[E-BOOK] 7 principais desafios da gestão de RH e como solucioná-los
VB - 12/11/2021
1. Introdução
As grandes mudanças globais (socioeconômicas e tecnológicas) que ocorreram há poucos anos influenciaram diretamente o ramo empresarial. O RH acompanhou essa transformação, sendo “forçado” a aprimorar o seu fluxo operacional, se tornando em um departamento de grande importância para tomadas de decisões estratégicas.
Esse cenário segue a evolução da importância do capital humano dentro das organizações. Partindo de uma simples força laboral, os profissionais se tornaram em um recurso intelectual de valor inestimável e agora são o bem mais relevante das companhias.
Gerenciar essa nova realidade traz diversos desafios aos recursos humanos. Neste e-book, você saberá como superar os principais obstáculos. Boa leitura.
2. A importância do RH para a empresa
Com a expansão mercadológica, gestores de todas as áreas notaram a importância de contar com equipes especializadas. Nesse sentido, o setor de RH é a chave para o sucesso, pois trata dos funcionários utilizando recursos e métodos para que o trabalho seja executado com eficiência e em conjunto.
Além disso, o setor de recursos humanos é quem cuida dos direitos dos colaboradores de acordo com a legislação trabalhista. Tenta também alinhar demandas e expectativas no ambiente empresarial para garantir um clima harmônico, produtivo e saudável.
Por ser indispensável para o andamento do negócio, a lista de obrigações do RH é extensa. Entre suas principais atribuições, estão:
- buscar incentivos financeiros para a empresa;
- criar, disseminar e monitorar as políticas internas da companhia;
- detectar perfis profissionais qualificados para os cargos e funções da empresa;
- identificar, gerenciar e acompanhar o perfil comportamental de cada membro da equipe de modo a criar um cenário mais produtivo;
- promover ações que impulsionam o engajamento dos funcionários;
- realizar treinamentos e motivar o time de profissionais;
- tratar de demandas burocráticas e trabalhistas, incluindo recrutamento, treinamentos, satisfação interna e desligamentos.
Por todos esses fatores, podemos concluir que o RH trata dos relacionamentos internos de uma instituição, trabalhando de forma estratégica para que gestores e líderes sejam capazes de tomar decisões mais favoráveis.
Isso se torna evidente quando a área de recursos humanos estabelece um plano de cargos e salários para atrair e reter talentos que garantam uma boa performance na empresa. Assim, é possível definir a função mais adequada para esses colaboradores, bem como detectar os que podem contribuir para o crescimento rápido e sólido da companhia.
Esse resultado só é conseguido com um RH concentrado no desenvolvimento profissional de todos os funcionários. Para isso, é necessário garantir motivação, engajamento, produtividade, bem como solucionar gargalos internos antes que se transformem em verdadeiros problemas.
3. Desafios da gestão de RH
O gerenciamento desse setor é uma tarefa que traz diversos desafios. Conheça os sete principais.
3.1. Employer branding
O alto nível de competitividade entre as empresas exige uma atuação contínua para aprimorar a retenção de talentos e atrair novos candidatos em destaque no mercado profissional. E essa condição se chama employer branding, que significa “marca empregadora”.
Ela corresponde a uma série de ferramentas e técnicas que promovem uma percepção positiva do mercado sobre sua marca como ambiente de trabalho. Nesse caso, o desafio da estratégia fica por conta de evidenciar pontos positivos para fortalecer a reputação da empresa.
3.2. Análise de cenários
O plano de ação de um RH competitivo é definir uma metodologia para lidar com as mudanças internas. Para isso, é necessário analisar e antecipar cenários futuros de modo a promover otimizações internas em tempo recorde. Assim, fica mais fácil de gerir pessoas de acordo com as estratégias da corporação.
3.4. Adesão da cultura interna
O setor de recursos humanos luta para estabelecer um ambiente próspero e engajado, pois uma cultura interna sem propósitos compartilhados entre todos não é capaz de envolver pessoas. Aqui, o desafio fica por conta de criar um elo com funcionários, fazendo-os transmitir os valores da marca tanto para o cotidiano laboral quanto para o público.
3.5. Autogestão de carreira
Outra demanda é a autogestão de carreiras, pois valoriza as responsabilidades individuais do colaborador devido às transformações socioeconômicas, políticas e culturais dos últimos anos. Seu desafio fica por conta de determinar o compromisso entre as metas empresariais e os propósitos de cada funcionário. Ela atua em duas frentes distintas:
- compartilha dados sobre as condições de crescimento dentro da companhia, que são embasados na competência e no desempenho;
- indica as oportunidades de crescimento por meio de programas e capacitações que instigam o autoconhecimento profissional.
Com esse tipo de autonomia interna, o talento se torna menos procrastinador, mais produtivo e adquire competência para se desenvolver como líder ou gestor.
3.6. Controle de frequência
A modalidade home office gerou um novo desafio para o RH: gerenciar a frequência dos times remotos. Com alguns colaboradores prestando serviços de casa, como garantir que a jornada laboral seja cumprida com eficiência? Essa é uma demanda que precisa ser vista e revista com atenção devido à necessidade de aplicar novos métodos e ferramentas de gestão pessoal para equipes online.
3.6. Custos de treinamento
Outra situação enfrentada pelo departamento de recursos humanos é em relação ao equilíbrio entre treinamentos (periódicos e de admissão) e as despesas da companhia, de modo que a qualificação contínua se torne viável e segura.
Cuidar disso é indispensável, pois representa grandes investimentos, principalmente quando surge a necessidade de capacitar uma equipe mais robusta e numerosa. É por isso que treinamentos online estão ficando mais populares, pois não necessitam de estruturas e materiais físicos para funcionarem, diminuindo os custos.
3.7. Excesso de burocracia
Um RH antiquado é extremamente burocrático, engessado e com muitas etapas em suas atividades de rotina. Com o apoio da tecnologia, é possível mudar esse cenário.
Hoje, o setor busca maneiras de informatizar operações e ser mais eficiente no cumprimento de suas obrigações. Isso é viável graças ao uso inteligente do capital humano e da otimização de recursos, além do gerenciamento estratégico entre todos os departamentos da companhia de modo a desburocratizar processos e tomada de decisões.
4. Dicas para solucionar os problemas
Após conferir uma lista de desafios, vamos às recomendações para solucionar esses gargalos da melhor forma possível.
4.1. Otimize os processos de recrutamento e seleção
Uma empresa que valoriza o capital humano deve implantar um processo de recrutamento e seleção de alto desempenho, por meio dos seguintes passos:
- estudar e implementar procedimentos de ponta;
- estabelecer um fluxo de contratação ágil e eficaz;
- ter um banco de currículos variado e rico;
- ter profissionais com experiência em entrevistas técnicas e comportamentais;
- implementar testes para avaliar o perfil e a atuação dos candidatos;
- realizar entrevistas em grupo para analisar perfis em simultâneo e contemplar a competitividade entre os candidatos;
- montar um checklist de todo o processo de recrutamento e seleção;
- fazer parcerias com empresas de testes psicotécnicos para funções que exigem segurança e sigilo de informações;
- elaborar todos os testes necessários;
- pesquisar sobre os talentos mais renomados e buscar referências;
- acreditar na sua intuição como recrutador;
- dar feedback a todos os candidatos, positivo ou negativo, de modo a conceder orientações para as próximas entrevistas;
- admitir e integrar o novo funcionário na companhia;
- acompanhar a adaptação e o desenvolvimento do novo colaborador.
4.2. Ofereça treinamentos e capacitações
Os treinamentos existem para complementar o desenvolvimento da equipe. E para garantir capacitações com alto grau de eficiência, é necessário compreender e classificar cada ensino da seguinte forma:
- Treinamentos indispensáveis: geralmente são exigidos pela legislação que orienta determinados cargos e funções.
- Treinamentos de segurança: complementa a modalidade anterior sobre obrigatoriedade devido às exigências das normas regulamentadoras e de alguns clientes.
- Treinamentos técnicos: são úteis para melhorar o desempenho das funções. São elaborados pelos gestores de equipes por meio da matriz de treinamento.
- Treinamentos complementares: são identificados durante a jornada laboral e podem surgir em função de novos equipamentos, implementação de novas tecnologias, mudanças na legislação, algum acidente ou reciclagem.
Depois de levantar as capacitações necessárias, é necessário considerar alguns fatores básicos:
- montar um procedimento em formato de passo a passo para cada modalidade de ensino;
- elaborar uma matriz padrão e classificar os treinamentos de acordo com o item anterior;
- levantar as necessidades de aprendizado da equipe de acordo com a demanda e a legislação;
- definir os funcionários e os cargos que exercem na empresa;
- elaborar um calendário semestral ou anual de treinamentos;
- preparar e aplicar avaliações para medir o nível de adesão e eficiência dos ensinos;
- acompanhar as mudanças da lei e das normas regulamentadoras vinculadas aos treinamentos realizados na companhia;
- definir o orçamento necessário para financiar a realização dessas capacitações.
4.3. Mantenha o setor atualizado
Manter-se mercadologicamente atualizado é essencial para o RH. Afinal, o mercado profissional e as atividades laborais mudam com frequência, especialmente por conta da transformação da sociedade e do surgimento de novas áreas de trabalho.
Para isso, acompanhe tendências por meio de eventos, sites, digital influencers e noticiários do segmento de recursos humanos. Assim, é possível providenciar ações para analisar cenários, otimizar processos e evitar erros grotescos de gestão.
4.4. Invista em novas tecnologias
A tecnologia em gerenciamento de RH atingiu um patamar elevado e está trazendo resultados competitivos para a área no mundo todo. Conheça as principais inovações que podem desburocratizar e otimizar seu trabalho:
- software de recrutamento e seleção: otimiza tarefas administrativas, faz triagem automática de currículos e coordena o processo de R&S com os candidatos;
- people analytics: módulo que analisa dados pessoais para definir o perfil e comportamento da equipe;
- gamificação e microlearning: a gamificação oferece treinamentos lúdicos por meio de jogos eletrônicos. Já o microlearning é uma modalidade de ensino que quebranta conteúdos grandes em microlições, facilitando o aprendizado;
- gestão de desempenho digital: gerenciamento de competência online, com recursos de avaliação, feedback, carreiras e treinamentos.
4.5. Trabalhe com programas de recompensa para motivar equipes
Antes de tudo, para montar um bom programa de recompensas, a empresa deve conhecer seu público interno para oferecer bonificações úteis e de valor. Por exemplo, se o quadro de profissionais conta com talentos millennials (nascidos entre 1981 e 1995), é importante oferecer benefícios flexíveis e modernos, além de permitir que eles mesmos escolham o que é mais compatível com as suas necessidades.
É necessário encarar que o cenário mudou. Por isso é importante considerar as preferências da sua equipe. Afinal, cada um tem duas metas e ambições e desejam se desenvolver por meio das vantagens oferecidas pela empresa.
No entanto, é válido reforçar a importância de definir regras básicas para que o RH exponha todos os critérios envolvidos na política de benefícios de modo a evitar interpretações equivocadas. Divulgar esse programa é essencial para motivar o time e esclarecer possíveis dúvidas.
4.6. Faça pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é um estudo de grande importância, pois mede o quão agradável e próspero é o ambiente de trabalho. Sua aplicação deve estar relacionada aos pontos de atenção identificados pelos gestores e pelos recursos humanos. Com a mudança constante das relações humanas e laborais, as condições implementadas há dois ou três anos, por exemplo, podem não mais funcionar.
Vale reforçar que, para a pesquisa trazer dados relevantes e significativos, ela deve ser bem planejada. Logo, é preciso envolver a liderança e garantir o acesso aos resultados para melhor clareza e eficiência.
É importante frisar que esse estudo monitora o clima organizacional, então algumas perguntas são indispensáveis. Portanto, é preciso avaliar o relacionamento dos funcionários com o ambiente, com os colegas, com os gestores e com a função desenvolvida.
5. Parceria com a VB
Na missão de superar desafios de RH, a VB pode ser uma grande aliada para aprimorar e gerar satisfação no capital humano que faz parte da sua empresa. O nosso suporte pode vir da melhoria do seu programa de benefícios, pois contamos com uma grande variedade de bonificações que têm o intuito de gerar engajamento e fidelização interna na sua companhia. As opções são as seguintes:
- Vale-Alimentação (VB Alimentação);
- Vale-Refeição (VB Refeição);
- Vale-Combustível (VB Combustível);
- Vale-Transporte (VB Vale-Transporte);
- Vale-Dental (VB Dental);
- Vale-Despesas (VB Despesas e 4Work);
- Vale-Presente (VB presente);
- Vale-Atividade Física (VB Gympass);
- Plataforma de saúde (VB Doutor123);
- Programa de educação financeira (VB Creditas).
Além disso, é importante mencionar que a VB tem presença nacional em todos os serviços oferecidos e garante economia de recursos na compra de benefícios em empresas a partir de um funcionário. Ao oferecer essas possibilidades para sua equipe, ela perceberá o quanto é importante para a companhia, resultando em maior engajamento e satisfação.
6. Conclusão
Com este e-book, você conheceu os principais desafios da gestão de RH e como superá-los com eficiência. Para isso, é necessário abandonar práticas antiquadas e providenciar uma atuação concentrada em resultados e estratégias de melhoria contínua.
Ainda que o processo seja subdividido, é importante que soluções tecnológicas e metodologias utilizadas em cada etapa sejam semelhantes, de modo que o setor de recursos humanos seja gerenciado de maneira integrada. Ao colocar as dicas mencionadas em prática, você terá equipes engajadas e de alto desempenho na sua companhia.
7. Sobre VB
A história da VB começou há 25 anos, mas, desde então, tem um só objetivo: beneficiar empresas e trabalhadores. Ao acompanhar a evolução tecnológica e, mais do que isso, ao empregá-la nos processos de RH, a empresa se posicionou como uma parceira estratégica, eficaz e comprometida com o sucesso de seus clientes.
Hoje, são diversos produtos focados em facilitar a rotina dos gestores e em maximizar a satisfação do quadro de colaboradores. A VB oferece serviços de Vale-Transporte, Vale-Refeição, Vale-Alimentação, Vale-Combustível e convênio odontológico, contando com uma ampla rede de atendimento em todo o Brasil.
Em 2013, a VB foi incorporada pela FleetCor, grupo norte-americano que é líder em cartões combustíveis e meios de pagamento especializados. Em 2016, a companhia recebeu o mais importante prêmio em reconhecimento para a gestão de relacionamento com o cliente e, por 6 anos consecutivos — entre 2012 e 2017 —, foi considerada, pela revista Gestão RH, como um dos 100 melhores fornecedores para RH.
Todos os dias, a VB trabalha para oferecer soluções completas e eficientes, capazes de alavancar a produtividade de seus clientes e de maximizar a satisfação dos profissionais que atende. Conheça!
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Conheça os maiores desafios do RH moderno
Reunimos diversos gargalos e obstáculos que devem ser superados pelo seu RH a tempo de torná-lo mais competitivo e eficiente.
Entenda a importância da tecnologia nos recursos humanos
Uma grande variedade de soluções tecnológicas pode ser aplicada na gestão de pessoas e setores de RH.
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