Encontrar o equilíbrio entre reter talentos e gerenciar o orçamento é um desafio constante para as empresas. É essencial oferecer incentivos que valorizem os colaboradores, sem comprometer as finanças da organização.
Uma estratégia eficaz é explorar os benefícios não monetários, que são uma maneira poderosa de cativar os membros da equipe sem demandar grandes desembolsos do caixa. Inclusive, eles podem ser tão impactantes quanto os incentivos financeiros, agregando valor à experiência dos colaboradores. Vamos entender o porquê?
Ao contrário dos benefícios monetários, como o FGTS, INSS e 13º salário, que são valores adicionais ao salário base, os benefícios não monetários são bens ou serviços que a empresa proporciona aos seus funcionários, sem envolver pagamentos em dinheiro, mas melhorando a qualidade de vida e de trabalho. Eles são formas de valorizar e motivar os colaboradores sem envolver uma remuneração financeira direta.
Embora não exijam investimentos financeiros tão altos quanto os benefícios monetários, a implementação dos não monetários requer uma organização cuidadosa. Por exemplo, ao oferecer um dia de folga no aniversário, a empresa precisa se preparar para a ausência de um colaborador e garantir que o trabalho possa continuar pela equipe sem dores de cabeça.
Disponibilizar benefícios não monetários é uma ação que desempenha um papel essencial na atração e retenção de talentos nas empresas. Muitas vezes, manter os colaboradores motivados e satisfeitos vai muito além do salário e os programas de incentivo têm um peso significativo nesse objetivo.
Segundo uma pesquisa realizada pela Randstad, em 2021, 58% dos trabalhadores consideraram a possibilidade de equilibrar a vida pessoal com a profissional o fator mais importante no emprego. Ainda de acordo com a pesquisa, 55% disseram que o ambiente saudável é o aspecto primordial no trabalho. Esses dados reforçam a necessidade de investir em políticas de bem-estar e acolhimento.
Além da retenção de talentos, oferecer benefícios não monetários tem outras vantagens. Melhora o clima organizacional, estimula a produtividade, reduz o absenteísmo e fortalece o senso de pertencimento à empresa. Portanto, a oferta de benefícios, incluindo aqueles que não pesam no bolso, é uma estratégia valiosa para o sucesso e o crescimento de qualquer organização.
💡Confira as melhores práticas para sua Gestão de benefícios.
Oferecer benefícios pode ajudar a promover maior bem-estar e a satisfação da sua equipe. Isso impacta a produtividade e a retenção de talentos da sua organização. Por fim, essa política demonstra um compromisso verdadeiro com o cuidado e a promoção da qualidade de vida dos colaboradores.
Se você quer descobrir mais sobre as melhores práticas quando o assunto é gestão de benefícios corporativos, é importante se aprofundar nas opções e estratégias existentes e que se encaixam na realidade da sua empresa. Afinal, esse pode ser um passo transformador para criar um ambiente de trabalho mais satisfatório para a organização e o time.