Carga fracionada: entenda o que é e como funciona o seu transporte

original-1bacccab20b7f7de4c9bfec924204730-780x450

Neste artigo, vamos abordar um dos grandes desafios do mercado de logística: a utilização mais eficiente da carga fracionada. Especialmente no cenário atual, em que o envio de itens individuais de pequeno porte para consumidores finais vem crescendo no Brasil, é essencial estar preparado para isso.

Vamos começar entendendo o que é carga fracionada. Siga em frente para saber mais!

O que é carga fracionada?

A carga fracionada é aquela que não ocupa todo o espaço nos caminhões de carga durante o transporte para outra localidade. Geralmente, esses itens são destinados a consumidores finais, e não a outras empresas.

Por exemplo, imagine que uma pessoa compre um sofá por meio de um e-commerce. O produto não ocupa todo o espaço em um caminhão. Dessa forma, outros itens — comprados por outros clientes, em outras lojas, mas destinados à mesma região — também podem ser transportados no mesmo veículo, com os custos de frete divididos entre todas as empresas que utilizam o serviço.

Como funciona o transporte de carga fracionada?

Pode parecer complicado estabelecer a logística para o transporte de carga fracionada, mas é mais simples do que as pessoas imaginam. Empresas especializadas no planejamento de rotas, no cálculo do espaço necessário para transporte da mercadoria e outros detalhamentos técnicos (que envolvem desde a quantidade de combustível até os prazos de entrega) deixam tudo pronto para os seus clientes.

O importante é confiar a sua carga a quem realmente entende do assunto e conta com a tecnologia necessária para planejar a melhor rota. Hoje em dia, já existem sistemas roteirizadores que rapidamente calculam o melhor percurso para cada tipo de carga, sem esquecer a data combinada com os clientes.

Quando optar por esse tipo de transporte de cargas?

Como mencionamos, esse tipo de transporte de cargas é feito, prioritariamente, quando uma empresa vende um produto para um cliente que é o consumidor final e adquire itens em pequenas quantidades. Afinal, a ideia por trás da carga fracionada é, justamente, aproveitar o espaço disponível em um caminhão para chegar de forma mais rápida, barata e ágil ao seu destino final.

No caso do transporte de cargas completas, que ocupam todo o caminhão — por exemplo, uma entrega de bebidas que saem do fabricante para um supermercado —, isso não é possível. Afinal, está sendo usado todo o espaço disponível no veículo para carregar os produtos. Repare que, nesse caso, estamos falando de um transporte de uma empresa para outra.

Quais são os desafios no transporte de carga fracionada?

O transporte de carga fracionada possibilita economia para os clientes e mais ganhos para quem atua na área de logística. Veja os principais desafios para estar sempre pronto para atender esse tipo de serviço.

Prazos mais curtos

Cada vez mais, a compra de produtos via internet vem se tornando popular em todo o mundo, e no Brasil não é diferente. E-commerces que prometem entregas no mesmo dia ou em até 24 horas vem ganhando a confiança dos clientes, que apreciam a comodidade de receber as suas compras em casa rapidamente e não precisar se preocupar com o trânsito.

O transporte de carga fracionada está totalmente inserido nesse mercado, que impõe exigências quanto à agilidade das entregas a um custo cada vez mais baixo. Encontrar alternativas para atender a essa demanda crescente é um dos principais desafios do segmento.

Roubo de cargas

A segurança nas estradas brasileiras ainda é um problema, apesar da redução percebida no roubo de cargas em 2019. Os prejuízos ficam na casa dos bilhões a cada ano no país, e podem ir além da perda da carga, inclusive com risco à vida de motoristas e entregadores. O monitoramento tanto dos produtos quanto das equipes é recomendado para garantir a sua segurança.

Monitoramento constante

Acompanhar o andamento das entregas com o apoio de sistemas de tecnologia especializados é a melhor forma de garantir a segurança tanto dos produtos quanto dos profissionais envolvidos no serviço. Já é possível investir em softwares que fazem o rastreamento de carga com bastante precisão.

Esperamos que tenha apreciado o artigo sobre carga fracionada e entendido um pouco mais sobre o tema, que é bastante desafiador e precisa ser conhecido profundamente por quem atua na área de logística e transporte.

Quer continuar bem informado sobre esse e outros assuntos? Assina nossa newsletter e também siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook e no LinkedIn.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios