Dashboard: mais eficiência e controle com um click

Sem Parar Empresas: Dashboard: mais eficiência e controle com um click

A CTFuma das empresas líderes no segmento de gestão de frota e abastecimento, criou uma ferramenta que vai tornar seu dia a dia mais eficiente, é o Dashboard CTF Abastecimento. Essa ferramenta reúne, de forma clara, todas as informações relevantes para que você possa fazer uma gestão mais eficiente da sua frota.

Entenda melhor o que é tal solução que, por meio de gráficos, facilita o monitoramento de conteúdos estratégicos sobre as frotas e descubra por que mais e mais gestores a inseriram em sua rotina! Boa leitura.

O que é um dashboard?

Dashboard é um termo em inglês para falar sobre um painel que agrupa visualmente informações importantes. Ele pode mostrar diversas informações dependendo da sua finalidade. Por exemplo, o dashboard do gerente de um mercado varejista pode apontar as vendas do dia, o cartão de ponto dos funcionários e até o estoque da loja.

Já o painel do diretor de uma escola poderia apresentar como está a taxa de faltas dos alunos por série, quais professores estão com melhor desempenho e até quantos dias de aula restam para acabar o ano letivo. E por que esse tipo de ferramenta é tão relevante para um gestor de frota?

Qual é a importância de usar um dashboard?

O paineldisponibiliza informações facilitando a compreensão para ajudar na otimização de processos e tomadas de decisão da empresa.

Por exemplo, por meio dos dados coletados em processos da frota o dashboard pode expor gráficos em que é possível acompanhar a meta mensal de uso de combustível, promovendo os ajustes necessários de desvios de consumo. Ou mostrar os dados de utilização dos baús dos caminhões para melhorar a operação e os custos de frete.

Assim, o processo de gestão de frota ganha mais fluidez, tornando a empresa mais eficiente e competitiva.

O que o dashboard me informa?

No caso do dashboard da CTF, constituído para empresas do ramo de gestão de frotas, é possível acompanhar em um só painel gráficos que fazem uma comparação do consumo da frota, identificando o melhor custo-benefício de gastos e gerando mais controle de veículos na empresa.

Ou, ainda, ver os valores pagos pelo combustível nos postos, por faixas de preços unitários e, a partir de comparativos, perceber os estabelecimentos que oferecem as cifras mais acessíveis. Além disso, o monitoramento de carga pode ser efetuado, entre muito mais ações.

Quais são os tipos de dashboard que existem?

O dashboard da CTF pode ser configurado com três tipos de visões exibindo as informações mais úteis ao seu objetivo.

Dashboard Operacional

Dashboard Operacional

 

Como o nome diz, este painel reúne informações referentes à operação da empresa. O objetivo é ajudar a monitorar o funcionamento dos processos para reconhecer problemas com agilidade e prevenir erros.

É possível definir perfís de acesso e garantir mais autonomia para que os gestores possam ser mais ativos e alinhados às metas da empresa, como criar um consumo consciente, por exemplo.

Dashboard Tático

 

Este painel ajuda na tomada de decisão, sendo primordial para o gerenciamento de risco, pois permite acompanhar de perto dados que impactam nas metas da empresa.

Com o recurso de acompanhamento de Abastecimento Online é possível visualizar em uma única tela a quantidade de abastecimentos realizados, média por tipo de combustível, quilometragem rodada por tipo de combustível e até um mapa identificando os abastecimentos por posto na rota.

Dashboard Estratégico

 

O gasto de combustível é um dos maiores impactos financeiros de uma frota. Por meio do dashboard é possível analisar com detalhes o preço pago em postos com distinção clara por faixa de preço e tipo de combustível. Assim, é possível montar uma análise estratégica para negociação de preços e redução de custos.

Além disso, ainda é possível incluir no dashboard dados de consumo por veículos, analisar a média da frota em tempo real e acompanhar estatísticas detalhadas sobre gastos fora do padrão estipulado pela empresa.

Fazer a gestão de uma frota é um trabalho árduo que exige muitas atividades simultâneas. O dashboard é um recurso de extrema utilidade para agilizar a análise de dados facilitando assim a toma de decisão de forma mais assertiva e eficiente.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a ferramenta e como fazer para implementá-la na sua empresa, entre em contato conosco!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios