Análise comportamental: quais os benefícios e como aplicar na empresa?

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Sua empresa faz uso da análise comportamental? Essa pode ser uma ferramenta interessante para acompanhar o que de mais valioso qualquer empreendimento tem, que são os recursos humanos. Além disso, o suporte de tal ferramenta leva em conta que os colaboradores antes de tudo são pessoas, com virtudes, defeitos e características que podem ser melhoradas, não só em prol da empresa, como também do desenvolvimento de cada um.

Com isso, a partir dos conceitos da análise comportamental, é possível conduzir uma avaliação aprofundada que permite otimizar os talentos disponíveis, fazer melhores contratações, melhorar o clima organizacional e incrementar a produtividade. Para isso, prossiga a leitura para saber mais sobre como aplicar e aproveitar os benefícios dessa metodologia.

O que é análise comportamental?

De forma geral, a análise comportamental é um ao mesmo tempo um campo do conhecimento, normalmente atrelado à psicologia, e uma metodologia, que permite mapear o perfil de cada pessoa a partir dos seus comportamentos em determinadas situações. Daí o nome análise comportamental.

As origens dessa área remontam ao final do século 19, quando uma série de pesquisadores, sobretudo da psicologia, começaram a estudar de que forma os comportamentos dos seres vivos se davam a partir dos estímulos do ambiente ao seu redor, bem como de ações e sentimentos. Essa escola da psicologia recebeu o nome de “behavorismo” (a partir da palavra “behaviror”, que significa justamente comportamento em inglês).

Assim, a partir do estudo do comportamento seria possível moldar a conduta, em busca de respostas mais produtivas para determinados estímulos, ao mesmo tempo que ajusta práticas consideradas inadequadas. Além disso, por meio da análise comportamental, o indivíduo passa a ter recursos para entender melhor como se dão suas ações e sentimentos, nas mais diversas esferas da vida e da atuação profissional.

Como ela pode ser aplicada nas empresas?

Tudo o que a análise comportamental aponta como aspectos que interferem na forma como uma pessoa reage a determinadas situações pode ser transposto para o ambiente profissional.

Dessa forma, essa metodologia pode ser aplicada nas empresas, sem problemas. Desse modo, ela poderá ser empregada para entender como cada indivíduo se comporta no ambiente de trabalho, seja na interação com os colegas, seja no desempenho de uma série de atividades relativas ao seu posto. Em geral, isso é feito por meio de testes como o DISC, por exemplo,

Em um primeiro momento, a captação e a gestão de talentos costuma ser a aplicação mais óbvia e imediata da análise comportamental. Por meio dos já mencionados testes, dinâmicas e ferramentas que permitem traçar perfis, os responsáveis pela contratação terão em mãos um recurso importante para decidir por contratações, promoções e rearranjos internos com base naquilo que a análise prévia aponta sobre os padrões de comportamento de cada profissional.

A análise comportamental também fornece subsídios para a tomada de decisão das lideranças, bem como para uma gestão mais eficiente de projetos. A partir de atitudes simples, é possível reconhecer o que funciona melhor para manter equipes engajadas e motivadas, de acordo com o perfil de cada profissional.

No mais, a análise comportamental pode ser útil para compor times de forma mais estratégica, unindo na mesma equipe profissional de diferentes perfis, com habilidades variadas e competências múltiplas, mas sem dispensar as necessidades de cada posto.

Quais os benefícios da análise comportamental nas empresas?

Em certa medida, os benefícios da análise comportamental são horizontais: se bem aplicada, essa metodologia traz ganhos para colaboradores, gestores e supervisores e, por fim, para a empresa como um todo.

No longo prazo, isso permite alcançar melhorias em diferentes âmbitos, otimizando processo de seleção e recrutamento e promovendo uma cultura organizacional que combine valorização dos talentos, reconhecimento do mérito individual e ganhos de produtividade.

Além disso, outro benefício pouco destacado da análise comportamental é que ela é uma forma de mensurar determinadas características de forma menos subjetiva, reconhecendo aspectos que são interessantes em diferentes circunstâncias.

Assim, fica mais fácil reconhecer um profissional que tem maior capacidade analítica e alocá-lo em um posto que exige isso. Enquanto isso, alguém com melhores habilidades interpessoais pode ser aproveitado em uma vaga que exija maior desenvoltura para lidar com pessoas o tempo todo, por exemplo.

Com decisões mais efetivas, a rotatividade tende a diminuir, o que não só contribui com ganhos de produtividade, mas reduz custos e gera eficiência. A razão para isso é simples: profissionais que entendem que seus talentos e habilidades são aplicados de forma útil e proveitosa são, na média, mais satisfeitos e menos dispostos a trocar de empresa.

Como mensurar resultados e implementar as mudanças?

Para tirar proveito da análise comportamental, não basta aplicar alguns dos diferentes testes de perfil disponíveis. Isso, claro, é um passo importante, principalmente quando não se conhece muito sobre determinado profissional.

Mas além de sempre conduzir testes validados e capazes de refletir de forma confiável o perfil de quem está sendo avaliado, é fundamental ter como mensurar os resultados para, a partir disso, implementar mudanças.

Em muitos casos, é possível buscar o aprimoramento de competências técnicas a partir dos resultados obtidos. Quando as lacunas notadas são comportamentais, vale a pena reavaliar o ambiente e tudo o que cerca o profissional para entender melhor o que pode ser mudado para aprimorar determinadas condutas.

Em outro contexto, os perfis podem ser cruzados com o desempenho em cada função. Assim, torna-se possível entender de que forma determinadas características contribuem para tal tarefa. Em paralelo, é possível realocar quem está mais desconfortável com determinada função.

Com tudo isso, fica mais fácil transpor de planilhas e tabelas todos os resultados coletados a partir da análise comportamental e entender como diferentes perfis são capazes de contribuir para o sucesso da empresa, sem que isso signifique abrir mão do bem-estar e da evolução individual. No final, nenhum perfil ou padrão de comportamento deve ser compreendido como imutável.

Ter à disposição as ferramentas da análise comportamental torna a atuação do RH mais efetiva e estratégica. Portanto, ela é um caminho importante (embora não seja o único) para que esse setor cumpra seu propósito dentro de qualquer negócio, seja qual for a área de atuação e o tamanho do negócio.

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