Saiba quais são os principais custos de frota e como gerenciá-los

original-72336b1943a279d726bb71b301752e04-780x450

A gestão logística costuma ser um dos setores mais amplos em uma empresa. Desse modo, o profissional dessa área precisa apresentar tanto qualidades contábeis como de relacionamento interpessoal, garantindo a fluidez da operação em todas as pontas. Por isso, preparamos este conteúdo elencando os principais custos de frota.

Como sabemos, um bom gestor precisa dar atenção a esses valores e, assim, conseguirá entregar bons resultados, que priorizem a produtividade na mesma medida que a economia do caixa. Entenda melhor a seguir!

A importância de conhecer os custos de frota

Também conhecidos como custos operacionais, esses são os valores recorrentes e fundamentais à operação, sendo, portanto, todas aquelas despesas que não podem ser eliminadas, — mas que, ainda assim, exigem a dedicação do gestor para que sejam pagas em dia, garantindo o funcionamento da cadeia produtiva.

Os principais custos das frotas

A grosso modo, grande parte das empresas, em todos os setores, contam com custos operacionais fixos. Afinal, essa é uma constante na administração empresarial, pois independentemente do segmento em que você operar, existirão custos a serem pagos. Agora, confira quais são esses valores no cotidiano logístico!

Manutenção

Nessa categoria, se acrescem todos os gastos médios empregados em manutenções preventivas, corretivas, preditivas e demais revisões, — periódicas ou não. Basicamente, essa é a seção que compila todos os custos inerentes aos reparos e ajustes das unidades, que precisam contar com esses procedimentos para apresentar bom rendimento e durabilidade nas estradas.

A fim de reduzir os gastos dessa seção, o gestor deverá obedecer ao calendário de revisões e manutenções programadas, evitando o desgaste avançado dos componentes e todas as consequências negativas que isso possa trazer para a operação.

Combustível

Já aqui, temos a soma de todos os valores investidos no abastecimento dos veículos. Como você está familiarizado, essa é uma categoria que consome uma grande parcela do faturamento, e mesmo sendo indispensável à operação, é fundamental que você estude maneiras de reduzir esses custos.

Para tanto, o gestor poderá investir na conscientização dos funcionários, orientando-os a conduzir de forma mais dócil e defensiva, além de contar com soluções tecnológicas de rastreamento, — as quais permitam monitorar o deslocamento dos veículos e identificar abusos, como o excesso de velocidade.

Apólices

Todas as unidades de uma frota devem contar com a cobertura de uma boa apólice de seguro. Afinal de contas, engana-se quem pensa que esses produtos são dispensáveis aos caminhões logísticos. É justamente nesse tipo de operação que você precisa da segurança extra, garantindo reparação na hipótese de que algum incidente aconteça, como uma colisão, catástrofe ou sequestro.

Felizmente, existem maneiras para reduzir os custos nessa categoria, em que se repete a orientação ofertada nos abastecimentos, com a sugestão dos rastreadores. Isso porque as seguradoras reduzem os preços das apólices, considerando o maior grau de recuperabilidade dos veículos equipados com essa tecnologia.

Impostos e Documentações

Nesse caso, temos a única categoria que não conta com um método simples para economizar. Isso porque os impostos, tributos e tarifas agem sobre as empresas, independentemente de qualquer circunstância, — como o IPVA, o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor. Apesar disso, destacamos algumas exceções.

Tratando-se do IPVA, vale notar que alguns estados brasileiros oferecem desconto aos contribuintes que pagarem o imposto em determinado prazo e condição, como à vista, — também conhecido como cota única. Para além disso, ainda existem municípios que disponibilizam isenções tributárias orientadas ao ambientalismo, privilegiando aquelas empresas com frotas mais limpas e menos nocivas.

Por fim, ainda cabe ressaltar mais uma estratégia pontual para reduzir os gastos em combustível: com a contratação de um Cartão Abastecimento. Dessa forma, é possível garantir o máximo de controle à gestão, identificar abusos e operar de maneira cirúrgica nos depósitos, relatórios e bloqueios nessa categoria.

Gostou deste artigo abordando os principais custos de frota? Então, não perca a chance de se manter atualizado diretamente na sua timeline! Para isso, basta que você acesse e curta a nossa página oficial no Facebook!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios