Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

original-4c613e0e53d183e8fcefd3538ee53ae0-780x450

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, principalmente, procurando sempre alternativas para que seja evitada. 

Pensando em ajudar o RH a entender melhor a síndrome de Burnout e ter as melhores ferramentas para evitá-la na empresa, trouxemos as melhores práticas para aplicar. 

 

Entendendo a síndrome de Burnout no ambiente de trabalho

A síndrome de burnout é ocasionada quando o colaborador é exposto a um nível elevado de estresse e esgotamento emocional. Com isso, a relação de trabalho fica bastante sensível, com impacto direto na eficácia e na produtividade do profissional.

Para se ter uma ideia, a tradução para burnout é “queima total”. Isso significa que o indivíduo chegou a um estado em que “queimou” seu equilíbrio emocional e psicológico em relação ao trabalho, podendo afetar suas condições físicas. É importante reforçar que, na síndrome, é como se os problemas se mostrassem insuperáveis. Diante desse cenário, o colaborador perde energia e a noção de como se cuidar para enfrentar esse momento.

 

Como a empresa pode evitar a síndrome de Burnout no ambiente de trabalho?

Um dos pilares no ambiente de trabalho é o senso de propósito. Colaboradores engajados tendem a se satisfazer com suas funções, entender seu papel na companhia e girar a roda da motivação para equipe. Além disso, é necessária muita organização para não sobrecarregar ninguém - afinal, Burnout é fundamentalmente o excesso de demandas. 

Nesse sentido, a empresa pode adotar algumas práticas para evitar que a síndrome seja uma realidade, como: 

  • Ter conversas sobre objetivos que vão além da carreira, ajudando o colaborador a enxergar tarefas prazerosas que foram esquecidas, como aquele curso em que a pessoa ainda não se matriculou; aquela sonhada viagem; ou livros e séries que estão atrasados.

  • Relembrar os motivos de estar no emprego, reforçando o esforço, os  conhecimentos e as habilidades do profissional. É preciso relembrar os aspectos positivos que o fizeram acreditar na sua capacidade.

  • Refletir se é hora de mudar de cargo e funções. Pode ser o momento também de o colaborador apontar que precisa de mais orientação, flexibilidade, enfim, alguma melhoria por parte da empresa.

  • Reforçar que o departamento de Recursos Humanos está com ele, com todos os profissionais trabalhando em busca do mesmo objetivo..

  • Facilitar a comunicação, evitando que o estresse se acumule até o profissional se esgotar por completo. Algumas ações envolvem rotinas de feedback e  contar com psicólogos do trabalho.

  • Realizar pausas rápidas e incentivar a prática de exercícios físicos através de auxílios para bem-estar. 

 

O que fazer quando o colaborador é diagnosticado com Burnout?

Se a empresa se deparar com algum profissional que está com a síndrome de Burnout no ambiente de trabalho, uma das funções do RH é procurar entender o que acometeu o problema. Nesse momento, a ajuda de um psicólogo é indispensável para fazer o acompanhamento ideal com essa pessoa.

Enquanto isso, também é válido que a empresa veja se não é a hora de reavaliar a cultura da organização e checar se os funcionários não estão sendo exigidos demais. É fundamental envolver os gestores no assunto para analisarem as posturas, a comunicação, as tarefas e os desafios que têm sido impostos à equipe.

Não se esqueça, ainda, de oferecer os dias de afastamento necessários para que o funcionário possa descansar, bem como férias sem atraso e maior flexibilidade para que o colaborador possa enfrentar o período no seu tempo. A pessoa precisa se sentir como parte da empresa, como alguém fundamental para o crescimento do negócio.

💡 Sem estresse! Confira nosso guia completo para Gestão de Recursos Humanos.

 

Cuide para evitar a síndrome de burnout no ambiente de trabalho!

Burnout não é brincadeira e precisa de muita atenção por parte dos recursos humanos de uma empresa. Por isso, centre-se sempre nos colaboradores, observando seu dia a dia e qualquer sinal de estresse. Quando a empresa é humanizada, os desafios são minimizados!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos