Como implantar um sistema de recompensa eficiente na empresa?

Sem Parar: Como implantar um sistema de recompensa eficiente na empresa?

A conquista de resultados competitivos requer um sistema de recompensas para a equipe. Para atingir uma performance elevada, é necessário sair da zona de conforto. Incentivos financeiros e promoções são até bons motivadores, mas não tornam sua estratégia de engajamento e retenção de talentos realmente atrativa e diferenciada.

Para surpreender o time e incentivá-lo a ir além do limite comum, é preciso que os colaboradores estejam envolvidos com as funções que desempenham. Essa é uma estratégia essencial para elevar a produtividade da companhia, de modo a manter as equipes sempre atuantes no alcance de metas e objetivos, bem como melhora a adesão à cultura organizacional e atrair novos talentos para a empresa.

Felizmente, existem diversas ferramentas e recursos que podem gerar esses efeitos. Veja como é possível elaborar um sistema de recompensa eficiente para ter um time de alta performance.

Avalie as necessidades dos colaboradores

O primeiro passo para montar um programa de incentivo eficiente é avaliando as demandas e necessidades dos profissionais que fazem parte da companhia. Para isso, levante o perfil de cada um de modo a compreender o que cada um considera importante e necessário para despertar engajamento e comprometimento com a empresa.

Realize entrevistas individuais, faça reuniões com a equipe e envie questionários para levantar informações relevantes. Conhecer o estilo de vida e os desejos de cada talento é indispensável para montar uma estratégia capaz de surpreender até os mais céticos.

Determine as recompensas

As recompensas que farão parte do programa devem ser muito bem avaliadas para evitar desmotivações e rejeições. Uma sugestão é oferecer bonificações que vão além do pacote de benefícios já oferecido. Veja algumas sugestões:

  • vale despesa;
  • vale presente;
  • vale home office;
  • vale academia;
  • bolsas de estudo;
  • cursos de extensão;
  • livre entrada em eventos relacionados ao ramo da empresa.

Além dessas opções, é válido fazer parcerias com fornecedores e outras marcas para potencializar as recompensas oferecidas pela empresa. Estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes e bares para happy hour são ótimas sugestões. Nesse caso, descontos em alimentos e bebidas são ótimos incentivos.

Alinhe metas e estratégias de bonificação

Após conhecer os benefícios farão parte do seu sistema de recompensas, é necessário descobrir como montá-lo. Primeiramente, defina o objetivo, ou seja, o ponto que cada colaborador ou equipe terá de atingir. É importante que a relação entre meta e bonificação seja facilmente compreendida pelo time. Para isso, siga as orientações a seguir.

Verifique se sua meta é acessível

É evidente que todo empreendimento deseja se superar sempre, melhorando cada vez mais os seus resultados e atingindo novos mercados. Mas definir objetivos inalcançáveis causará um efeito colateral difícil de ser remediado: os funcionários se sentirão desmotivados devido à dificuldade de superar o padrão determinado pela liderança.

Disponibilize os recursos necessários

Ter uma boa performance ao longo do fluxo operacional é função da equipe, mas os recursos necessários para executar uma atividade eficiente devem ser oferecidos pela empresa. Dessa forma, sem os recursos necessários, o alcance do objetivo fica praticamente impossível.

Um time comercial, por exemplo, necessita de ferramentas específicas para conseguir um bom desempenho nas vendas, como aplicações de contato eficientes, produtos de qualidade, estoque organizado, além de uma estrutura que funcione de acordo com a demanda.

Avalie a proporção entre meta e recompensa

Ao descobrir como o time será bonificado, avalie o esforço que está por trás do processo. O nível das recompensas deve ser equivalente ao grau de dificuldade das metas para que os talentos compreendam que os esforços valerão a pena. Além disso, como essa estratégia gerará custos, é importante levantar o retorno financeiro para não ultrapassar as possibilidades da companhia.

Analise o orçamento

Estudar o orçamento do negócio é a melhor forma de agir com segurança sem comprometer as finanças da empresa. Para isso, considere os custos fixos e variáveis, as obrigações tributárias e os rendimentos para levantar um valor seguro para custear as recompensas que serão distribuídas aos colaboradores.

Ofereça remuneração variável

Pegando gancho na potencialização do sistema de recompensa, é válido mencionar a remuneração variável como um dos incentivos que podem ser ofertados. Ela corresponde a um aumento do valor pago ao funcionário, considerando a proporcionalidade dos resultados obtidos, assim como sua performance ao longo do período.

É considerada uma das melhores maneiras de motivar equipes, pois existem diversas possibilidades. As mais comuns são:

  • recompensa com experiências: podem ser ingressos (cinema, teatro e exposições), livros, viagens e cursos rápidos;
  • bônus: adicional em dinheiro no qual a companhia define um valor alterável, periódico, a ser entregue aos colaboradores além da remuneração fixa;
  • comissão de vendas: massivamente aplicado em setores comerciais. É um adicional pago para vendedores de acordo com o número de vendas realizadas;
  • remuneração por competências: um prêmio anual e individual. Seu valor é calculado com base no desempenho do funcionário, ou seja, é considerado como ele executou seu trabalho em relação às metas lançadas no início do ano.

Realize premiações

Organizar eventos para premiar equipes e profissionais que se destacam é mais uma forma de gerar motivação e instigar a busca por recompensas por parte do time. Nesse sentido, as premiações podem ser feitas com a entrega de medalhas, troféus e brindes. A recomendação é promover esse tipo de cerimônia a cada semestre para reconhecer os talentos que deram seu sangue para atingir os objetivos da empresa dentro do período estipulado.

Ofereça novas oportunidades

Essa é mais uma estratégia para reforçar o sistema de recompensas — afinal, os colaboradores, especialmente os mais jovens, gostam de novas oportunidades e desafios. A sugestão fica por conta de montar um plano de carreira e entregar conhecimentos específicos para aqueles que mais se sobressaem em suas funções e responsabilidades. Aqui, a transição de cargos também é uma ótima forma de gerar incentivo a longo prazo.

Garanta uma implementação eficaz

Ao implementar um novo programa, é necessário que a comunicação de lançamento seja transparente e objetiva, assim como sua aplicação seja a mais simples possível. Todos os participantes devem ser informados sobre o objetivo do sistema de recompensa.

Além disso, essa estratégia deve estar presente no dia a dia da empresa. Os colaboradores precisam ver quando seus colegas são reconhecidos e os resultados obtidos devem estar disponíveis para todos em murais, e-mails diários, intranet, entre outros recursos relevantes.

Por fim, a liderança deve se comunicar com seus respectivos times em reuniões curtas sobre o programa a fim de discutir iniciativas e trocar conhecimentos. Como nem todos os setores e equipes trabalham no mesmo ambiente, é preciso incluir os profissionais de home office por videoconferências para compartilhar o andamento do programa e tirar dúvidas.

Como visto, o sistema de recompensa é uma estratégia que demanda planejamento, análise e estratégia de aplicação com foco nas demandas do capital humano da empresa. Nesse sentido, a última sugestão é monitorar a eficácia dos programas implementados para fazer reajustes conforme a resposta das equipes no que se refere às metas e objetivos propostos. O People Analytics, por exemplo, pode coletar, mensurar, analisar e interpretar dados para potencializar feedbacks e dar orientações valiosas.

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