Cultura organizacional: como as PMEs devem criar?
VB - 22/5/2017
Alguns pequenos e médios empreendedores sempre se perguntam como fazer o trabalho render mais. Em muitos momentos, parece que nenhum dos poucos funcionários que trabalham na empresa está dando o melhor de si. Pode ser que isso ocorra, mas costuma ser um efeito da cultura organizacional que você promove.
Você já deve ter ouvido falar desse conceito. A cultura de uma instituição é um conjunto de paradigmas que ela segue e que se reflete em sua forma de agir e de falar — ou seja, é um conjunto de valores compartilhados entre todos os integrantes.
Isso pode não parecer um ponto a ser trabalho em uma PME (Pequena e Média Empresa), mas é igualmente presente. E trabalhar corretamente a cultura organizacional pode afetar bastante a produtividade de uma equipe.
Qual a importância da cultura organizacional para PMEs?
Uma boa cultura organizacional tem potencial para proporcionar diversos benefícios para a empresa. Por meio dela, é possível melhorar a imagem da marca no mercado frente a consumidores, trabalhadores e fornecedores.
Como consequência, consegue-se atrair talentos que vão ajudar no crescimento do negócio, fazendo com que ele obtenha destaque no nicho em que atua. Além disso, com pessoas talentosas nas atividades diárias, é possível inovar e encontrar soluções para se diferenciar da concorrência.
Também por meio dela é viável reduzir faltas, rotatividade de funcionários e outros problemas e dificultam a gestão de pessoas no negócio. Desse modo, desenvolver a cultura organizacional na sua PME é uma excelente alternativa para melhorar a performance da companhia.
Quais são os principais elementos da cultura organizacional?
Outro ponto importante que você precisa entender na hora de desenvolver a cultura organizacional da sua PME é relacionado aos elementos relevantes que envolvem esse conceito.
Nesse sentido, existem diversos fatores que impactam. Por exemplo, definir os valores e a missão do negócio tem grande influência na criação da cultura organizacional. Além disso, saber como se comunicar com todos os envolvidos no cotidiano do negócio também é importante.
Ainda é importante criar histórias que cativam o público da empresa, quebrar os tabus existentes, estabelecer normas que garantem o bom andamento do negócio e acompanhar métricas. Assim, é possível criar uma cultura organizacional de sucesso.
Que dicas ajudam a criar uma cultura organizacional?
Agora que você já descobriu a importância da cultura organizacional e quais são os elementos importantes, que tal visualizar dicas que ajudem no desenvolvimento dela em seu negócio. Para ajudar a melhorar a cultura da sua PME, trouxemos aqui vários passos práticos que você pode adotar no seu dia a dia. Vale continuar a leitura e conferir!
Tenha um objetivo claro para a empresa
Ter um norte já resolve mais da metade dos problemas de desalinhamento dentro de uma equipe pequena, ou mesmo em um pequeno conjunto de setores. O objetivo da empresa nem sempre é algo concreto.
Pode ser apenas “criar um negócio sólido que perdure por muitas gerações” ou “sempre agradar ao máximo cada cliente”. É um esquema central que direciona todos os outros aspectos da cultura organizacional.
É bom lembrar que este deve ser um elemento pouco mutável. É a crença central da sua companhia. Se ela não for forte o suficiente para permanecer imutável por algum tempo, talvez você não tenha escolhido o objetivo certo.
Comunique os valores da empresa
Não basta ter uma lista de valores e objetivos, mantê-la em uma gaveta e julgar todos na empresa com base nisso. É importante transmitir essas qualidades e crenças para a equipe, clientes e associados.
Uma cultura organizacional só é bem-sucedida quando todos os que fazem parte da empresa a adotam em algum grau. Portanto, lembre-se de fazer uma reunião com novos funcionários e reforçar essas lições no dia a dia da companhia.
Além disso, tenha um manual disponível em um local de fácil acesso e reforce de tempos em tempos quais são as normas que devem ser seguidas na empresa. Isso vai ajudar a manter fresco na cabeça de todos quais são os principais elementos da cultura organizacional no negócio.
Trabalhe a autonomia dos seus funcionários
Uma equipe funciona melhor quando não precisa de alguém coordenando cada passo que for dado. Autonomia é a capacidade de tomar decisões relevantes por conta própria, sem depender de ordens ou orientação constante.
Uma equipe autônoma tende a refletir melhor a cultura empresarial presente, já que a vive em vez de apenas reproduzir uma série de comandos. Assim, ofereça liberdade aos colaboradores que já estão exercendo alguma função no negócio.
Além disso, oferecer treinamentos que os ajudem a assimilar cada vez melhor quais são os valores do negócio e oferece capacitações que auxiliam no cotidiano de trabalho. Desse modo, sua equipe se mantém engajada e absorve de maneira eficaz a cultura do negócio.
Ponha em prática o que você diz
Uma cultura organizacional bem-sucedida (que de fato é reproduzida pela equipe) é aquela que se vê na prática. Se você, enquanto gestor, não exerce os mesmos valores que exige da sua equipe, além de perder seu respeito, também compromete o funcionamento da empresa.
Ser o exemplo é uma obrigação para todo líder, especialmente o dono da companhia. E como você está presente e visível quase todo dia para seus funcionários (não o chefe imaginário das grandes empresas).
Além disso, faz com que os líderes do negócio entendam quais são os valores da companhia. Assim, fica mais fácil fazer com que a equipe também compreenda os fatores relevantes. Desse modo, você consegue bons resultados por meio da cultura implementada.
Contrate funcionários alinhados aos valores da empresa
Outro passo importante que você precisa considerar na hora de criar uma cultura organizacional de sucesso na sua PME é a contratação de novos colaboradores. Por isso, é importante desenvolver um processo seletivo que considere esse aspecto.
Nesse sentido, é possível realizar dinâmicas em grupo, efetuar entrevistas e avaliar fatores importantes na hora de escolher os novos membros da equipe. Além disso, avalie os currículos para escolher indivíduos adequados para cada cargo.
Outro ponto importante é desenvolver um processo de onboarding eficiente, no qual os novos colaboradores tenham ciência das regras, normas, boas práticas e outros fatores que constituem o clima organizacional.
Ofereça feedbacks
A comunicação deve ser parte da cultura organizacional. Nesse sentido, o uso de feedbacks para alinhar a equipe com os valores, missão e visão da empresa é essencial. Por exemplo, por meio deles, você consegue corrigir comportamentos equivocados, além de elogiar boas atitudes que ocorrem no dia a dia de trabalho.
O ideal é que sejam realizados feedbacks constantes para que todos os envolvidos no negócio tenham ciência da importância das diretrizes que foram estabelecidas. Além disso, é possível criar reuniões em grupo para conversar sobre os acertos e erros.
Assim, você oferece sua visão e consegue compreender quais são as dificuldades que os funcionários estão enfrentando. Para isso, é importante manter um canal de diálogo aberto e oferecer liberdade aos indivíduos.
Crie uma identidade
Ter uma identidade bem definida na empresa é outro fator relevante para construir uma cultura organizacional forte na sua PME. Por exemplo, se você altera fatores relevantes de forma excessiva, isso pode gerar confusões.
É claro que é necessário acompanhar indicadores e adequar aspectos que não estejam funcionando. Porém, é relevante ter consistência para garantir a assimilação completa dos colaboradores para ter bons resultados.
Desse modo, todos conseguem compreender de maneira eficiente os principais aspectos da cultura da empresa. Além disso, indivíduos que interagem com o negócio, seja de forma interna, seja de maneira externa, conseguem entender a identidade que sua organização tem.
Conheça os colaboradores
Entender sobre o seu time e suas principais características é fundamental para ter uma comunicação eficiente e capaz de transmitir todas as informações relevantes para seu time. Isso contribui diretamente para determinar que tipo de abordagem será utilizada com seu time, especialmente para que sua mensagem seja clara a todos os colaboradores.
Também vale considerar toda a jornada dos seus colaboradores, incluindo seus desafios diários, informações sobre sua rotina e demais aspectos que podem afetar, mesmo que de maneira indireta, o desempenho durante o expediente.
Assim você consegue compreender quais as dificuldades e méritos de cada colaborador em seu posto de trabalho, além de identificar talentos que devem ser retidos para manter o bom desempenho da empresa no mercado.
O que é necessário para que a cultura organizacional seja disseminada?
Existem alguns fatores que ajudam na disseminação da cultura organizacional no negócio. Por exemplo, contar com bons canais para distribuir informações relevantes e dar ciência aos envolvidos no dia a dia da empresa auxilia nesse aspecto.
Além disso, é importante envolver todos os colaboradores no desenvolvimento da cultura. Assim, é possível incluir fatores relevantes e ter ideias importantes na hora de disseminar os elementos necessários para assegurar assimilação por parte dos funcionários.
Entendeu como é possível criar a cultura organizacional de uma PME? Por meio de nossas dicas, você consegue consolidar sua empresa no nicho de atuação, atraindo bons colaboradores e se destacando da concorrência. Portanto, não deixe de aplicar cada aprendizado e os passos que apresentamos.
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