Carros para empresas: o que é preciso considerar ao escolher um?

Depositphotos_171448994_l-2015-780x450

Em todo o Brasil, inúmeros empreendedores lidam com um desafio cotidiano: aumentar a produtividade, melhorando a logística. Sendo assim, muitos desses gestores encontram a resposta para esse dilema na aquisição de novos veículos, incrementando suas frotas. Mas afinal de contas: o que considerar durante a compra de carros para empresas?

Considerando esse questionamento, elaboramos este post! Agora, você terá a oportunidade de conferir um apanhado de informações sobre os veículos corporativos, melhorando a sua tomada de decisão ao momento de novas aquisições. Acompanhe!

O que são os carros empresariais?

São todos aqueles destinados à utilização exclusiva da empresa, seja em deslocamentos executivos ou no auxílio de funções técnicas. Dessa maneira, a depender do seu empreendimento, você contará com diferentes critérios ao momento da escolha. Entenda abaixo.

Quais as principais características dos carros para empresas?

Pela infinidade de serviços prestados, não existe como determinar uma característica unânime entre todos os carros empresariais. Por isso, listamos abaixo as principais características.

Técnica

Lembra-se dos veículos das empresas de telefonia, internet e TV a cabo? Geralmente são populares e compactos, com motorização modesta, consumo e manutenção econômica. São tradicionalmente lembrados por carregarem escadas sobre o teto, assim como uma variedade de outras ferramentas que possam ajudar os funcionários que o conduzem.

Mas lembre-se: a frota técnica pode e deve se adequar às necessidades do empreendimento. Dessa maneira, os veículos técnicos podem variar em tamanho, finalidade, carroceria, e demais características que possam potencializar a produtividade da empresa.

Frota executiva

Essa frota difere-se da anterior ao não exigir espaço para carregar as ferramentas e cargas, imprescindíveis para a produtividade da empresa. As frotas executivas priorizam um conforto honesto aos colaboradores que têm o benefício da mobilidade, provida pela empresa. Assim, esses veículos priorizam a discrição, geralmente em cores sóbrias, carroceria sedã e alguns itens de conveniência a bordo.

Quais os principais critérios durante a escolha de um veículo corporativo?

Pois bem, agora que você já está por dentro das distinções entre os carros para empresas, chega o momento de filtrar as necessidades do seu negócio, encontrando os modelos mais adequados para as finalidades do cotidiano da sua empresa. Acompanhe!

Propósito

O principal fator, não é mesmo? Portanto, você primeiro deverá determinar a finalidade: carregar produtos, ferramentas, cargas ou até mesmo transportar clientes, entre outras funções. Além disso, é importante lembrar: o veículo será utilizado diária ou esporadicamente? Essa resposta será determinante na opção por um veículo mais robusto.

Pagamento

As condições de pagamento são definitivas ao momento da aquisição, principalmente quando falamos em mais de uma unidade. Sobretudo, vale lembrar que a venda direta — comercialização de veículos zero km para CNPJ — podem render descontos de até 20% sobre o valor de etiqueta do modelo.

Portanto, a dica é para que você seja “um rato de concessionárias”, aferindo os melhores preços entre as concorrentes. Afinal, todas as montadoras trabalham com essas isenções, por isso, ainda será possível encontrar diferentes vantagens, seja nos carros, tributos ou nas maneiras de quitação.

Manutenção

Em uma frota, é fundamental considerar os custos de manutenção, principalmente naqueles veículos que rodam com altíssima frequência. Portanto, tenha um olho atento no tabelamento de preços das revisões e manutenções, ofertados pelas montadoras.

É fundamental priorizar as manutenções preventivas, que agem na antecipação dos problemas e desgastes, garantindo previsibilidade ao orçamento e durabilidade aos veículos. Do contrário, sua empresa precisará lidar com as manutenções corretivas, que agem na reparação do problema, sendo fatais às frotas, pois imobiliza o veículo inesperadamente, além de serem bastante caras.

Consumo

Novamente, fator decisivo às frotas, volumosas ou não! Afinal de contas, compram-se os veículos no intuito de aumentar a produtividade, sem bombardear o orçamento. Portanto, priorize motores econômicos como os 1.0, que além de apresentarem excelente consumo de combustível, podem desestimular a condução agressiva entre os funcionários.

Conta pra gente, curtiu esse post discutindo os carros para empresas? Gostaria de receber mais conteúdos como este, na comodidade da sua caixa de entrada? Então, não perca tempo e aproveite para assinar a nossa newsletter!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios