Modernização da gestão de frotas: como implantar a tecnologia na logística?

original-39811d326a5b7748dde3010f2a46405d-780x450

Grande parte da economia é orientada por um fator básico: a competitividade. Isso vale, sobretudo, para o setor logístico, que depende da competência de seus gestores para garantir os melhores resultados. Sendo assim, elaboramos este conteúdo para demonstrar os benefícios da modernização da gestão de frotas.

Está ansioso para descobrir mais sobre o tema? Então, não perca tempo e acompanhe!

A importância da modernização da gestão de frotas

O desenvolvimento da informática foi uma etapa fundamental para o crescimento econômico. Afinal, tudo passou a ser realizado com mais eficiência, velocidade e precisão, tornando inconcebível, atualmente, a ideia de gerir uma frota sem o auxílio tecnológico. Nesse contexto, compilamos as maiores vantagens promovidas pela tecnologia ao setor. Veja! 

Produtividade

Soluções como softwares automatizadores permitem que o gestor se preocupe apenas com aquilo que realmente importa: a tomada de decisões. Com uma boa plataforma de gestão, esse profissional será auxiliado por uma infinidade de estatísticas colhidas em tempo real, entregando insights pontuais sobre abastecimentos, custos, rotas e afins.

Assim, o gestor ganha tempo útil dentro da empresa, realizando escolhas mais acertadas e rápidas, além de não precisar se preocupar com tarefas triviais e repetitivas. Ao longo do tempo, os processos se padronizam, fazendo com que a ociosidade despenque, dando lugar à produtividade.

Caixa

Em consequência da grande quantidade de informações geradas, o gestor passa a ter uma visão mais minuciosa do caixa da operação. Com o tempo e a análise dos relatórios de gastos, custos e retornos, esse profissional consegue identificar desperdícios, abusos e desvios com maior facilidade, elaborando ações práticas para contornar essas situações. Desse modo, para além da produtividade ganha nas estradas, o gestor também conseguirá ampliar o faturamento durante a redução de custos.

As melhores maneiras para implementar tecnologia na sua gestão

Como você perceberá abaixo, todas estas soluções têm em comum o fato de serem desenvolvidas especialmente para o cotidiano logístico, resultando em ferramentas mais familiares e fáceis de serem operadas. Agora, acompanhe!

Software de gestão

Esse é um excelente aliado operacional. Isso porque os programas de gestão são capazes de organizar todas as informações simultâneas da operação, entregando um painel de controle repleto de estatísticas confiáveis para a tomada de decisões. Sendo assim, essas soluções são capazes de auxiliar com:

  • a gestão de multas e infrações;
  • o controle do consumo de combustível;
  • a análise da produtividade dos funcionários;
  • a obediência ao calendário de manutenções etc.

Rastreadores

Uma frota rastreada é uma frota segura! Isso porque os dispositivos de rastreamento são capazes de identificar quando a frota está em perigo, como passando por estradas inadequadas e vulneráveis a saqueamentos. Além disso, contar com rastreadores na sua frota também implica positivamente no preço do seguro, que é mais barato, por conta da maior probabilidade de localizar o veículo rastreado.

Monitoramento

Os mesmos dispositivos que rastreiam a carga por motivos de segurança patrimonial também podem ser utilizados como ferramenta de monitoramento da conduta profissional. Afinal, os rastreadores oferecem informações de tráfego, notificando o gestor sobre períodos prolongados de ociosidade e abusos nas estradas, como o excesso de velocidade.

Roteirização

Esse é um setor muito importante a se investir, pois oferece muitos resultados à operação. A roteirização é, basicamente, uma ferramenta que permite um estudo dos melhores trajetos para cada unidade da frota, de modo que você possa priorizar quesitos estratégicos, coerentes com as necessidades de cada operação. Assim, é possível utilizar essas plataformas para definir as rotas mais rápidas, seguras ou econômicas.

Controle

Por último, e mais importante, as soluções de controle operacional. Aqui, reunimos aqueles serviços que oferecem sistemas inteligentes na gestão de custos logísticos, capazes de controlar e acompanhar as despesas do frete, tais como:

  • plataforma de gestão dos abastecimentos;
  • cartão combustível;
  • vale-pedágio;
  • cartão frete.

Com isso, garantimos que você esteja a par das melhores soluções tecnológicas do segmento, destacando suas vantagens e aprimorando sua operação. Assim, implementando cada uma dessas sugestões, você perceberá um impacto positivo no faturamento.

Gostou deste artigo falando sobre a modernização da gestão de frotas? Então, não perca a oportunidade de continuar entendendo mais sobre o tema e acesse o nosso conteúdo com as 5 melhores dicas para economizar combustível nas suas unidades!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios