Agilizar, otimizar, reduzir custos! Resumidamente, esse é o principal lema do gestor de frotas, que, dentre suas atividades diárias, opera em uma constante missão de aprimoramento, buscando maneiras de proteger seus motoristas, reduzir a ociosidade e aumentar o faturamento.
Sabemos que, hoje, todas as operações logísticas exigem eficiência e versatilidade de seus gestores — que devem ser capazes de encontrar soluções eficientes para seu setor, sejam elas em relação a pagamento do frete, pedágio ou abastecimento.
Nesse sentido, você já pensou em como um cartão combustível poderia otimizar o tempo e trazer mais segurança para sua frota? Confira, a seguir, 4 motivos que o convencerão!
O conceito e funcionamento do cartão combustível
Basicamente, trata-se de um cartão com chip magnético, capaz de realizar transações inerentes aos abastecimentos nas estradas — igual a qualquer outro cartão de débito corporativo. Porém, seu diferencial está ligado à sua capacidade de oferecer, ao gestor, um acompanhamento detalhado de toda a experiência do usuário — no caso, seus funcionários.
Algumas das funcionalidades do cartão combustível que auxiliam o gestor em seu dia a dia de trabalho são:
- geração de relatórios ricos em detalhes;
- integração com sistema de gestão de frotas;
- controle de custos;
- preços especiais em abastecimentos.
Os benefícios dessa solução às empresas
Para mostrá-lo como o cartão combustível pode otimizar os processos do negócio, listamos 4 motivos que mostram por que é mais vantajoso adotar essa alternativa em vez do dinheiro em espécie ou de outros cartões.
1. Economia
Essa é uma prioridade dentro do plano de metas de um gestor de frotas. Nesse contexto, um bom cartão combustível sempre contará com um convênio associado a uma ampla rede de postos, como a Petrobras — o que faz com que as empresas sejam capazes de oferecer preços ainda mais competitivos. Isso reduz seus custos operacionais em uma das principais fontes de gastos: os abastecimentos.
2. Controle
Esse é outro critério fundamental para os gestores de frotas grandes e complexas. Como já apontamos, o cartão combustível pode ser acompanhado por uma plataforma de gestão, inclusive usando o celular. Com isso, o gestor ganha em previsibilidade e poder de decisão ao:
- consultar saldos, extratos e transações de todos os motoristas em tempo real;
- determinar parâmetros de uso, limitando valores, bloqueando cartões e postos específicos, definindo janelas diárias e horárias para a utilização do cartão e afins.
3. Gestão
Em plena era tecnológica, não há como justificar uma gestão feita à base do papel e caneta, não é mesmo? Por isso, o cartão combustível é uma solução funcional, uma vez que toda a sua gestão é online, por meio de aplicativos mobile ou portais para navegadores Web.
Assim, seja como preferir, o gestor pode contar com o registro de todas as transações em tempo real, abandonando o preenchimento manual de blocos ou planilhas.
4. Otimização
Um princípio básico da otimização de processos é a eliminação de desperdícios, seja de tempo, dinheiro, produtividade ou combustível. Por conta disso, essa solução acaba sendo funcional ao eliminar uma etapa comum às empresas: o processo de reembolso que, como todo procedimento em que falta precisão, existe a possibilidade de abusos.
E é justamente nesse ponto que o fator prevenção entra, eliminando completamente a possibilidade de fraudes. Com a solução, você não precisará controlar tão acirradamente seus funcionários durante o processo de abastecimento. Afinal, o cartão deixa a relação o mais transparente possível, pois é utilizado exclusivamente para abastecimentos.
Agora que você conhece os principais benefícios do cartão combustível, já pode aproveitar para conhecer a melhor solução desse segmento do mercado: o Cartão Combustível!