Por que é importante e como cuidar da saúde dos funcionários?

Sem Parar Empresas: Por que é importante e como cuidar da saúde dos funcionários?

Sua empresa entende por que é importante cuidar da saúde dos colaboradores, colocando essa preocupação na lista de prioridades do dia a dia do negócio? Além de ser um dos aspectos que contribui para a atração e retenção de talentos, esse cuidado traz uma série de outros benefícios.

Contar com um time engajado é fundamental para obter bons resultados, contar com uma equipe inovadora e ter um atendimento de qualidade. Por isso, neste artigo, vamos explorar quais são as vantagens de se investir na saúde dos colaboradores, as melhores formas de promover esse tipo de ação e quais os impactos de não fazer isso. Boa leitura!

A importância de cuidar da saúde dos funcionários

É quase um consenso entre os profissionais do setor de recursos humanos de que colaboradores satisfeitos com o ambiente e as condições de trabalho rendem mais e melhor. Logo, o retorno de oferecer benefícios que favoreçam o desenvolvimento de um ambiente saudável e acolhedor são perceptíveis, principalmente nos indicadores de produtividade e engajamento.

No caso da saúde, tal afirmação faz ainda mais sentido: funcionários com problemas médicos não conseguem desenvolver suas atividades de forma satisfatória. Além disso, o investimento na prevenção gera uma economia considerável, solucionando problemas antes que eles se agravem.

Os benefícios de cuidar da saúde dos funcionários

Pensando em tudo isso, nos tópicos a seguir vamos detalhar como cuidar da saúde dos funcionários se reverte em uma série de vantagens para o próprio colaborador, para o ambiente de trabalho e para os resultados da empresa como um todo.

Redução do absenteísmo

Quanto menos doenças os colaboradores tiverem, menos eles precisarão faltar ao trabalho, o que se traduz em uma melhoria dos indicadores de absenteísmo, em menos afastamentos por problemas de saúde. Sempre é bom mantê-lo baixo, já que o excesso de ausências resulta em custos extras para a empresa e perda de produtividade.

Melhora a produtividade

Em paralelo à queda no absenteísmo, é provável que a empresa note uma melhoria nos principais indicadores de produtividade, impactando positivamente nos resultados da operação. É óbvio reforçar, mas ninguém consegue desempenhar suas atividades doente, com dores ou qualquer outro incômodo gerado por problemas de saúde, incluindo transtornos mentais.

Reforça a boa imagem da empresa

Cada vez mais a valorização dos colaboradores é vista como um diferencial no mercado, fazendo com que as empresas incluam valores como respeito, consideração e empatia na lista de atributos destacados para alcançar o reconhecimento do mercado.

Logo, se preocupar com a saúde dos funcionários é demonstrar que a empresa dá atenção com o que de mais importante ela pode ter: as pessoas. A partir disso, se estabelece uma relação de confiança entre colaboradores e empregadores, valorizando e reconhecendo o esforço de cada um no crescimento do negócio.

Amplia a qualidade de vida

Demonstrar preocupação com a saúde dos funcionários não deve ser visto apenas como uma forma de obter ganhos para a empresa. Afinal, o negócio precisa reconhecer a importância do cuidado pelo próprio cuidado e de que maneira isso traz ganhos para a qualidade de vida de todos no ambiente profissional.

Tal forma de encarar a questão humana por trás da preocupação com a saúde também ajuda na humanização dos colaboradores, mostrando que a empresa tem uma visão empática a eles, não os encarando como meros números.

Retenção de talentos

Uma empresa que preserva a qualidade de vida da sua equipe e garante a saúde de seu time, certamente consegue reter talentos para o seu negócio. Por isso, é fundamental criar políticas de incentivo para que bons colaboradores se sintam motivados a permanecer na corporação, mesmo diante de novas oportunidades de trabalho.

Isso permite que você tenha uma rotatividade mais baixa, menos custos com o treinamento de novas pessoas, além de manter pessoas que já estão habituadas aos valores e a cultura organizacional de sua marca.

Maior satisfação dos colaboradores

Ao incentivar práticas que aumentam a saúde e a qualidade de vida do seu time, sua empresa consegue criar um ambiente com maior satisfação para o time. Isso contribui para que haja maior envolvimento com os projetos da empresa, um plano de carreira de longo prazo com a marca e também contribui para a criação de um ambiente mais leve e menos estressante.

Isso acontece, pois um ambiente com uma equipe feliz e engajada geralmente é mais receptiva quanto aos novos membros. É fundamental para manter todos em sintonia e com foco nos objetivos da empresa.

As melhores formas de promover a saúde

Para alcançar os resultados esperados, a saúde no ambiente de trabalho deve ser encarada de forma sistemática. Normalmente, ações integradas trazem mais retorno do que aquelas feitas de forma isolada. Por isso, confira o que pode ser implementado na empresa com o intuito de promover a saúde dos colaboradores.

Adote ações de prevenção

A maior parte dos problemas de saúde podem ser prevenidos ou, se diagnosticados precocemente, tratados com mais facilidade. Por isso, foque suas estratégias de prevenção nesses dois aspectos.

Reforce a importância da prática de exercícios, de uma alimentação saudável, da ingestão adequada de água e do descanso periódico. Vale também ressaltar que é sempre importante procurar um médico quando algo não estiver bem. Além disso, campanhas como o outubro rosa e o novembro azul ajudam na conscientização de problemas sérios.

Evitar acidentes também se enquadra nesses cuidados de prevenção. Por isso, mapeie os principais riscos na empresa, forneça os treinamentos e os equipamentos adequados e fortaleça a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

Melhore o clima organizacional

Um clima organizacional saudável é fundamental para a qualidade de vida de todos. Por isso, adote ações que promovam a integração e a colaboração de todos os membros da equipe. Sem isso, as relações de trabalho podem levar ao adoecimento constante.

Para alcançar o ponto ideal, as pesquisas de clima organizacional são uma ferramenta importante. Por meio delas é possível identificar os problemas e atuar para corrigi-los o quanto antes.

Não ignore a saúde mental

Dentro do cuidado com o clima organizacional, não ignore a preocupação com a saúde mental, ainda mais em um contexto em que elas são responsáveis por um número cada vez mais de afastamentos.

De acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2020 foram mais de 575 mil afastamentos relacionados a transtornos emocionais, um índice 26% maior em relação a 2019.

Logo, as empresas devem fornecer a assistência adequada, seja por meio do acesso a profissionais, seja por meio de canais de atendimento que acolham queixas relacionadas ao ambiente de trabalho e fornecem orientações sobre como lidar com cada situação, encaminhando para o atendimento especializado sempre que identificada a necessidade.

Estimule o consumo de água

O consumo de água é importante para a saúde. Manter o corpo bem hidratado é um ponto essencial para garantir melhora na qualidade de vida e, por isso, precisa ser incentivado em seus colaboradores.

Nesse sentido, você pode criar ações para incentivar o consumo, como a hora da hidratação, por exemplo. Ainda vale investir em melhorias no ambiente, incluindo bebedouros em locais estratégicos.

Assim, os funcionários tendem a tomar mais água. Como essa substância é essencial para uma boa saúde, a tendência é que eles tenham melhora nesse aspecto também. Consequentemente, ficam mais bem-dispostos e produzem melhor.

Use a ginástica laboral

O alongamento é outro aspecto que ajuda a evitar diversos problemas de saúde. Por exemplo, imagine que um colaborador trabalha muitas horas em frente ao computador, em uma postura desajeitada. As chances de sofrer alguma lesão são grandes.

Nesse sentido, você pode usar a ginástica laboral como estratégia de pausa para que os indivíduos da empresa consigam melhorar a postura e evitar lesões indesejadas, que podem causar dor e queda na produção.

Além disso, esse tipo de atividade é um bom início para incentivar e conscientizar as pessoas da importância do exercício físico. A ginástica laboral também pode ser uma importante aliada contra as lesões por esforço repetitivo.

Crie campanhas de conscientização

A conscientização é um fator importante e pode ajudar na melhora da saúde dos funcionários. Por meio de ações, você consegue demonstrar como o corpo precisa de cuidados específicos para se manter bem.

Nesse sentido, existem diversas atitudes que podem ser adotadas, como:

  • invista em palestras sobre saúde física e mental;
  • inclua cartazes sobre saúde ao redor da empresa;
  • tenha um departamento de segurança e saúde do trabalho atuante.

Essas são algumas das opções para garantir melhora nas condições físicas e mentais dos colaboradores.

Ofereça benefícios

Além de serem atrativos e ajudarem na motivação, os benefícios são parte importante na promoção da saúde de todos os colaboradores. Um plano de benefícios que ofereça planos de saúde e de assistência odontológica permite que o colaborador vá ao médico ou dentista quando for preciso.

Ou seja, contar com esse benefício fará toda a diferença na qualidade de vida do colaborador, que não terá que se preocupar com essa despesa. Ademais, com o apoio dos profissionais de saúde apropriados, ele poderá resolver questões que, de outra forma, provavelmente seriam ignoradas.

Os impactos de ignorar esse cuidado

Os impactos causados pela falta de cuidado com a saúde dentro de uma empresa são difíceis de serem estimados. No entanto, eles podem ser sentidos pela necessidade do pagamento de salários enquanto houver o afastamento por doenças, pela perda de horas produtivas, pela interrupção de projetos ou mesmo pelos custos diretos com despesas médicas necessárias para tratar problemas mais graves.

Portanto, encare sempre as ações na promoção da saúde dos funcionários como um investimento e tome atitudes nesse sentido quanto antes. Dessa forma, será possível sentir mais cedo os benefícios obtidos com esse cuidado essencial.

Quer otimizar a gestão de benefícios da sua empresa? Então, solicite uma proposta e confira quais soluções da Sem Parar Empresas podem contribuir para o sucesso do seu negócio!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Blog Gestão de veículos