Reconhecimento profissional e produtividade: entenda a relação

O sucesso de uma empresa passa pela relação entre reconhecimento profissional e produtividade dos colaboradores. Afinal, como um negócio pode atingir bons números se tem uma equipe desmotivada e sem ambições? Por isso, é importante saber como engajá-la e conduzi-la para um trabalho mais adequado e organizado!

Ao contrário do que alguns imaginam, oferecer uma recompensa financeira nem sempre é a melhor opção. Afinal, muitos também buscam pelo reconhecimento de seus gestores e desejam se sentir importantes ao longo do processo de crescimento da empresa. Desse modo, cabe aos líderes fazerem esse papel motivacional, alinhar os processos de acordo com a individualidade e pensar em formas justas de recompensar todos.

Confira, a seguir, de que forma o reconhecimento profissional está diretamente ligado à produtividade e como isso impacta no crescimento da sua empresa!

Por que o reconhecimento profissional é tão importante?

A neurociência vem se dedicando para encontrar pontos que mostram como a motivação afeta diretamente um profissional. Uma das pesquisas feitas com funcionários americanos, apontou que 40% dos colaboradores dedicariam mais energia no seu trabalho se tivessem um reconhecimento maior por parte de seus chefes.

Um experimento guiado pelo economista Paul J. Zak e alguns neurocientistas comparou os servidores de uma empresa com índice de confiança baixo com os de outra companhia com índices mais altos e concluiu que eles são 50% menos produtivos, além de serem menos engajados, terem um nível de estresse 74% maior e serem afastados por doenças com mais frequência. O estudo completo pode ser visto no livro “Trust Factor: The Science of Creating High Performance Companies”, porém ainda não conta com uma versão traduzida.

Qual a relação existente entre o reconhecimento profissional e a produtividade dos colaboradores?

Existem estudos que mostram a importância do elogio no nosso psicológico, assim como especialistas que afirmam que, ao reconhecer o esforço de alguém, o elogiado libera a dopamina no cérebro. Essa substância é conhecida como “hormônio do prazer” e tem impacto direto no humor, atenção e memória, deixando a pessoa mais produtiva, criativa e capaz de resolver problemas.

O feedback é uma das formas mais importantes de engajar os colaboradores de uma empresa. E por mais que seja comum passar esse retorno apenas em casos negativos, apontar os lados positivos é muito importante para reconhecer o trabalho de um profissional e motivá-lo ainda mais.

Manter essa prática com os funcionários pode ajudá-los a: enxergar seus erros, melhorar alguma técnica, perceber o sucesso de uma ação e até mesmo apontar como o estado emocional e comportamental dele gera resultados bons para uma equipe. Afinal, nem todos têm maturidade ou autocrítica para entender e buscar soluções de forma proativa.

Como o reconhecimento profissional pode ser desenvolvido para aumentar a produtividade?

Como já vimos, o prazer causado por um reconhecimento impacta diretamente na maneira como reagimos e nos comportamos no trabalho. Afinal, todos gostam de saber que contribuíram positivamente para o crescimento da empresa e passam a almejar promoções, além de se identificarem mais com a companhia.

Ter um ambiente de trabalho mais harmonioso é importante para que qualquer um tenha liberdade e se sinta à vontade para conversar com os que ocupam cargos de gestão. Por isso, busque sempre incentivar uma mentalidade de crescimento, proporcionando novas experiências e hábitos e oferecendo feedbacks positivos com frequência.

Como posso fazer para reconhecer os meus colaboradores?

Já sabemos quais ações devemos tomar, mas é preciso colocá-las em prática com atitudes e projetos voltados para o colaborador. Por isso separamos algumas dicas que vão detalhar como o reconhecimento pode ser transmitido!

Acompanhe o trabalho de perto

O gestor não deve aparecer apenas na hora de validar os resultados e fazer as cobranças. Isso gera conclusões precipitadas, que podem maquiar todo o esforço e dedicação do funcionário. Por isso acompanhe os processos com frequência e reúna com todos eles separadamente. Não se esqueça, tudo que é demais atrapalha. Então, encontre um equilíbrio para não sufocar seus colaboradores.

Comunique-se com seus colaboradores

O progresso dos seus funcionários não é interessante apenas para ele, mas também vale muito para a sua empresa. Por isso, sempre que perceber alguma reação incomum ou sentir que uma situação gerou mau entendidos, chame-o para uma conversa e tente entender o que está desmotivando ou trazendo problemas para ele. Ao encontrar a melhor solução juntos, todos tendem a crescer e melhorar as entregas.

Implemente programas de incentivo

A fim de ter a certeza que está estimulando seus funcionários, crie programas de incentivo para fazê-los alcançarem os resultados mais surpreendentes, por exemplo. Pode ser proporcione uma viagem, dias de folga, bônus no salário, por exemplo. Ou seja, ofereça uma retribuição que possa elevar a produtividade e, principalmente, retenha os talentos da sua empresa.

Elogie seus colaboradores

Elogie sempre as pessoas que trabalham com você. Pode ser por um bom desempenho, proatividade, criatividade ou devido ao atingimento das metas. Porém, não demore muito para reconhecer o esforço e, se possível, faça no mesmo dia em que for notado. Mostre para todos que você está acompanhando o progresso alheio e, ao mesmo tempo, prezando pela liberdade criativa do time.

Como medir a produtividade dos colaboradores com base no reconhecimento oferecido?

A produtividade pode ser medida por meio de três aspectos — que vão ajudar o gestor a identificar os pontos que precisam ser melhorados e perceber se algo está prejudicando a atuação dos colaboradores. São eles:

  • avaliação de desempenho: é usado pelo RH para encontrar os pontos positivos e negativos da atuação do colaborador;
  • avaliação de expectativa: identifica se o que era esperado foi realmente entregue pelo time;
  • reconhecimento: valoriza os resultados obtidos e aumenta o engajamento da equipe.

Defina quais serão os critérios e os métodos usados para fazer as avaliações. Algumas vertentes que podem ser observadas são: o tempo para a entrega de resultados, comportamento no ambiente de trabalho e habilidades técnicas, por exemplo. Mas tenha em mente que quanto mais dados forem analisados, mais completa será a avaliação da produtividade.

Quais iniciativas desse âmbito já existem nas empresas brasileiras?

Atualmente, existem várias formas de reconhecer o trabalho de um colaborador. Pode ser com um bônus no salário, viagens, folgas, participação nos lucros, dentre outros. Porém, uma das soluções que vêm ganhando espaço são os cartões de incentivo — que dão liberdade para o favorecido escolher como e onde quer gastar o dinheiro recebido.

Uma das boas ações para reconhecer um profissional é o VB Presente. Nesse cartão, a empresa deposita o valor de acordo com a premiação e o colaborador pode gastar em um dos 800 mil estabelecimentos parceiros. Proporcionando opções que vão incentivar o bem-estar dos premiados, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

No mercado há mais de 20 anos, a VB conta com mais de 38 mil clientes e oferece as melhores opções de benefícios, como o cartão refeição. Ele permite que os beneficiados possam fazer suas refeições diárias com comodidade e qualidade. Ainda há o alimentação — que substitui a cesta básica convencional e permite que as compras mensais sejam feitas em vários estabelecimentos.

Como vimos, reconhecer o trabalho dos colaboradores tem grande influência na produtividade deles. Além dos benefícios, é preciso acompanhar e dar espaço para que todos possam se sentir importantes dentro da empresa. Por isso, separar um tempo para reuniões individuais, dar feedbacks construtivos e desenvolver programas de incentivo para todos os colaboradores são ações que têm um grande impacto no crescimento do seu negócio.

Agora que você já sabe mais sobre a relação do reconhecimento profissional e a produtividade, continue no nosso blog e saiba por que o reconhecimento profissional influencia na motivação dos profissionais!

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos