Quais os desafios para contratar um talento digital e como superá-los?

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Podemos chamar de “talento digital” o profissional capaz de fazer com que os dados se transformem em informações, de modo que elas se transformem em conhecimento. Dessa forma, os gestores passam a ter referência e embasamento para analisar e prever possíveis ameaças e oportunidades, tornando suas decisões mais assertivas e competitivas.

Por conta das grandes transformações tecnológicas as profissões que requerem o uso intensivo de dados, como analista do mercado financeiro, de sistemas, de seguros e finanças, estão crescendo. A questão é que a demanda está surgindo em dimensão desproporcional ao número de pessoas especializadas.

Por isso, é fundamental que as empresas se estruturem e tomem ações estratégicas para atrair, selecionar e manter esses talentos. Quer saber como fazer isso? Acompanhe, a seguir, dicas valiosas para reter profissionais de alta performance!

Ofertar um emprego com objetivo

Os talentos digitais raramente vão se contentar com empregos que proporcionem condições comuns de atuação, sem objetivos de curto e longo prazo e sem perspectiva de crescimento contínuo.

É fundamental explicitar o objetivo do cargo e como ele pode gerar ascensão ao profissional, tanto em uma visão de experiência de mercado como no sentido financeiro. É preciso mostrar que o colaborador vai atuar em nome de algo e que seu bom desempenho resulta em seu próprio sucesso — e, consequentemente, no da corporação.

Traçar um desafio e engajar a comunidade

Alguns estudos já revelaram que os indivíduos se engajam e valorizam mais as conquistas nas quais ele se esforça para conseguir, do que aquelas que são alcançadas com mais facilidade e rapidez.

Claro que, ao recrutar um talento digital, a empresa é a mais necessitada, considerando a escassez desse profissional, mas esse também é um motivo pelo qual o candidato pode se supervalorizar e ser crítico ao avaliar se deseja ou não estar na companhia. Traçar um desafio para que valha a contratação é uma ação visionária para manter o talento escolhido estável e motivado.

Isso pode ser feito com um processo seletivo mais longo, com entrevistas situacionais, testes técnicos e simulações. Foque em sempre expor os benefícios de se atuar na organização e os motivos pelo qual o profissional deve se empenhar para estar nela.

Ser flexível e oferecer benefícios

Mais uma característica desafiadora apresentada pelos talentos digitais é que eles não se contentam com os benefícios exclusivos que são garantidos pela CLT, eles buscam mais.

Logo, a corporação deve ampliar sua política de benefícios, melhorar a gestão de cargos e salários, apostar em ações de endomarketing para o engajamento das equipes e a promoção de um bom clima organizacional.

Com isso, os profissionais já inseridos na empresa vão se esforçar para continuar e os talentos ainda não admitidos se sentirão atraídos pelos benefícios estratégicos. Além disso, a companhia deve se mostrar flexível e aberta a negociações, feedbacks e adaptações que podem ser mutuamente favoráveis.

Utilizar os ecossistemas de talentos

Utilizar os ecossistemas de talentos é outra maneira muito sábia de solucionar a dificuldade em contratar profissionais de alta performance. Para isso, a organização precisa aprimorar sua rede de relacionamentos, participar de conferências e todos os eventos nos quais as grandes empresas estarão presentes. Dessa forma, fica mais fácil localizar profissionais capacitados e apresentar sua companhia de modo a atraí-los.

Como vimos, apesar dos inúmeros desafios para contratar e manter um talento digital, é possível promover ações estratégicas que vão atrair esses profissionais e gerar inúmeros resultados favoráveis tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Não é necessário participar da disputa cega e incessante por mão de obra, basta se estruturar e se apresentar competitivo e inovador que os talentos vão até a sua corporação.

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