Liderança e comunicação: entenda a ligação chave para uma boa gestão

Sem Parar Empresas: Liderança e comunicação: entenda a ligação chave para uma boa gestão

Liderança e comunicação é a junção perfeita para obter resultados operacionais e pessoais. Esses dois fatores devem fazer parte da empresa para garantir eficiência e atingir os efeitos esperados. Além disso, são responsáveis por todas as interações e vivências que levam ao crescimento de uma organização.

Para que um time de colaboradores tenha alto desempenho, é preciso ter líderes que compreendam a importância do diálogo e seus impactos sobre o fluxo de atividades da empresa. Para isso, é necessário ter ou desenvolver habilidades sobre gestão de equipes, além de conhecer técnicas que aprimoram e agilizam os processos.

Pensando nessa demanda, elaboramos este conteúdo. Nele, reunimos dicas e informações que comprovam o vínculo entre liderança e comunicação, bem como as melhores ações para aplicá-las na sua empresa com eficiência. Confira.

Qual a relação entre liderança e comunicação?

O sucesso empresarial depende da competência dos líderes. O capital humano é o principal recurso de um empreendimento e, para trazer resultados competitivos, ele precisa ser bem-orientado. Afinal, a qualificação de um funcionário pode ser indiferente, se as suas habilidades não forem direcionadas com precisão pela liderança.

O líder é seguido por seus princípios e ações, não precisando dar ordens a todo momento. Para isso, basta que ele convença seus liderados pelo comportamento e pela forma como se comunica. O diálogo é indispensável para liderar, uma vez que essa prática é embasada em interações verbais e não verbais. É por meio desse recurso que o orientador expõe demandas e motiva colaboradores.

Os melhores líderes aplicam técnicas de comunicação que inspiram seus times. Eles sabem que não basta falar, é necessário convencer e inspirar as pessoas. Para isso, são aplicadas técnicas de diálogo que geram emoções e aspirações, levando à disseminação de ideias e movimento no ambiente laboral.

Para uma empresa evoluir a capacidade do seu capital humano, é preciso que a liderança seja capaz de utilizar expressões que influenciem ouvintes e observadores a fim de torná-los seguidores engajados. Isso evita o surgimento de conflitos organizacionais.

Como se comunicar para liderar equipes de sucesso?

Vamos às dicas de como usar a comunicação para liderar equipes com eficiência.

Tenha um discurso inspirador

Quando conversamos com as pessoas, é natural que surjam reações diversas. Entre as múltiplas respostas naturais dos ouvintes, existem algumas que devem ser trabalhadas, como é o caso do entusiasmo. Uma maneira de gerá-lo nos seus liderados é fazer discursos inspiradores.

Isso pode ser obtido ao fazer perguntas criativas. Uma ideia é questionar seus colegas de trabalho de forma inventiva a fim de estimular respostas criativas, levando a boas decisões e aprendizados em conjunto.

A intenção é fazer com que a mente deles saia do pensamento comum para gerar soluções diferentes e inovadoras. Pode ser que em um desses momentos, vocês criem um método operacional ou um produto de sucesso, por exemplo. Teste e comprove!

Pratique a escuta ativa

Comunicar não é só falar: ouvir é muito importante. Quando você ouve críticas, opiniões e vivências, é possível compilar informações relevantes para solucionar as demandas que o seu time carrega.

Utilizar os questionamentos das pessoas favorece o direcionamento operacional. Isso permite que os profissionais se sintam amparados e guiados por sua gestão — nada como um time que se sente bem liderado.

Saiba ler os sinais verbais e não verbais

A comunicação é um termo muito amplo e considerar isso é essencial para o sucesso da liderança. Muitos sinais verbais e não verbais, utilizados durante os diálogos, revelam informações que o colaborador quer passar ou o que realmente ele está pensando.

Para aprender como ler esses sinais, basta observar algumas características, como o ritmo da fala, o tom de voz e a expressão corporal. Esses fatores são importantes para compreender ideias e intenções que estão sendo propagadas pelos liderados.

Esteja presente

Em muitas companhias, os funcionários se sentem distantes da direção. Ainda mais no caso de empresas de Tecnologia e Inovação, que tendem a ter equipes e departamentos separados e remotos. Para solucionar esse problema, a comunicação precisa aproximar a liderança das equipes.

Uma maneira de fazer isso é promover reuniões de alinhamento e elaborar informativos internos. Dessa forma, os funcionários compreendem o que está havendo na empresa e enxergam uma liderança efetiva diante de seus olhos. Só isso pode ser o bastante para deixar o time mais motivado, em alguns casos.

Mais do que banners e e-mails de rotina, os profissionais necessitam de líderes que marquem presença durante a jornada de trabalho. Estar perto dos funcionários permite que eles entendam que seus líderes também têm metas e obrigações a serem cumpridas.

Adéque a linguagem

As pessoas que integram a empresa são diferentes em diversos aspectos, como cultura, formação, objetivos e prioridades. Essa diversidade faz com que cada colaborador seja único e a abordagem da liderança precisa considerar essa premissa.

A língua portuguesa é bastante ampla e existem várias maneiras de transmitir uma mesma mensagem. Logo, o líder deve considerar a particularidade de cada um e adequar as mensagens a cada receptor (ou departamento) para que a comunicação seja eficiente com todos.

Priorize a autenticidade

Mesmo que você tenha anos de experiência e formação acadêmica exemplar, é importante saber como aplicar tudo que aprendeu. Repassar pensamentos de autores famosos ou técnicas de comunicação de grandes marcas não trará resultados a longo prazo.

Um bom líder precisa tirar insights de tudo que já vivenciou para se comunicar de forma espontânea com seus liderados. O intuito é mostrar para esses profissionais que é como eles, com anseios, dúvidas e objetivos. Uma forma efetiva de mostrar autenticidade é por meio do storytelling — técnica que envolve pessoas em discursos criativos e cativantes.

Para isso, é importante investir em cursos específicos a fim de transformar histórias pessoais em motivação para os ouvintes. Vale reforçar que isso não significa improvisar na hora de discursar em reuniões ou passar orientações, mas de elaborar estratégias para chamar a atenção e gerar engajamento nos liderados.

Como você pôde perceber, unir liderança e comunicação é a chave para o sucesso organizacional. Para isso, o líder deve perceber que a comunicação é uma troca na qual as demandas e preocupações de todos os profissionais da organização são válidas e ajudam no desenvolvimento da empresa. Portanto, utilize a expressão com eficiência no trabalho para agilizar processos, gerar autonomia, elevar a performance operacional e reter talentos.

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