quer ter um bom time de funcionários? Promova novos treinamentos sobre diversos serviços e demandas, como fidelização de clientes, finanças, mecânica de veículos, técnicas de vendas, trabalho em equipe, entre outros. Outra recomendação é estabelecer um ambiente de trabalho saudável e um bom clima organizacional entre os colaboradores.
Os indicadores são números que contribuem para que o posto analise seus resultados comerciais. Conheça as métricas que você precisa levantar para fazer um acompanhamento mais apurado sobre o sucesso do seu estabelecimento.
Analisa a média de gastos dos clientes no seu posto e as melhores práticas para aumentar o faturamento.
TM = faturamento bruto período / número total de vendas
Se você investe em melhorias no prédio, treinamentos para funcionário, compras de novos equipamentos, ações de marketing, então o cálculo do ROI é essencial para a gestão do seu negócio.
ROI = (retorno obtido – investimento feito) / investimento feito
Para captar cada cliente existe uma quantia investida. Você sabe o quanto investe por pessoa que compra de você? Se não, esse é outro indicador relevante para o seu negócio. Com o CAC, você monitora seus investimentos e avalia os resultados obtidos com suas estratégias de sucesso do cliente.
CAC = investimentos em marketing e vendas / total de clientes adquiridos
Follow-up é uma técnica que acompanha os consumidores durante a jornada comercial. Tal abordagem atua como um cronograma de contatos com os clientes para saber em quais pontos eles estão mais propícios a fechar negócio ou desistir da compra. O objetivo do follow-up é garantir a conversão e atender às expectativas do público.
Segmentar clientes é a melhor forma de tornar os atendimentos mais precisos e satisfatórios, aumentando as chances de fidelização. Afinal, o público consumidor de um posto de gasolina é bastante eclético, como motoristas de carros de passeio, caminhoneiros, turistas, entre outros. Saber como abordar cada perfil é essencial para oferecer produtos e serviços de qualidade com alto grau de satisfação.
Com as dicas sobre sucesso do cliente, você tem a chance de aprimorar os resultados comerciais do seu posto de gasolina. O segredo está em superar os desafios de satisfazer os clientes, que é priorizar suas demandas e necessidades e alinhá-las com a jornada comercial do estabelecimento.
O cliente deve entender que o seu posto é um facilitador e que, utilizando os seus serviços, ele tem mais a ganhar que em outros estabelecimentos. Assim, você garante o círculo virtuoso do sucesso do cliente.