Você sabe para que serve um cartão frete? Conheça as vantagens
Blog Sem Parar Empresas - 1.11.2022
O setor logístico é um segmento repleto de burocracias e detalhes. Isso não seria diferente em uma das etapas mais importantes dessa cadeia produtiva: o pagamento. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo fundamental para o cotidiano da sua frota, apresentando a melhor solução para esse contexto: o cartão frete.
Nesta leitura, você acompanha as principais curiosidades sobre o tema, conhecendo um pouco mais sobre o surgimento do pagamento eletrônico e as suas vantagens. Além disso, também poderá conferir todas as funcionalidades do cartão frete, descobrindo como essa ferramenta pode agilizar a sua gestão.
Siga a leitura para acessar esses e outros conhecimentos sobre o assunto!
O Pagamento Eletrônico de Frete e as suas vantagens
Também conhecido como PEF, o Pagamento Eletrônico do Frete é, antes de tudo, uma solução legislativa que surgiu com a atualização da Lei º 11.442 de 2007. Por isso, caso a sua dúvida inicial seja “o cartão frete é permitido por lei?”, a resposta é afirmativa. É claro que para a funcionalidade ser assegurada pela lei, é importante estar atento a algumas questões.
No Artigo 128 da Lei citada, existem as resoluções e os moldes nos quais os contratantes devem pagar os seus colaboradores. Separamos as principais alterações para que você esteja a par das novidades. Veja:
- a lei aboliu a carta frete, por ser um dispositivo muito flexível e que facilitava abusos;
- substituindo a solução defasada, a lei determinou que os pagamentos seriam feitos por meio de crédito em conta bancária ou demais plataformas de pagamentos, devidamente supervisionadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Além das definições citadas acima, é necessário ter em mente que essa exigência só vale às seguintes categorias:
- Transportador Autônomo de Cargas;
- Cooperativas de Transporte de Cargas;
- Empresa de Transporte Rodoviário de Cargas com até três veículos.
Então, surgiram as empresas específicas para o PEF, garantindo soluções eletrônicas voltadas ao pagamento de várias despesas inerentes à operação logística, embutindo o pagamento de pedágios, serviços e abastecimentos em apenas um cartão. No fim das contas, essa lei representou um marco extremamente positivo para todo o segmento, entregando transparência ao setor.
As principais funcionalidades do cartão frete
Como apontamos acima, as empresas de PEF precisam se manter sob uma rígida supervisão da ANTT, respeitando alguns parâmetros básicos de operação e ética de mercado. Mas isso é o mínimo! Sendo assim, elencamos as principais funcionalidades presentes nas melhores soluções do segmento, entregando o máximo de controle ao gestor da frota. Acompanhe!
Programação
Essa é a maior vantagem de uma boa solução de PEF. Como destacamos ao longo do texto, esse cartão é capaz de absorver depósitos e realizar pagamentos de várias despesas inerentes à operação. Por isso, um bom cartão frete conta com a funcionalidade de categorizar os valores, delimitando o seu uso.
Agora, vamos a um exemplo! Como você sabe, as operações de frete costumam ser compostas por “três fatias”:
- pedágio, que corresponde a cerca de 10%;
- combustível, consumindo 45%;
- frete, também 45%.
É justamente aqui que entra a engenhosidade de uma boa solução, que permite que o contratante deposite essas três importâncias separadamente, carimbando no momento do depósito qual é a finalidade de cada valor. Com isso, o empregador tem a certeza de que a quantia do abastecimento será utilizada apenas para esse fim, evitando situações inconvenientes com os seus motoristas.
Antecipação
A mesma flexibilidade vista com o depósito do abastecimento do automóvel acontece aqui, na antecipação do pagamento para o prestador de serviço. Novamente, no momento do depósito, basta que o contratante rotule essa transação como referente à categoria “Frete” e, então, defina os valores:
- do adiantamento, que será imediatamente disponibilizado e com uso livre;
- da quitação, disponível após a finalização da operação de transporte.
Pedágio
Como em um efeito cascata, essa mesma funcionalidade inicial torna a aparecer na definição do valor destinado ao pedágio, bastando que o depositante categorize a quantia como um adiantamento de vale-pedágio. Com isso, apenas despesas dessa natureza serão descontadas desse montante.
Controle
No fim das contas, o gestor ainda pode acompanhar todas essas transações em tempo real, na mesma plataforma em que programou os parâmetros da viagem, configurou os eventos e especificou as quantias (adiantamentos, quitação, combustível e pedágio).
O funcionamento do cartão frete
Agora que você pôde entender o que é o PEF e quais são as funcionalidades pontuais da tecnologia, vale entender como o cartão frete é incluído na rotina da sua empresa. O primeiro passo é escolher uma empresa de confiança para oferecer o cartão frete aos motoristas.
Depois que a escolha foi feita, o transportador recebe o cartão e pode movimentar o valor da forma que preferir. Inclusive, a gestão do valor recebido pode ser facilitada pela empresa fornecedora do cartão. Um bom exemplo é a Sem Parar, que conta com a bandeira MasterCard e oferece um app próprio para amparar o usuário.
Como escolher um cartão frete
Percebeu como investir em um cartão frete é urgente e benéfico? Passamos agora para a próxima missão, que é encaminhar você para a empresa fornecedora de cartões ideal. É certo que existem algumas empresas no mercado oferecendo soluções de cartão frete para frotas, mas calma! Há alguns pontos que você pode considerar para pautar a sua decisão. Veja!
Facilidade de uso
Prefira um parceiro que ofereça um sistema intuitivo e fácil de usar, com integrações entre aplicativo de celular e o sistema de gestão da empresa. Busque uma solução que permita a integração das funcionalidades do cartão com os softwares de gestão do cliente (TMS / ERP), tornando a operação para o pagamento eletrônico de frete ainda mais ágil e eficiente.
Liberdade
Além disso, é importante que o cartão frete garanta maior autonomia ao motorista, ou seja, opte por uma solução que ofereça diversas opções de compras, saques e pagamentos. Observe, também, a bandeira do cartão, já que a partir da empresa escolhida, a experiência do usuário pode ser ainda mais benéfica.
Monitoramento
A solução ideal deve oferecer à logística da empresa o monitoramento dos valores gastos pelo motorista com relatórios gerenciais e acompanhamento das operações em tempo real.
Cobertura
Um dos principais fatores na escolha do cartão frete é a malha de cobertura de postos credenciados para abastecimento. Isso evita que o motorista fique à caça de um posto de combustível onde possa abastecer. Além da malha, é importante observar se a empresa que oferece o cartão frete também fornece descontos na rede credenciada.
Confiabilidade
Por fim, vale ressaltar a importância de contar com uma solução bem consolidada no mercado, até porque você não pode se dar ao luxo de ter ociosidade ou insatisfação moral na equipe da sua frota. Nesse contexto, nós sugerimos o serviço de referência entregue pela Rodocred Frete, aceito em quase dois milhões de estabelecimentos da rede MasterCard.
Reputação da empresa
Neste texto abordamos a tecnologia de cartão frete, mas a gente sabe que nem sempre é fácil escolher uma empresa fornecedora de serviços, seja qual for. Além de todos os pontos citados acima, é extremamente necessário observar a reputação da empresa dentro do seu segmento.
Converse com quem já contratou os serviços, busque informações em portais online para ler reviews de usuários anteriores e, é claro, converse com a equipe de atendimento. É de extrema importância que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas e que o diálogo se mantenha aberto!
Benefícios para empresa
É claro que não é só o usuário que acessa vantagens a partir do cartão frete, existem benefícios indiretos que o uso do cartão frete traz para a empresa e pontuamos os principais nos tópicos a seguir. Veja!
Vantagem competitiva
Com o uso do cartão frete é possível reduzir custos e agilizar as entregas. Com isso a empresa pode oferecer serviços mais ágeis e com custos melhores que a concorrência. O destaque na agilidade apoia a conquista de novos clientes e fideliza os antigos, certo?
Produtividade
Ao optar por uma solução de cartão frete a produtividade da frota tende a aumentar, já que é possível otimizar as rotas por caminhos mais curtos onde há postos credenciados e evitar que o motorista perca tempo em busca de um posto com melhor preço, mas que desvie da rota mais eficaz.
Segurança
Ao evitar que motorista trafegue com dinheiro em espécie para pagamentos a segurança dele próprio e da empresa fica garantida. Quando a perda ou furto do cartão frete, por exemplo, é possível bloquear em tempo hábil para evitar gastos indevidos por terceiros, ainda mais quando podemos contar com um app de gerenciamento do cartão.
Eficiência
Um dos maiores benefícios do cartão frete é possibilitar a gestão otimizada da frota, trazendo dados em tempo real sobre gastos, deslocamentos e outros itens que possibilitam maior agilidade na tomada de decisão.
Fidelidade
Com a maior eficiência nas entregas, o aumento de satisfação e fidelidade dos clientes aumenta. Isso garante entregas mais recorrentes e indicações da empresa para novos clientes.
Os impactos negativos de não adotar a tecnologia do cartão frete
Reconhecer as vantagens da transformação digital no dia a dia da empresa é um dos passos para reforçar quanto vale a pena confiar no cartão frete. A primeira questão é a redução de processos manuais, mas além disso, podemos citar a redução de erros e custos, o aumento da segurança e o ganho de vantagens competitivas.
Partindo desse raciocínio, não adotar a tecnologia do cartão frete é ignorar tantas vantagens para a sua empresa. Abalando o controle da gestão financeira e a satisfação dos motoristas colaboradores.
Como você pôde notar, o cartão frete é um grande aliado na logística e gestão de uma empresa. Essa tecnologia possui transparência, comodidade e agilidade para possibilitar melhores tomadas de decisão em frotas e a otimização dos processos.
Percebeu como a escolha de adotar um cartão frete é o primeiro passo para diversas melhorias? Vimos nessa leitura que a tecnologia é a chave para garantir redução nos custos, aumento de segurança nos procedimentos e um posicionamento competitivo no mercado de entregas.
Agora que você conhece as principais características do cartão frete, que tal entrar em contato com a Sem Parar Empresas e descobrir o que a melhor solução do mercado tem para oferecer à sua frota? A nossa equipe está à disposição para conversar e apresentar os nossos serviços, para isso basta acessar o nosso portal e solicitar um orçamento.
Gostou deste material e quer se manter a par das nossas novas produções? Aproveite também para assinar a nossa newsletter e curta as nossas páginas no Facebook e no LinkedIn!
Destaques
Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …