Plano de carreira: o que a empresa deve considerar?

plano-de-carreira-o-que-a-empresa-deve-considerar

Crescimento profissional é um dos objetivos de vários trabalhadores no mercado. Conseguir o cargo desejado, melhorar a própria remuneração, entre outros fatores, fazem parte do chamado plano de carreira oferecido pela empresa. Mas ele não é necessariamente uma responsabilidade exclusiva do funcionário, podendo ser uma ação conjunta com o próprio gestor.

Muitos empresários já sabem que é melhor investir em seus colaboradores do que continuar exigindo das suas equipes indiscriminadamente. Oferecendo aos novos membros um plano prático e objetivo para progredirem dentro da empresa, a rotatividade será reduzida e a qualidade do serviço será ampliada com o tempo.

Para ajudar e guiar você nesta tarefa, trouxemos questões relevantes que devem ser consideradas quando se fala em plano de carreira. Veja a seguir.

Quais são os tipos de plano de carreira?

Existem várias possibilidades para montar um bom plano de carreira para os colaboradores. Entendê-las vai lhe ajudar a montar um que seja otimizado e traga benefícios para a empresa. A seguir, apresentamos detalhes sobre vários deles:

  • plano de carreira em Y: essa modalidade de plano de carreira oferece crescimento na empresa, mas sem levar a papéis de liderança. Assim, o colaborador pode escolher para qual cargo quer seguir;
  • plano de carreira em W: disponibiliza crescimento aos funcionários que têm boa capacidade de gestão. Além disso, permite que eles trabalhem como consultores técnicos;
  • plano de carreira em linha: tem formatação mais rígida, premiando o tempo de serviço e gerando mais complexidade na mudança de cargo; e
  • plano de carreira horizontal: todos os colaboradores são tratados de maneira igual e tem posição hierárquica nivelada. Porém, podem apresentar salários distintos.

Agora que você já sabe algumas opções para montar o plano de carreira do seu negócio, basta analisar o que é mais adequado para a realidade da empresa. Abaixo, destacamos algumas perguntas que podem ajudar.

Quais são os objetivos da empresa?

“Crescimento” é um termo genérico demais para servir de resposta. Você deve estabelecer objetivos mais consistentes, como atender a um maior número de clientes, ter alcance internacional, ser a melhor de seu ramo etc.

O objetivo da empresa também pode mudar com o tempo ou seguir uma agenda. Mas sem um caminho claro não é possível definir se foi feito qualquer progresso. O plano de carreira oferecido para o funcionário deve, de alguma forma, aproximar a empresa de seu objetivo. Como o plano é um investimento, deve haver alguma perspectiva de retorno no futuro.

Quais são as expectativas do funcionário?

Claro que esse planejamento não é feito para beneficiar apenas a companhia. O trabalhador precisa não só de motivação, mas de uma recompensa justa por toda a sua colaboração e auxílio. Por isso, é importante entender o que cada funcionário espera de seu progresso dentro da empresa.

Além de facilitar a elaboração do plano, esse tipo de informação ajuda a definir quais membros possuem o perfil da organização. Estes são os funcionários nos quais mais vale a pena investir tempo e recursos.

A gestão da empresa consegue identificar o sucesso?

Algo que pode transformar um plano de carreira bem elaborado em um grande problema é o mau acompanhamento da equipe. Identificar quais membros possuem o perfil correto, apresentam objetivos mais bem alinhados, demonstrando talento e mais dedicação é fundamental para saber quem deve ser promovido.

Caso essas qualidades não sejam bem avaliadas, muitos bons colaboradores podem deixar a empresa por se sentirem desvalorizados. Enquanto isso, membros com desempenho mediano ou sem o perfil da empresa ocuparão cargos para os quais não estão capacitados.

As metas de desempenho são realistas?

Um plano de carreira envolve um equilíbrio delicado entre demandas e recompensas. Caso os dois não estejam caminhando em conjunto, ou a empresa sofre prejuízo, ou os funcionários ficam sobrecarregados. Traçar metas realistas é importante em qualquer contexto empresarial, o que inclui os objetivos e prazos para o desenvolvimento dos membros da equipe.

Sua empresa oferece auxílio e oportunidades?

Para que você possa exigir qualquer coisa de um funcionário, é preciso oferecer algo em troca. Esse é o investimento inicial que possibilita o crescimento do colaborador dentro da empresa.

Um de seus melhores funcionários não possui a formação adequada para ser promovido? Inclua um curso de extensão ou ofereça um orçamento para que ele mesmo o busque. Se as questões acima foram bem avaliadas, o retorno será quase garantido.

Como fazer um plano de carreira na empresa?

Que tal aprender algumas dicas que vão lhe ajudar a estabelecer o plano de carreira mais adequado para a sua empresa? Abaixo, listamos várias dicas que podem ajudar. Continue a leitura e confira!

Avalie a estrutura hierárquica

Entender a empresa é o primeiro passo para estabelecer um bom plano de carreira, adequado à realidade do negócio. Para isso, observe quais são os cargos atuais existentes e as aptidões para exercê-los.

Além disso, defina as habilidades técnicas, as competências comportamentais e a necessidade de ter boas noções de gerenciamento. Anote tudo e faça um fluxograma para deixar registrado as informações.

Defina um banco de talentos

Depois de analisar a empresa, é hora de montar um banco de talentos para entender quem são as pessoas mais adequadas para cada cargo. Para isso, é importante ter métricas estipuladas, além de avaliações de desempenho já efetuadas.

Com isso, você consegue estabelecer critérios mais adequados para fazer as escolhas de quem tem potencial para crescer na carreira e ajudar no desenvolvimento da empresa.

Conte com um programa de treinamento

Investir em capacitação dos colaboradores é essencial para que sua empresa cresça e evolua. Além disso, é parte importante para o plano de carreira. Isso porque, por meio deles, você consegue identificar quem são as pessoas interessadas em evoluir.

Também ajudam a fechar lacunas técnicas e capacitar seus colaboradores para que tenham as habilidades necessárias para os cargos que almejam. Portanto, não deixe de pensar em um programa de treinamento.

Alinhe os interesses da empresa e dos colaboradores

Fazer o alinhamento de expectativas é essencial. Ela vai ajudar no entendimento de ambas as partes. Por exemplo, a empresa sabe se o colaborador tem interesse em avançar e alcançar cargos melhores e ele entende se existe essa chance ou não.

Além disso, vale investir em feedbacks contínuos para apresentar pontos de melhoria e elogiar as melhores vistas no dia a dia. Assim, você consegue fazer sua equipe evoluir e, consequentemente, obter crescimento.

Não fazer um plano de carreira pode ser um grande erro, prejudicando o desenvolvimento do negócio, perdendo talentos que poderiam fazer a diferença no dia a dia de trabalho, além de não alcançar a motivação dos funcionários. Portanto, agora que você já sabe um pouco melhor como elaborar para a equipe, é hora de se planejar para investir em seu negócio.

Gostou do conteúdo e quer continuar acompanhando nossos artigos? Então acompanhe a gente nas redes sociais para receber nossas novidades em primeira mão!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos