Micro e pequenas empresas são constantemente desafiadas. Seja pelo mercado, seja pelos fornecedores, as MPEs precisam se reinventar a cada dia — extraindo o máximo de produtividade dos recursos que dispõe.
Esse é, portanto, um dos principais motivos que tornam a gestão de pessoas um processo tão importante nas organizações que estão em busca de estabilidade em seu segmento.
Neste post, você vai saber um pouco mais sobre a importância da gestão de pessoas para negócios que estão em desenvolvimento. Além disso, saberá como é possível otimizar as rotinas dessa área na dinâmica realidade das micro e pequenas empresas. Vamos lá?
A gestão de pessoas nas MPEs
Diferentemente do que acontece em grandes empresas, nas quais são designados profissionais exclusivos para tratar de assuntos pertinentes à área de Recursos Humanos, empreendedores em processo de desenvolvimento precisam ajustar suas operações de forma a otimizar os recursos disponíveis.
Você já deve ter ciência que a rotina das MPEs é essencialmente diversa da que é vivenciada em corporações já estabelecidas, mas também sabe que é plenamente possível potencializar a gestão de pessoas a partir de procedimentos viáveis e acessíveis, não é mesmo?
Certifique-se de jamais culpar o porte do seu negócio pelas limitações operacionais que você encontra no dia a dia. O potencial das MPEs é incrível e você deve cultivá-lo com esmero e atenção, extraindo o que há de melhor em cada membro do seu time.
Os desafios são inúmeros, claro! Mas as possibilidades também são. Avalie seus recursos e invista em atividades estratégicas que vão impulsionar suas operações por meio de táticas efetivas e voltadas à gestão de pessoas.
Os desafios da gestão de pessoas nas MPEs
Agora que você já entendeu a importância de desenvolver e sustentar uma gestão eficaz de pessoas, chegou o momento de enfrentar os desafios de frente. Conheça todos os aspectos sensíveis, certificando-se de mobilizar seu time para superá-los com consistência!
Entre os desafios mais comuns à gestão de pessoas em uma micro ou pequena empresa, destacam-se:
1. Definir o perfil ideal e contratar as pessoas certas
A rotina de uma MPE geralmente demanda uma forte atuação multidisciplinar — por contar com uma equipe relativamente enxuta, o compartilhamento de funções não é incomum. Por isso, definir o perfil ideal dos colaboradores, avaliando valores e competências, é a melhor forma de garantir uma contratação efetiva.
Valorize a seleção dos profissionais que estarão com você na árdua jornada para ganhar e fidelizar a clientela.
2. Oferecer condições e benefícios atrativos
Para além do salário, o colaborador certamente considera outros benefícios adjacentes no momento de optar por um emprego — ou de permanecer nele.
Para se manter competitiva e conseguir manter colaboradores competentes em seu quadro, a MPE precisa investir em condições atrativas: flexibilidade de horários e participação nos lucros são alguns bons exemplos.
3. Estimular o desenvolvimento pessoal e profissional via feedback
Uma das principais funções de um departamento de Recursos Humanos é prover feedbacks construtivos — a avaliação de performance é uma ótima ferramenta para desenvolver o colaborador enquanto indivíduo e profissional.
Estabeleça uma rotina de feedbacks e veja sua equipe corresponder às observações construtivas, entregando resultados cada vez mais consistentes.
4. Proporcionar treinamentos adequados
Prover uma rotina de capacitação certamente motiva o colaborador a buscar por novos desafios e a entregar melhores resultados. Para as PMEs, os treinamentos são ainda mais estratégicos: além de figurarem como um ótimo estímulo, tornam a equipe mais afinada e capaz de lidar com as adversidades do mercado.
5. Integrar a equipe e promover a colaboração
Com um time enxuto, é absolutamente necessário que haja sinergia e colaboração. Enquanto gestor, certifique-se de instaurar uma cultura que incite a cooperação. Um bom processo de gestão de pessoas é capaz de integrar a equipe e proporcionar uma excelente performance operacional!
Na sua empresa, como são tratados os desafios relacionados à gestão de pessoas? Deixe seu comentário no post e compartilhe sua experiência conosco!