Entenda como é feito o processo de descentralização do RH

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A descentralização do RH é um processo que tem sido adotado por muitas empresas que buscam um fluxo de trabalho mais equilibrado para a equipe. Essa é uma providência essencial para aliviar a sobrecarga do setor, principalmente durante períodos com muitas demandas ou que exigem gerenciamento de crise.

No entanto, isso só funciona bem quando a adaptação é realizada da maneira certa. Afinal, é preciso levar em consideração a realidade da organização, as ferramentas e recursos tecnológicos que serão utilizados, as habilidades e a autonomia de todos os profissionais envolvidos na transformação.

Quer se aprofundar no assunto e descobrir tudo o que essa tendência agrega ao seu negócio? Continue a leitura deste artigo e aproveite para tirar suas dúvidas!

O que é descentralização do RH?

Para começar, é preciso entender o que é a descentralização do RH. Basicamente, esse é um conceito pautado por inteiro na automatização de processos e na delegação inteligente de responsabilidades dentro do setor.

Em um RH centralizado, a equipe fica por conta de todas as etapas de um processo seletivo, por exemplo, ou do desenvolvimento de programas internos dos colaboradores. Entretanto, essas são atividades que podem contar com tarefas automatizadas.

Por isso a ideia de descentralização entra em cena. Seu principal objetivo é distribuir demandas para que cada colaborador supervisione seus próprios processos e não fique preso na dependência de outras operações para finalizar as suas, justamente por causa desse uso consciente e otimizado de recursos de automatização.

Isso é algo que agrega não apenas em autonomia, mas em agilidade e produtividade, uma vez que cada profissional se concentra mais em funções administrativas essenciais ao desenvolvimento estratégico da empresa.

Como isso é feito na prática?

Mas, afinal, como o processo de descentralização do RH é feito na prática? Acredite, é muito mais simples do que parece, desde que a equipe se mantenha envolvida na mudança. Veja por onde começar!

Automatize todas as tarefas possíveis

Primeiro, selecione todas as tarefas que podem ser automatizadas. Alguns exemplos comuns e rotineiros são a realização do espelho de ponto e a emissão de folha de pagamento e vale-refeição ou alimentação.

Hoje, existem sistemas completos que fornecem toda essa documentação com apenas alguns cliques e que podem ser acessados apenas por pessoas responsáveis, para verificação eventual se necessário.

Reduza o tempo de atendimento na execução das tarefas

O que pode ser resolvido pelo computador ou telefone diminui a demanda por longas reuniões. Esse é um princípio básico, que todo mundo sabe, mas que nem sempre é executado.

Portanto, é hora de mudar isso. Hoje, realizar uma chamada de vídeo é mais prático até mesmo para uma entrevista de emprego. Formulários e questionários podem ser aplicados online, sem ter que reunir todos em uma sala e fazer com que o responsável pelo processo perca tempo ao supervisionar. Tudo o que ajuda a poupar tempo deve ser utilizado.

Adote mecanismos que evitem retrabalho da equipe

Sendo assim, pesquise mecanismos e ferramentas que favoreçam o trabalho da equipe. A tecnologia é essencial para tornar tarefas mais precisas e assertivas, com resultados corretos de primeira.

Essa é uma maneira de evitar erro humano e, como consequência, o retrabalho, que é inimigo do tempo. Sem esse tipo de atraso, os profissionais podem se dedicar a atividades mais importantes.

Utilize ferramentas para a padronização de processos

Invista também em ferramentas que padronizem processos. Muitos sistemas internos são ideais para registrar as etapas de uma atividade, verificar o responsável por ela e gravar demais detalhes importantes.

Além disso, eles são grandes facilitadores da comunicação e do contato com o restante da empresa. Com tudo registrado, as tomadas de decisão ficam mais rápidas e os processos mais lineares.

Qual é o papel da tecnologia e seus principais benefícios para esse processo?

Em todos os itens acima, é impossível não relacionar a tecnologia à descentralização do RH. Seu papel na execução da proposta traz uma série de benefícios para o setor e para a empresa. Aqui estão os principais!

Diminuição de erros no controle de dados e informações

Preencher uma planilha manualmente é uma atividade que pode acarretar dezenas de erros em dados, por mais atenção que se tenha no processo, assim como realizar registros de colaboradores e organizar certos tipos de documento.

Com os recursos tecnológicos certos, esse é o tipo de transtorno que nunca mais acontecerá. Erros são identificados e corrigidos antes da conclusão dos processos e muita coisa é preenchida e gravada de maneira automática.

Redução de tarefas operacionais

Com isso, a equipe não precisa se dedicar por muito tempo a tarefas operacionais e pode usar seus talentos para tarefas mais estratégicas, que realmente trazem contribuição efetiva para o restante dos colaboradores e setores da empresa.

Além disso, o trabalho, além de mais ágil, fica mais interessante. Com uma equipe mais motivada, os resultados são muito melhores.

Diminuição do tempo de processos seletivos e demais operações

Você já parou para pensar em como um processo seletivo, se realizado sem automatização e tecnologia, é demorado? A quantidade de currículos a serem analisados é só uma parte do problema.

Você pode deixar passar candidatos adequados sem uma análise aprofundada das informações. Ainda, perde tempo ao entrar em contato com um por um para agendar uma entrevista e, quando esse momento chega, percebe que aquele candidato não se encaixa na vaga.

Operações desse tipo podem ser otimizadas com a tecnologia. Com um bom sistema, uma pré-seleção de qualidade pode ser feita de maneira muito mais rápida e eficiente, para que você tenha acesso somente aos candidatos que realmente têm a ver com o perfil da empresa e são promissores.

Como você pôde ver, a descentralização do RH é uma iniciativa que agrega muitas vantagens a uma empresa. Além de modernizar processos, a equipe ganha em motivação e produtividade, e a organização ganha em desenvolvimento estratégico. Ou seja, o negócio que não quer ficar para trás em um mercado cada vez mais exigente pode e deve adotar essa mudança quanto antes!

E você, já conhecia a aplicação desse conceito? Qual é a sua opinião sobre a eficiência dessa descentralização? Compartilhe o que você pensa sobre o tema nos comentários abaixo!

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