Afinal, qual é a importância de um plano de benefícios? Veja aqui!

Sem Parar Empresas: Afinal, qual é a importância de um plano de benefícios? Veja aqui!

Um plano de benefícios, quando bem estruturado e gerido, pode ser uma boa fonte de diferenciação da concorrência e atração de funcionários para a empresa. Ao mesmo tempo, esse também é um fator motivacional para aqueles que já fazem parte da equipe.

Assim, a disponibilização de benefícios atua como fator para atrair e reter talentos, uma das maiores preocupações dos gestores devido à volatilidade do mercado de trabalho. Além disso, um plano de benefícios também diminui o turnover, entre outras vantagens.

Quer compreender melhor como esse tipo de plano pode trazer ganhos para a sua empresa? Leia este conteúdo e descubra!

O que é um plano de benefícios?

Um plano de benefícios consiste na gestão das vantagens oferecidas aos colaboradores de uma empresa. Ele pode ser integrado não só pelos obrigatórios, como o vale-transporte, mas também por benefícios complementares, que se configuram como diferenciais para a valorização e motivação dos funcionários. Assim, contribui-se para a produção e a melhora do clima organizacional.

Antes de oferecer os benefícios, porém, o RH precisa estar atento ao perfil dos colaboradores. Ele deve adequar as vantagens aos seus profissionais, pois de nada adiantaria oferecer vale-combustível se a maioria não tem um veículo próprio, ou fornecer auxílio-creche se a maioria não tem filhos, por exemplo.

Por isso, é preciso conhecer o perfil e os desejos dos funcionários. Com o plano de benefícios adequado, empresa e funcionários só têm a ganhar.

Quais são os benefícios obrigatórios e opcionais?

A legislação trabalhista brasileira determina que os empregadores forneçam obrigatoriamente o vale-transporte, as férias remuneradas, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o décimo-terceiro salário (13º). No entanto, como fator motivacional, é possível ir além e ofertar, por exemplo:

As recompensas para os funcionários que alcançam as metas podem ser ofertadas de diferentes maneiras, além dos vales-presente. Podem ser adicionais financeiros no final do mês, placas com o nome e a foto do funcionário de destaque do mês, viagens, iniciativas direcionadas ao planejamento de carreira e assim por diante.

Vale lembrar que, dependendo do seguimento e das características do trabalho, a empresa pode ter outros benefícios obrigatórios para oferecer. É o caso, por exemplo, do adicional noturno, para certos profissionais que atuam durante a noite. Assim, é importante verificar sempre as leis, as convenções sindicais e as atualizações nesses fatores.

Se bem pensado, o plano de benefícios pode ser muito rentável para a empresa, pois age diretamente na qualidade de vida dos profissionais e no clima organizacional. O resultado é que os colaboradores ficam mais felizes e produtivos.

Os benefícios opcionais podem ser oferecidos pelas empresas maiores, que dispõem de mais recursos financeiros para investir na oferta dessas vantagens para os funcionários. Um programa de benefícios com foco no crescimento de carreira permite que os funcionários se aprimorem, otimizando os seus processos e concentrando-se no desenvolvimento de seu trabalho.

Quais são os motivos para oferecer um plano de benefícios?

O que não faltam são bons motivos para que a empresa ofereça benefícios aos funcionários. Vamos falar sobre isso a seguir. Continue conosco!

Retenção de talentos

A oferta de um bom plano de benefícios é um dos diferenciais, assim como boas condições de trabalho e atenção com o bem-estar, que podem assegurar a permanência daqueles colaboradores talentosos, muitas vezes visados pela concorrência. Isso também auxilia na redução do turnover e dos custos da empresa para demitir e contratar, ao manter os funcionários motivados.

Contratações mais acertadas

Ofertar um plano de benefícios pode auxiliar na contratação dos melhores profissionais do mercado que, por serem bem qualificados, podem escolher a empresa onde desejam trabalhar.

Diferencial competitivo

Um plano adequado torna a empresa um local mais atrativo para os funcionários e para futuros colaboradores, já que oferece um diferencial em relação à concorrência. Por isso, é importante fazer um estudo e ver o que seus concorrentes estão adotando em seu plano de benefícios antes de planejar o de sua empresa, como veremos mais para frente.

Mais motivação da parte dos funcionários

Funcionários que recebem benefícios se sentem mais motivados para o trabalho, se engajam com as suas tarefas e se comprometem. O comprometimento deve ser espontâneo, representando a felicidade real com que os colaboradores estão assumindo o seu compromisso.

Melhoria do ambiente de trabalho

Um plano de benefícios tende a tornar o ambiente de trabalho mais agradável, já que, de maneira geral, existe um contentamento entre os membros da equipe. Esse é um dos fatores capazes de contribuir para um ambiente mais descontraído, sem tensão nem mau-humor.

Além disso, o relacionamento entre os líderes e os funcionários também fica aprimorado. Há uma transformação que vai na contramão das ideias que despertam a rivalidade entre empregados e patrões, colocando-os em lados opostos. Oferecendo os benefícios adequadamente, ambos procuram alcançar os seus objetivos por meio do trabalho na empresa e são incentivados a compartilhar e atuar em coletividade.

Mais produtividade

Se os funcionários estão mais satisfeitos e trabalham com mais comprometimento, é natural que a produtividade aumente. Pode ocorrer a redução da ociosidade e trabalhos mal feitos, resultantes de um empregado insatisfeito que faz as suas tarefas com má vontade.

A ociosidade, os erros e os retrabalhos são grandes inimigos da produtividade, que comprometem não somente o ritmo de produção, mas também o atendimento aos clientes e a geração de lucros, podendo resultar em grandes prejuízos financeiros.

Como montar um plano de benefícios?

Agora que já estão claras as vantagens de um plano de benefícios bem-estruturado e adequado, chegou a hora de começar a pensar no passo a passo para colocá-lo em prática. Confira algumas dicas a seguir!

Entenda o perfil e as necessidades dos funcionários

Para que os benefícios agradem aos funcionários, eles devem estar de acordo com o seu perfil. Uma pesquisa interna pode ser de grande ajuda nesse momento. Identifique as necessidades e interesses do pessoal para selecionar os benefícios que mais se encaixam ali. Você pode até perguntar o que os profissionais gostariam de receber, explicando que a empresa fará as análises necessárias e tomará as decisões.

É possível que apareçam respostas bem variadas. Nessa situação, avalie qual é o melhor caminho a se tomar. Analise junto à sua equipe para fazer a melhor escolha.

Analise os custos

É importante levar em conta qual será o orçamento direcionado aos benefícios. Pense nas condições realistas da empresa e trace um plano que “caiba no seu bolso”, lembrando que oferecer serviços de qualidade para os funcionários também é algo fundamental. Tenha clareza dos seus objetivos e trace metas de investimento.

Pesquise o que é ofertado pela concorrência

Quais benefícios seus concorrentes têm ofertado? É importante realizar essa pesquisa, verificando como outras empresas podem ter se destacado. Assim, você pensa nas suas ofertas com mais clareza e consciência do mercado, podendo refletir sobre como se diferenciar ou como evitar perder talentos para a concorrência.

Claro que seu plano deve ser feito considerando os funcionários e no orçamento do seu negócio, mas esse fator também pode ser relevante para as decisões.

Ofereça benefícios comuns

Como explicamos, é preciso ficar atento a quais são os benefícios obrigatórios para sua empresa. Existem alguns, porém, que mesmo não estando previstos por lei, já são muito comuns e até esperados pelos colaboradores. É importante oferecer esse tipo de benefício, pois o contrário pode afastar os talentos da sua empresa ou gerar uma imagem negativa. O famoso vale-refeição e o plano de saúde são exemplos dessa modalidade, mas também existem outros.

Além dos benefícios comuns e obrigatórios, que auxiliem os funcionários em necessidades e interesses, sugerimos que seja oferecida pelo menos uma opção de diferencial. As ideias são diversas: vão desde oferecer café da manhã até um lugar para relaxar, entre outras. Escolha a que for possível dentro das condições da empresa e dos custos dos demais benefícios. Isso funcionará como um diferencial e como um atrativo.

Faça mudanças no plano, se necessário

É sempre importante acompanhar o benefício, seu funcionamento e sua aceitação. Assim, você pode fazer mudanças no plano, se necessário, caso perceba que estão havendo prejuízos financeiros ou que os funcionários se sentem insatisfeitos. Acompanhe continuamente o Retorno sobre Investimento, faça periodicamente pesquisas internas de satisfação e converse com os colaboradores.

Talvez os seus interesses tenham mudado ou um benefício não esteja oferecendo serviços de qualidade. Se o plano de saúde não estiver atendendo bem, por exemplo, será necessário mudar para outro. As situações podem ser diversas e afetar a empresa, seu caixa e seus funcionários. Por isso, é importante ficar atento.

Divulgue as vantagens oferecidas

As divulgações de vagas de emprego devem ser atrativas e, ao mesmo tempo, verdadeiras. É preciso apresentar, entre outros pontos, o que sua empresa oferece quanto ao salário e benefícios. Mostre o que o profissional vai receber se for contratado. Isso promove mais clareza e assertividade na atração de candidatos.

Desde o recrutamento, deixe claro como funciona o plano de benefícios e se mostre aberto para tirar dúvidas dos funcionários. Lembre-se também de comunicá-los caso sejam necessárias mudanças no plano, explicando os motivos, o que será feito e como funcionará.

Por que contar com a VB?

A VB é referência no atendimento à gestão de benefícios corporativos. Ela oferece os seguintes produtos:

  • VB Vale-Transporte;
  • VB Refeição;
  • VB Alimentação;
  • VB Combustível;
  • VB Dental;
  • VB Presente;
  • VB Despesas.

Além disso, agora também contamos com a plataforma +VB. Ela fornece um convênio de vantagens com as farmácias do grupo DPSP (drogarias São Paulo e Pacheco), com a qual é possível conseguir descontos nas compras. Há também a parceria com a plataforma Doutor 123, na qual é possível localizar e agendar consultas médicas por diferentes valores.

A VB tem 20 anos no mercado, trabalha em cima de suas próprias bases e atua em todo o Brasil. Quem compra com a VB dispõe das conveniências que apenas uma empresa completa de gestão de plano de benefícios pode ter.

A empresa integra, desde 2013, o Grupo FLEETCOR, que é o maior fornecedor de cartões de combustível de métodos de pagamentos especializados de todo o mundo. A VB tem conquistado muitos prêmios ao longo de sua trajetória, como:

  • Top of Minds de RH;
  • Melhores Fornecedores de RH;
  • Fornecedores de Confiança;
  • Consumidor Moderno.

Desde 1999, existe o VT Online, sistema que aprimorou o processo de emissão de pedidos pela internet. Em 2004, com o desenvolvimento da tecnologia, surgiram os cartões eletrônicos (bilhetagem eletrônica), que substituíram os tradicionais vales impressos em papel. Foi uma época de reinvenção para a VB, que otimizou a sua logística e os seus sistemas para efetivar o atendimento à demanda.

O sucesso da empresa é resultado do trabalho coletivo dos colaboradores e dos parceiros que participam ativamente de sua trajetória e, é claro, dos clientes que confiam em seus serviços e motivam a VB a ir ainda mais longe.

Agora você sabe que oferecer um plano de benefícios adequado aos funcionários da empresa traz diversas vantagens. Para isso, é importante encontrar uma empresa que disponibilize, de forma organizada e com excelência, os benefícios que a corporação quer adotar.

Esperamos que tenha gostado do texto! O que acha de conhecer nossos serviços? É só entrar em contato e converse com a nossa equipe!

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