Valorização do funcionário: 10 formas de reconhecer a sua equipe

Toda pessoa deseja ser respeitada e valorizada. Não é à toa que, no ambiente organizacional, a valorização do funcionário é um diferencial e tanto. Quando o local de trabalho é agradável, os colaboradores têm melhor engajamento e a rotatividade (turnover) diminui consideravelmente.

É sabido que trocas frequentes de pessoal pode comprometer o ritmo operacional e as finanças das empresas. Logo, ao valorizar esses profissionais que fazem parte da instituição pode fazer com que eles pensem duas vezes antes de partir para a concorrência, levando consigo toda a experiência adquirida.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com 10 formas de valorização do funcionário a fim de reconhecer equipes para aumentar sua produtividade e permanência na companhia. Veja!

1. Oferecer um pacote de benefícios

Os benefícios corporativos precisam fazer parte do cotidiano do seu time de funcionários. Isso porque a remuneração mensal não é um fator tão importante para reter talentos e garantir a motivação de todos.

As companhias que conhecem o perfil dos seus colaboradores conseguem oferecer um pacote flexível de benefícios, em que o próprio profissional escolhe quais incentivos são mais interessantes para ele. Dessa forma, eles se empenham mais, pois sabem que a instituição os reconhece e preza pela qualidade de vida de cada um.

2. Proporcionar planos de saúde e odontológico

O plano de saúde fortalece o sentimento de pertencimento dentro da empresa. Com esse benefício, o funcionário vê que sua saúde e bem-estar são valorizados. Isso pode se tornar ainda mais cativante se ele se estender aos familiares dos colaboradores.

Durante a escolha do plano, considere as características dos profissionais, como idade e predisposição para alguma doença. Além disso, ele deve ser coberto por clínicas e hospitais de renome para evidenciar que realmente funcionam.

É dessa forma que você oferecerá um plano adequado para a sua equipe. O mesmo vale para o plano odontológico, que deve ser oferecido para evitar gastos elevados com tratamentos dentários e atender emergências.

3. Bonificar com vale-presente

O vale-presente, ou cartão presente, funciona como um cartão pré-pago para que o funcionário consiga comprar determinado produto ou serviço de sua preferência. É ideal para presentear talentos e dar autonomia na escolha dos itens. Vale a pena oferecer para equipes que batem metas estratégicas para promover uma competição saudável dentro da empresa.

4. Montar programas de incentivo à capacitação profissional

O conhecimento é sempre acumulativo. Por isso, os profissionais que deixam de adquiri-los ficam estagnados em suas funções, aumentando o risco de serem substituídos em algum momento.

Nesse sentido, cabe à companhia investir cada vez no seu quadro de funcionários por meio programa de capacitação com os seguintes incentivos:

  • treinamento periódico;
  • palestras;
  • participação em eventos do setor;
  • workshops.

Capacitação é indispensável, pois os talentos prezam pela possibilidade de aprender com frequência. Se algum colaborador tem deficiência em alguma função, treine, tire dúvidas e depois avalie os resultados obtidos por ele.

5. Envolver os colaboradores na tomada de decisão

Uma maneira de demonstrar confiança perante o time é permitir que ele se envolva nos períodos de decisão. Assim, pedir a opinião ou falar para avaliar uma questão que pretende solucionar demonstra reconhecimento. Práticas desse tipo, quando rotineiras, garantem um entrosamento natural entre os envolvidos.

Para você, gestor, existe um benefício ao adotar essa postura: mais mentes pensando sobre o mesmo assunto/problema. Dessa forma, ganha-se tempo e boas ideias para colocar em prática.

6. Possibilitar oportunidades de crescimento na empresa

Não adianta oferecer um bom plano de benefícios se você não criar perspectivas de longo prazo para sua equipe. É bastante improvável esperar que os colaboradores fiquem motivados por muito tempo sem garantir um plano de carreira sólido para cada um. Para evitar uma insatisfação geral, converse regularmente sobre a carreira de seus talentos e siga o plano alinhado.

7. Dar preferência a processos seletivos internos antes de buscar candidatos externos

Jamais se esqueça que o candidato ideal para um cargo específico pode estar debaixo do seu nariz. Portanto, quando houver vagas interessantes, providencie um processo seletivo interno. Ao conceder essa oportunidade de realocação aos seus colaboradores, eles têm a chance de surpreendê-lo positivamente.

No entanto, se os funcionários se desinteressarem pela vaga oferecida, parta para o mercado externo para encontrar o talento ideal.

8. Melhorar a comunicação interna

Ter uma boa comunicação interna dentro da empresa garante o crescimento de um vínculo de confiança entre líderes e colaboradores. Isso potencializa o trabalho em equipe, permitindo que todos atuem melhor internamente.

Para isso, invista em um sistema de comunicação eficiente, que compartilhe dados e informações que evidenciam a situação da empresa, bem como as metas e objetivos que devem ser conseguidos. Uma sugestão está nos canais internos de comunicação, como:

  • reuniões periódicas;
  • murais de avisos;
  • e-mails;
  • noticiários que envolvem decisões coletivas e novidades na empresa.

Outro detalhe que precisa ser considerado durante as comunicações é o conteúdo e a linguagem do assunto apresentado, pois todos os receptores devem compreender a mensagem com clareza. Se necessário, treine ou contrate um profissional para fazer esse serviço e evitar ruídos na comunicação.

9. Oferecer horário flexível

A vantagem é clara: sem ficarem presos ao relógio, os funcionários se esforçam mais para concluir as tarefas designadas. Nesse caso, eles não precisam levantar muito cedo para chegar a tempo no trabalho. Afinal, alguns precisam acordar duas ou três horas antes para que consigam bater o ponto de chegada.

Definir um horário flexível de acordo com a localização de cada um garante equilíbrio emocional, o que reduz o cansaço e o estresse com o trânsito. Essa condição motiva os colaboradores durante o trabalho, deixando-os mais produtivos e satisfeitos.

10. Estabelecer bons canais de feedback

Os feedbacks são essenciais para o desenvolvimento da equipe, a fim de orientar talentos. Além disso, também são úteis para aproximar líderes e funcionários, garantindo reconhecimento, valorização e fortalecimento.

Esse retorno constante permite conhecer os pontos fortes e de melhoria de cada um. Assim, podem se esforçar em aperfeiçoamento comportamental, emocional e técnico, evoluindo na empresa, na carreira e na vida.

Aqui, vale indicar canais de feedback para que os colaboradores também possam avaliar a competência da liderança por meio de e-mails corporativos, questionários ou reuniões individuais. Afinal, o foco é melhorar as tarefas operacionais da empresa e garantir maior produtividade.

Como você viu, existem diversas bonificações com foco na valorização do funcionário. Para escolher as melhores, avalie o perfil da sua equipe individualmente.

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